sábado, 17 de outubro de 2020

Leitura Orante do Evangelho (18.10.2020)

Dia 18 de Outubro | Domingo | Dia Mundial das Missões

Evangelho segundo Mateus (22,15-21)

 

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

“Ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a lectio divina, deixar-se surpreender pela novidade dela, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).

Em tempos de restrições à convivência e à movimentação social, a leitura orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. O grupos podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, preparem um roteiro e evitem escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos.

 (Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS)

 

(1)    Coloque-se em atitude de oração

·      Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a oração

·      Escolha o lugar no qual você se sinta bem

·      Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·      Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos

·      Tome consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos

·      Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·      Prepare-se ouvindo ou cantando: Palavras de salvação somente o céu tem pra dar, por isso meu coração se abre para escutar! (Clique aqui:  https://www.youtube.com/watch?v=n0F2h0BIC54)

 

(2)    Leia o texto da Palavra de Deus

·      Leia com toda a atenção o texto de Mateus 22,15-21

·      Leia o texto em voz alta (se possível)

·      Esta narrativa está inserida na série de confrontos que Jesus tem com as autoridades do judaísmo na sua última e derradeira semana em Jerusalém

·      O debate não é propriamente sobre o pagamento de impostos, mas sobre a pretensão de domínio absoluto sobre o povo que povoa a mente dos poderosos de plantão

·      Afirmando que o povo pertence a Deus, Jesus o subtrai dessa pretensão dos chefes políticos e religiosos

·      O que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?

 

(3)    Medite a Palavra de Deus

·      Reconstrua o cenário do texto, incluindo a si mesmo/a na cena

·      Retome e reconstrua o texto, percebendo a bajulação interesseira e a armadilha maliciosa que os fariseus e herodianos preparam para Jesus

·      Procure entender o sentido profundo e atual da ordem de “dar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”

·      Evite a tentação da ideologia burguesa, que pretende separar a fé e a política, como se a fé não fosse sal e fermento

·      Perceba como a vida de Jesus demonstra exatamente o inverso

·      Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?

·      Saboreie interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você

 

(4)    Reze com o texto lido e meditado

·      Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·      Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·      Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·      Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·      Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·      Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

·      Peça a Jesus que, à luz do Evangelho, os/as missionários/as saibam discernir os caminhos da transformação da política

 

(5)    Contemple a vida à luz da Palavra

·      Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·      Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·      Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·      Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·      Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·      Como evitar ou vencer o silêncio cômodo e incômodo dos cristãos diante do poder abusivo de capitalistas e ditadores?

 

(6)    Retorne à vida cotidiana

·      Se considerar conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para ajudar na compreensão do texto lido

·      Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de oração desse dia.

·      Recite ou cante a invocação: Jesus, Boa Notícia de Deus! Tua Palavra guie os passos meus!

·      Ouça e reze com a canção grava pelo Antônio Cardoso: A Verdade vos libertará (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=X0YeYBEM-SI)

·      Apague a vela, guarde a Bíblia e conclua seu tempo de oração

 

Celebrar o Dia Mundial das Missões significa reiterar que a oração, a reflexão e a ajuda material das vossas ofertas são oportunidades para participar ativamente na missão de Jesus mediante sua Igreja” (Papa Francisco).

 

LEITURA COMPLEMENTAR

O profeta Isaías apresenta o Imperador Ciro como quem abriu a possibilidade para o povo de Israel retornar da Babilônia para a terra natal. Ciro é chamado “messias” (Is 40,1). Embora em alguns momentos os imperadores possam parecer instrumentos de Deus, a história atesta que, em muitas ocasiões, a fé e a Igreja foram por eles manipuladas como instrumentos de opressão do povo.

A narrativa da discussão sobre o pagamento de impostos ao imperador é um dos eixos que percorrem os Evangelho Sinóticos, mas Mateus a insere dentro de um conjunto que acontece num único dia: a última semana de Jesus em Jerusalém, que se inicia como a maldição da figueira e reúne uma série de confrontos com os “anciãos do povo”, os fariseus, os escribas, os herodianos e os saduceus.

A comunidade de Mateus sublinha que os herodianos (braço político do Império Romano) foram enviados pelos fariseus (braço religioso do Império) para armar uma cilada a Jesus. Seguindo a denúncia que é feita ao longo do Evangelho, destaca o mal que é feito quando a fé é usada como instrumento de opressão e repressão. E também chama os fariseus de maldosos, não apenas de hipócritas.

Na polêmica com herodianos e fariseus, Jesus não discute sobre impostos, mas sobre o domínio absoluto dos reis e imperadores sobre o povo, querendo se passarem como deuses e salvadores. O povo pertence a Deus, que quer seus filhos vivendo plenamente. Os imperadores pensam apenas em si mesmos, em ampliar o poder infinitamente.

Na 1ª Carta aos Tessalonicenses (uma das primeiras cartas do apóstolo), Paulo lembra que não devemos cair na tentação da aliança com os que dominam e oprimem, mas buscar a prática do Evangelho que tenha coerência na práxis e não apenas em palavras.

 (Equipe de Biblistas da ESTEF)

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