quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Leitura Orante do Evangelho (09.10.2020)

Dia 09 de Outubro | Sexta-feira | 27ª Semana do Tempo Comum

Evangelho segundo Lucas (11,15-26)

 

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

“Ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a lectio divina, deixar-se surpreender pela novidade dela, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).

Em tempos de restrições à convivência e à movimentação social, a leitura orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. O grupos podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, preparem um roteiro e evitem escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos.

 (Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS)

 

(1)    Coloque-se em atitude de oração

·      Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a oração

·      Escolha o lugar no qual você se sinta bem

·      Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·      Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos

·      Tome consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos

·      Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·      Prepare-se ouvindo ou cantando: Eis-me aqui, Senhor! Eis-me aqui, Senhor! /: Pra fazer tua vontade, pra viver do teu; pra fazer tua vontade, pra viver do teu amor :/Eis-me aqui, Senhor! (Clique aqui:  https://www.youtube.com/watch?v=n6JtRdBpUNU)

 

(2)    Leia o texto da Palavra de Deus

·      Leia com toda a atenção o texto de Lucas 11,15-26

·      Leia o texto em voz alta (se possível)

·      Depois iniciar os discípulos no seu modo de rezar, e de insistir no clima de confiança que ela supõe, Jesus discute com alguns grupos de Judeus sobre a origem da sua missão

·      Os exorcismos que Jesus fazia, e que era pratica comum no judaísmo, é contestado e Jesus defende sua missão

·      Ele é como o homem forte que invade a casa, domina e expulsa quem dela se apropriou, e reestabelece a liberdade

·      A palavra Belzebu, considerado pela tradição judaica o chefe dos demônios, significa, literalmente, chefe e senhor da casa

·      O que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?

 

(3)    Medite a Palavra de Deus

·      Reconstrua o cenário do texto, incluindo a si mesmo/a na cena

·      Releia atentamente o texto, observando os detalhes e nuances da discussão sobre as credenciais messiânicas de Jesus

·      Você é capaz de ver nas ações de Jesus, mesmo pequenas, os sinais do Reino de Deus, ou espera apenas grandes milagres?

·      O que você faz para evitar que sua vida, liberta e limpa por Jesus e seu Evangelho, seja de novo ocupada pelo egoísmo?

·      Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?

·      Saboreie interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você

 

(4)    Reze com o texto lido e meditado

·      Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·      Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·      Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·      Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·      Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·      Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

 

(5)    Contemple a vida à luz da Palavra

·      Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·      Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·      Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·      Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·      O que poderíamos fazer para ajudar as pessoas e comunidades cristãs a perseverar na vida nova recebida de Jesus Cristo?

·      Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

 

(6)    Retorne à vida cotidiana

·      Se considerar conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para ajudar na compreensão do texto lido

·      Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de oração desse dia.

·      Recite ou cante a invocação: Jesus, Boa Notícia de Deus! Tua Palavra guie os passos meus!

·      Ouça e reze com a canção: Senhor, o que queres que eu faça? Senhor, que o queres de mim? Mostra-me os teus caminhos! Senhor, o que queres de mim? (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=L5pYev7l4vY)

·      Apague a vela, guarde a Bíblia e conclua seu tempo de oração

“A Igreja prolonga na história a missão de Jesus e nos envia por toda a parte para que, através do nosso testemunho da fé e do anúncio do Evangelho, Deus continue a manifestar o seu amor e possa tocar e transformar corações, mentes, corpos, sociedades e culturas em todo o tempo e lugar” (Papa Francisco, Dia Mundial das Missões, 2020).

 

ELEMENTOS COMPLEMENTARES

O foco deste trecho do evangelho segundo Lucas não é, como pode parecer à primeira vista, uma discussão sobre o exorcismo. O texto sequer descreve a expulsão de demônios, e o debate gira em torno da identidade de Jesus e em nome de quem – ou com o dedo de quem – ele elimina as forças do mal e inaugura um tempo de justiça e paz.

Aqui, os adversários de Jesus não contestam sua ação libertadora, mas dizem que não passa de “magia negra” ou de conluio com Satanás, e pedem-lhe um sinal espetacular capaz de convencê-los de que ele veio e age em nome de Deus. Para Jesus, as ações que libertam e reconstroem pessoas dominadas e oprimidas são sua credencial, sinais do “dedo de Deus”, da irrupção do seu Reino.

Diante de interlocutores divididos em dois grupos – o povo, que fica maravilhado com o que faz Jesus, e os judeus que o acusam de agir como mediador do diabo – Jesus desenvolve uma longa autodefesa. Afirma que suas ações humanizadoras o credenciam, e convoca os próprios exorcistas judeus a julgar aqueles que questionam suas ações. Jesus não fez aliança com Satanás, mas é mais forte que ele, e o derrotou definitivamente.

Para ilustrar isso, Jesus recorre a duas parábolas: um povo internamente dividido, e um chefe de uma casa que é dominado e expulso por alguém mais forte que ele. Esse homem mais forte, que vence a origem e o senhor da dominação, é Jesus. Ele libertou sua família do domínio do mal, e diante dele não pode haver neutralidade: ou estamos com ele, ou estamos contra ele.

Por fim, Jesus adverte os judeus que se dizem libertos e salvos pela lei e as pessoas que foram libertadas por ele do demônio. Não basta ser curado! É preciso ir além, entrar no dinamismo do Reino de Deus e perseverar nele.

 (Itacir Brassiani msf)

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