Ano C Roteiro de
Leitura Orante do Evangelho Nº 780
Dia 10/06/2022 | X
Semana do Tempo Comum | Sexta-feira
Evangelho segundo
Mateus (5,27-32)
(1) Coloque-se em atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
· Escolha
o lugar no qual você não seja interrompido/a
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela, e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se
cantando: “O Senhor vai acendendo luzes...” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=lWUng2ouMHc)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Mateus 5,27-32
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
· Estamos no início da
missão de Jesus, da sua intervenção na formação dos discípulos/as na
perspectiva do Reino de Deus
· Jesus inaugura uma
postura inovadora em relação às leis e costumes do judaísmo, e ensina o mesmo
aos seus discípulos/as
· Hoje ele relê o antigo
testamento e apresenta seu ensino inovador sobre a relação entre homem e mulher
· Jesus não se submete a
uma releitura aparentemente progressista da revelação, pois ela esconde
interesses patriarcais
· O
que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?
(3) Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu
sentido nesse momento da vida?
· Acolha e deixe ressoar
em você este segundo e terceiros exemplos sobre como dar pleno cumprimento ao
que a Lei diz
· Há quem pense e ensine
que denunciar o machismo, o patriarcalismo e o racismo é querer dirigir a vida
olhando apenas no retrovisor: você acha que isso é coisa do passado?
· Você percebe resquícios
ou práticas de machismo e dominação masculina na Igreja e na sociedade?
· Em que medida a
educação doméstica e o que é veiculado nas redes sociais também estão
contaminados pela ideologia machista?
· Se achar oportuno e for possível, leia as
“pistas” (página 3)
(4) Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus
· Peça que Jesus lhe
ensine e transmita o seu olhar, íntegro, transparente, livre do desejo predador
de possuir e dominar
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Que passos nossas
Igrejas, especialmente as comunidades, precisam dar para não manter ou criar
novos aparatos que separam e discriminam e instrumentalizam as mulheres?
· O que fazer para que,
também nisso, a Igreja seja mais como um hospital de campanha que como uma
alfândega?
(6) Retorne à vida cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas
belas lições”
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Ouça
e cante a Oração de São Francisco (Acessível em: https://www.youtube.com/watch?v=Qc3Tp-OrUGI)
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
Breves notas sobre Mateus 5,27-32
Já vimos que a comunidade cristã deve ler e
interpretar a Sagrada Escritura relacionando-a com o que Jesus fez e disse.
Jesus Cristo é a chave de leitura da Bíblia! E ele disse que não é sua
pretensão abolir as Escrituras, mas desmascarar as compreensões falsas,
interesseiras e parciais. E nos dá uma série de exemplos da sua releitura
crítica e libertadora. No texto do evangelho de hoje meditaremos sobre as
relações de gênero no ambiente doméstico.
Sem negar a lei que regulava as situações nas quais
o divórcio poderia ser legitimamente pedido e realizado, Jesus interpreta de
modo inovador a lei antiga, e chama a atenção para algo mais profundo, anterior
e interior ao próprio “direito” ao divórcio: o olhar predador, cobiçoso e
utilitário do homem sobre a mulher. No seu ensino, Jesus critica e reprova a
cultura machista e patriarcal que faz concessões ilimitadas aos homens e, ao
mesmo tempo, menospreza e pune violentamente as mulheres.
Na verdade, a licença de se divorciar, concedida
pela Lei judaica apenas aos homens e em situações bem precisas, era alargada de
modo quase ilimitado pelos escribas e doutores da Lei. As mulheres eram maltratadas,
e isso com o amparo e a bênção da lei e dos seus pregadores! Para alguns deles,
qualquer motivo, até uma refeição mal preparada, era motivo suficiente para o
marido “despachar” a pobre mulher. Nas mãos deles, o documento de divórcio, que
originalmente dava uma certa proteção à mulher, acabava sendo se transformando
numa violência contra elas.
Com sua releitura “daquilo que foi dito aos
antigos”, Jesus põe um limite no poder ilimitado do homem sobre a mulher. Como
aqueles que dizem: “eu não sei porque bato na mulher, mas ela sabe porque
apanha”; ou “eu não te estupro porque você não merece!” Jesus reprova estas
relações de dominação, que são aberrações antropológicas e esquizofrenias espirituais,
mesmo quando aceitas pela cultura dominante, e nos propõe um novo modo de olhar
a mulher. Ele propõe cortar pela raiz (olho, mão) esse mal, pois com ele transformaremos
a sociedade num inferno, e viveremos nele.
(Itacir Brassiani msf)
Solicitude pela
realidade social
“No caminho da desejada conversão, rumo à superação dos obstáculos morais
para o desenvolvimento, pode-se já apontar, como valor positivo e moral, a consciência crescente da interdependência entre os homens
e as nações. O fato de os homens e as mulheres, em várias partes do mundo, sentirem
como próprias as injustiças e as violações dos direitos humanos cometidas em
países longínquos, que talvez nunca visitem, é mais um sinal de uma realidade
interiorizada na consciência,
adquirindo assim uma conotação moral” (João Paulo II, Sollicitudo rei socialis, § 38).
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do
Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões
ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja
para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um
terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons
e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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