domingo, 16 de fevereiro de 2014

Reflexoes do Pe. Ceolin (5)

Capítulo Provincial, uma bela experiência de Deus?!
“Onde dois ou mais se reunirem em meu nome, eu estarei no meio deles”. Esta promessa de Jesus foi sentida e experienciada durante o XVIII Capítulo Provincial (celebrado em junho de 1995),  ao qual compareceram todos os capitulares e o Pe. Hermeto, como representante do Conselho Geral.
A ausência por todos lastimada do nosso timoneiro, Pe. Euclides, serviu para que buscássemos apoio em Deus e uns nos outros. Embora ausente, por razões de saúde, foi uma presença constante, por nós lembrada a cada instante.
Na missa de abertura, as sementes, as alianças e a pasta capitular ao Euclides destinadas foram levadas ao altar no momento do ofertório. Depois, à sala capitular. Estes símbolos nos serviam para manter-nos unidos a ele e sentir a sua presença entre nós.
Na celebração eucarística de abertura, ousei afirmar que este capítulo, como o anterior, significam a nossa volta, a retomada do carisma fundante de Berthier. É a volta à fidelidade a ele, às nossas origens. É a conquista da nossa identidade congregacional. Está se delineando aos poucos o nosso rosto, o jeito MSF de ser.
Um Capítulo precedido de tanta oração, celebrado e rezado em torno do carisma e da espiritualidade, que avaliou o nosso ser e o nosso agir sob o prisma da fidelidade à tríplice aliança (com Deus, com os coirmãos e com o povo), só podia dar no que deu: um pentecostes!
O compromisso final de todos os Capitulares, subscrito de próprio punho, disso é comprovação inconteste: “Nós, Missionários da Sagrada Família participantes do XVIII Capítulo da Província Brasil Meridional, confirmamos nossa aliança com Deus e a sua vontade, com todos os coirmãos e sua identidade, com os pobres e suas necessidades, pois entendemos que é esta a convocação que nos dirige a Palavra de Deus neste momento especial da história.”
“Reafirmamos também que assumimos as prioridades e projetos aprovados no XVIII Capítulo como sendo a expressão do carisma de Berthier para nosso tempo e nosso contexto. Contamos com a presença materna da Mãe da Salette, com a intercessão de João Berthier, com a inspiração da Sagrada Família e, fundamentalmente, com o dinamismo transformador do Espírito Santo de Deus.”
“Estar mais perto do quem está longe. Viver unidos com quem está perto. Seguir Jesus na história de hoje. Fazer da vida um caminho aberto... Vão pelo mundo e sejam uma luz que sempre brilha! Missionários da Sagrada Família.”
Capítulo celebrado em tal clima e contando com gabaritada assessoria e o empenho responsável dos Capitulares, a tarefa de presidi-lo não foi penosa. Desempenhei-a com o pensamento e o coração voltados para o futuro da Província. Muito em particular voltados para o companheiro Euclides, com quem tive a graça de conviver ultimamente. Quase ao apagar das luzes do seu fecundo mandato, pode ele colher já alguns frutos daquilo que semeou na Província.
Concluo afirmando que, neste Capítulo, fizemos uma bela experiência de Deus! Por certo, esta terá prosseguimento no XXIII Encontro dos Irmãos, de 1 a 7 de setembro, em Santo Ângelo. Para lá iremos às pressas e em massa, ansiosos por abraçar os irmãos e com eles celebrar o ano da graça do nosso centenário! Até lá, portanto!
Pe. Rodolpho Ceolin msf
(Artigo publicado no Bertheriano, Ano XV, N° 46, junho/1995, p. 5-6)

Nenhum comentário: