sábado, 31 de outubro de 2020

Leitura Orante do Evangelho 193 (01.11.2020)

Dia 01 de Novembro| Domingo | Festa de Todos os Santos

Evangelho segundo Mateus (5,1-12)

 

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

“Ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a lectio divina, deixar-se surpreender pela novidade dela, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).

Em tempos de restrições à convivência e à movimentação social, a leitura orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. O grupos podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, preparem um roteiro e evitem escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos.

 (Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS)

 

(1)    Coloque-se em atitude de oração

·      Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a oração

·      Escolha o lugar no qual você se sinta bem

·      Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·      Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos

·      Tome consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos

·      Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·      Prepare-se ouvindo esta canção. (Clique aqui:  https://www.youtube.com/watch?v=MKrgu4Wi89Q&list=PL9kHtXJvFztKfFsG9v-R5Idp8ZYMT-7Fg&index=10)

 

(2)    Leia o texto da Palavra de Deus

·      Leia com toda a atenção o texto de Mateus 5,1-12

·      Leia o texto em voz alta (se possível)

·      Este belo e universalmente conhecido pronunciamento de Jesus ilumina e orienta a solenidade de todos os santos e santas

·      Este pe também o fio condutor que o Papa Francisco escolheu para sua carta encíclica sobre a vocação à santidade

·      Jesus desdobra o caminho e o perfil da santidade em oito aspetos complementares (não são oito grupos de pessoas!)

·      Para Jesus e seus discípulos/as, a felicidade coincide com a santidade, e é acessível na luta para que todos/as sejam felizes

·      A conquista da felicidade, sonho de todo ser humano, se dá pelo caminho da santidade, centrada na fome e sede de justiça

·      O que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?

 

(3)    Medite a Palavra de Deus

·      Reconstrua o cenário do texto, incluindo a si mesmo/a na cena

·      Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?

·      Saboreie interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você

·      Retome as bem-aventuranças uma a uma, observando o porquê da felicidade relacionada em cada aspecto

·      Podemos dizer que é nisso que reside nosso sonho, nossas aspirações, nossa meta?

·      Em qual desses oito aspectos do caminho da felicidade e da santidade você precisa crescer mais?

 

(4)    Reze com o texto lido e meditado

·      Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·      Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·      Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·      Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·      Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·      Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

·      Louve a Deus por ele se interessar e empenhar pela nossa felicidade e realização plena

·      Visualize, entre as pessoas que você conhece, aquelas que mais se aproximam dessa meta, e louve a Deus por elas

 

(5)    Contemple a vida à luz da Palavra

·      Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·      Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·      Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·      Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·      Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

 

(6)    Retorne à vida cotidiana

·      Se considerar conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para ajudar na compreensão do texto lido

·      Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de oração desse dia.

·      Recite ou cante a invocação: Jesus, Boa Notícia de Deus! Tua Palavra guie os passos meus!

·      Ouça e reze com a canção: Vejo a multidão em vestes brancas caminhando alegre e jubilosa (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=lYS-n3TFKuU)

·      Apague a vela, guarde a Bíblia e conclua seu tempo de oração

Para um cristão, não é possível imaginar a própria missão sem a conceber como um caminho de santidade, porque “a vontade de Deus é que sejais santos” (1Tes 4,3). Cada santo/a é uma missão, é um projeto do Pai que visa refletir e encarnar, em um momento determinado da história, um aspecto do Evangelho (Papa Francisco, Gaudete et Exsultate, 19).

 

LEITURA COMPLEMENTAR

Nas bem-aventuranças, Jesus propõe um caminho de santidade para seus discípulos e suas discípulas. Todas as pessoas são chamadas à santidade, a serem felizes. “Sede santos, porque eu, vosso Deus, sou santo”.

As bem-aventuranças são a porta do Sermão da Montanha. Elas são um programa de vida para a felicidade plena de quem adere à boa nova de Jesus. São orientações para o caminho da misericórdia. A felicidade não está apenas meditar a lei de Javé (como ensinavam os fariseus).

A justiça do Reino dos Céus, ou a vontade de Deus, é o carro-chefe das bem-aventuranças. Para Jesus de Nazaré, seu projeto do Reino é para esta vida, que é eterna. Ele não diz que as pessoas pobres “serão” felizes.

Na primeira e na oitava bem-aventurança, o Reino de Deus é o prêmio. No centro estão a busca da justiça (do Reino) e a busca da misericórdia (coração voltado para quem está na miséria). Realizada a justiça de Deus, os empobrecidos deixarão de ser oprimidos, pois haverá partilha e solidariedade. Por isso, Jesus os declara felizes.

A primeira bem-aventurança é a mais importante. Os pobres no Espírito são as pessoas nomeadas nas demais bem-aventuranças: as que choram, as que são humildes e não têm terra, as que têm fome, as que são misericordiosas, as puras de coração, aquelas que promovem a paz e as que são perseguidas por causa da justiça. Jesus anima a esperança deles anunciando o Reino para o tempo presente.

Mateus deixa claro que não basta ser pobre. É preciso ser “pobre no Espírito”, isto é, viver de acordo com o Espírito do próprio Deus. Ser pobre também por dentro, interiormente. Ser amante da verdade, do respeito à diversidade, sem preconceito contra pessoas pobres, negras ou indígenas, mulheres ou da diversidade sexual.

 (Ildo Bohn Gass)

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