sábado, 3 de outubro de 2020

Leitura Orante do Evangelho (04.10.2020)

Dia 04 de Outubro | Domingo | 26ª Semana do Tempo Comum

Evangelho segundo Mateus (21,33-43)

 

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

“Ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a lectio divina, deixar-se surpreender pela novidade dela, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).

Em tempos de restrições à convivência e à movimentação social, a leitura orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. O grupos podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, preparem um roteiro e evitem escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos.

 (Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS)

 

(1)    Coloque-se em atitude de oração

·      Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a oração

·      Escolha o lugar no qual você se sinta bem

·      Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·      Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos

·      Tome consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos

·      Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·      Prepare-se ouvindo ou cantando: Eis-me aqui, Senhor! Eis-me aqui, Senhor! /: Pra fazer tua vontade, pra viver do teu; pra fazer tua vontade, pra viver do teu amor :/Eis-me aqui, Senhor! (Clique aqui:  https://www.youtube.com/watch?v=n6JtRdBpUNU)

 

(2)    Leia o texto da Palavra de Deus

·      Leia com toda a atenção o texto de Mateus 21,33-43

·      Leia o texto em voz alta (se possível)

·      Releia o texto uma ou mais vezes (se necessário)

·      Depois de um longo caminho de anúncio do Reino de Deus e formação dos discípulos/as, Jesus chega a Jerusalém

·      No templo e em torno dele, o conflito de Jesus com as autoridades religiosas se acirra e se torna ameaçador

·      Jesus não perde a liberdade e a coragem, e conta esta parábola contra elas, acusando-as de terem se apossado do povo de Deus

·      O que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?

 

(3)    Medite a Palavra de Deus

·      Reconstrua o cenário do texto, incluindo a si mesmo/a na cena

·      Releia atentamente esta parábola, e perceba, por trás dela, toda a compaixão solidária de Jesus pelo seu povo

·      Traga a luz dessa parábola para a realidade de hoje, com nossas lideranças religiosas e políticas tão contraditórias

·      Podemos dizer que, como pessoas, como família e como comunidade, estamos produzindo os frutos que Deus espera?

·      Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?

·      Saboreie interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você

 

(4)    Reze com o texto lido e meditado

·      Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·      Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·      Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·      Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·      Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·      Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

 

(5)    Contemple a vida à luz da Palavra

·      Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·      Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·      Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·      Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·      Como proceder para que nossa compreensão de evangelização e missão não se reduza ao culto, à devoção e à moral?

·      Como desenvolver e viver melhor a dimensão crítica e profética da nossa fé em Jesus Cristo e nossa adesão ao seu Evangelho?

·      Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

 

(6)    Retorne à vida cotidiana

·      Se considerar conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para ajudar na compreensão do texto lido

·      Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de oração desse dia.

·      Recite ou cante a invocação: Jesus, Boa Notícia de Deus! Tua Palavra guie os passos meus!

·      Ouça e reze com a canção: Ide anunciar minha paz! Ide sem olhar para trás! Estarei convosco e serei vossa luz na missão! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=DlAfqBnMTYs)

·      Apague a vela, guarde a Bíblia e conclua seu tempo de oração

 

“(Nesta pandemia) estamos verdadeiramente assustados, desorientados e temerosos. O sofrimento e a morte fazem-nos experimentar a nossa fragilidade humana; mas, ao mesmo tempo, reconhecemo-nos todos participantes de um forte desejo de vida e de libertação” (Papa Francisco).

 

ELEMENTOS COMPLEMENTARES

A autoridade de Jesus é questionada pelos líderes judaicos, e é para eles que Jesus conta a parábola dos vinhateiros homicidas. Esta parábola dos vinhateiros homicidas contém algumas imagens conhecidas na tradição bíblica, pois tem sua raiz no Cântico da vinha de Isaías.

chave para entender a parábola está nas figuras simbólicas: o dono da vinha é Deus; a vinha é Israel; os cuidados do dono mostram a solicitude e o amor de Deus pelo povo; os encarregados da vinha são os dirigentes (políticos e religiosos); os frutos são o direito e a justiça, o amor ao próximo; os servos enviados por Deus são os profetas; o Filho e herdeiro é Jesus.

O v. 33 descreve o carinho com que o Senhor trata sua vinha, e os vs. 35-36.38-39, a ação dos vinhateiros. Em flagrante contraste com as ações do Senhor, os responsáveis pela vinha agem de modo agressivo: açoitam, matam, apedrejam, agarram, jogam fora e novamente matam.

A grande novidade do relato de Mateus é que o próprio Filho do Dono da vinha veio e está no meio de nós para pedir conta dos frutos. Os agricultores o reconhecem de imediato. O crime deles não acontece por engano, pois têm plena consciência de suas ações. E embora a parábola se refira aos dirigentes, indiretamente ela se aplica também a todo o povo, que participa da infidelidade.

Na conclusão, Jesus cita dois versículos do Salmo 118. A “pedra angular” é a pedra mais importante de um alicerce, a que está na base de uma coluna ou parede, ou também no alto de um arco de uma porta ou janela. É a pedra que sustenta toda a parede, e até mesmo toda a construção. Na releitura cristã deste salmo, a pedra principal é Jesus. Ele é a pedra angular para vida do mundo, a casa comum, como diz o Papa Francisco.

 (Grupo de biblistas da ESTEF)

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