quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Leitura Orante do Evangelho 190 (29.10.2020)

Dia 29 de Outubro | Quinta-feira | 30ª Semana do Tempo Comum

Evangelho segundo Lucas (13,31-35)

 

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

“Ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a lectio divina, deixar-se surpreender pela novidade dela, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).

Em tempos de restrições à convivência e à movimentação social, a leitura orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. O grupos podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, preparem um roteiro e evitem escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos.

 (Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS)

 

(1)    Coloque-se em atitude de oração

·      Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a oração

·      Escolha o lugar no qual você se sinta bem

·      Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·      Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos

·      Tome consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos

·      Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·      Prepare-se ouvindo ou cantando o mantra: A Palavra está perto de ti, em tua boca e em teu coração. (Clique aqui:  https://www.youtube.com/watch?v=BU9zUi4N3Yc)

 

(2)    Leia o texto da Palavra de Deus

·      Leia com toda a atenção o texto de Lucas 13,31-35

·      Leia o texto em voz alta (se possível)

·      Jesus prossegue na sua caminhada a Jerusalém, e é abordado pelos fariseus advertindo-o de que Herodes planeja matá-lo

·      Os fariseus querem se mostrar preocupados com o destino de Jesus, mas são emissários e colaboradores de Herodes!

·      Jesus ironiza e acusa Herodes de traiçoeiro e violento, como uma raposa que ameaça a galinha e seus pontinhos

·      Como legítimo herdeiro dos profetas, Jesus não se intimida e continua sua missão, sem retroceder em nada

·      O que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?

 

(3)    Medite a Palavra de Deus

·      Reconstrua o cenário do texto, incluindo a si mesmo/a na cena

·      Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?

·      Saboreie interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você

·      Embarque na sugestiva metáfora da raposa que ameaça a galinha e seus pintinhos, com a qual Jesus fala de Herodes e de si mesmo e seu povo

·      Deixe-se impressionar pela firmeza e coragem de Jesus, que continua sua missão até e como o Pai quer

·      Perceba a hipocrisia e a falsidade dos fariseus de todos os tempos, que parecem defender as pessoas e a religião, mas defendem apenas “pátria, (sua) família e (sua) propriedade”

 

(4)    Reze com o texto lido e meditado

·      Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·      Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·      Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·      Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·      Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·      Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

·      Louve a Deus pela bondade, compaixão e coragem de Jesus, que defende os pequenos como a galinha protege seus filhotes

·      Peça a Jesus a graça da fidelidade serena e corajosa à missão que ele lhe confia hoje

 

(5)    Contemple a vida à luz da Palavra

·      Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·      Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·      Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·      Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·      Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·      O que fazer diante das lideranças (cristãs e políticas) que dizem defender o povo mais colaboram com seus opressores?

 

(6)    Retorne à vida cotidiana

·      Se considerar conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para ajudar na compreensão do texto lido

·      Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de oração desse dia.

·      Recite ou cante a invocação: Jesus, Boa Notícia de Deus! Tua Palavra guie os passos meus!

·      Ouça e reze com a canção: Eu acredito que o mundo o menor que padece acreditar no menor! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=1rhGICFfgsg)

·      Apague a vela, guarde a Bíblia e conclua seu tempo de oração

A alegria do Evangelho é tal que nada e ninguém no-la poderá tirar. Os males do nosso mundo, e também os males da Igreja, não deveriam servir como desculpa para reduzir a nossa entrega e o nosso ardor (Papa Francisco, Evangelii Gaudium, 84).

LEITURA DOMPLEMENTAR

Jesus acabava de responder a quem perguntava são muitas as pessoas que se salvam, e alertava que as portas do Reino de Deus estão abertas a todos/as, mas tem suas exigências. Eis que os fariseus comunicam a Jesus que ele está em perigo, que Herodes está querendo matá-lo. Será que viraram defensores e protetores de Jesus?

A cena está situada literariamente na segunda etapa da caminhada de Jesus a Jerusalém, e ele acabara de acusar o povo Israel de incredulidade. Jesus percebe a falsidade dos fariseus, pois são emissários de Herodes e fazem o jogo dele, e pouco estão se “lixando” com o risco que ameaça Jesus. E não se deixa intimidar pelo tirano.

Jesus fala de Herodes usando uma metáfora bem conhecida da cultura brasileira: ele se parece a uma raposa, como no Brasil são qualificados os políticos interesseiros. Herodes rosna forte, mas não é um leão: ele não passa de um animal pequeno, mas traiçoeiro, violento e fedorento, cujo domínio não vai além da Galileia e da Pereia.

A imagem da raposa também ajuda a compreender a metáfora da galinha e dos pintinhos, objeto preferido da sua violência. Embora Jesus tente defender e proteger o seu povo como uma galinha protege os pintinhos, a elite de Jerusalém refuta o caminho que Jesus abre. Mas ele continua sua missão como “bendito que vem em nome do Senhor”, curando, libertando e anunciando o Reino.

Ou seja: fiel à herança profética, Jesus não muda seu rumo e o ritmo da sua missão por causa desta ameaça. Segue intrépido e generoso sua missão, sem se afastar uma vírgula para se proteger. Ele se identifica com os profetas, mas não é uma espécie de “kamikaze”. É o Pai, e não Herodes ou seus asseclas, quem vai dizer quando e como deve dar sua missão por terminada.

 (Itacir Brassiani msf)

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