quinta-feira, 23 de junho de 2022

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 794

Ano C Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 794

Dia 24/06/2022 | Solenidade do Sagrado Coração de Jesus

Evangelho segundo Lucas (15,3-7)

(1)Coloque-se em atitude de oração  

·     Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·     Escolha o lugar no qual você não seja interrompido/a

·     Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·     Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·     Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

·     Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·     Prepare-se cantando: Pela Palavra de Deus saberemos por onde andar...” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=z-xuR6RsTaw)

 

(2)Leia o texto da Palavra de Deus

·     Leia com toda a atenção o texto de Lucas 15,3-7

·     Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·     Pelo que fazia e ensinava, Jesus escandalizava as pessoas piedosas e os líderes e chefes religiosos do seu tempo

·     Ao mesmo tempo, seu anúncio e sua acolhida generosa atraía as pessoas que não cabiam no sistema (pecadoras)

·     Enquanto os pecadores se aproximavam de Jesus para escutá-lo e se confraternizar, os fariseus se afastavam e criticavam

·     Jesus conta a parábola da ovelha amada para justificar sua prática missionária e mostrar quem alegra e quem desgosta o Pai

·     O caminho de Jesus é o caminho da Igreja, a pratica de Jesus deve ser a prática dos seus discípulos/as

·     O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3)Medite a Palavra de Deus

·     Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

·     Não é verdade que a liberdade e a generosidade do coração de Jesus e seu Evangelho às vezes escandalizam também a nós?

·     Será que entendemos realmente que Jesus se aproxima, busca e acolhe, e não se afasta, não julga e não se separa?

·     Perceba-se como a ovelha amada e procurada, como a moeda buscada e encontrada, motivo da alegria de Deus

·     Em que medida você está sendo uma extensão do coração de Jesus na sua relação com as pessoas necessitadas e discriminadas?

·     Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4)Reze com o texto lido e meditado

·     Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·     Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·     Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·     Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·     Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·     Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

·     Alegre-se com as iniciativas que levam nossas comunidades ao encontro das pessoas discriminadas e louve a Deus por esses gestos

 

(5)Contemple a vida à luz da Palavra

·     Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·     Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·     Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·     Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·     Como evitar que os cristãos de hoje, e nossa Igreja como um todo, recaia na tentação do farisaísmo e de um “coração de pedra”?

 

(6)Retorne à vida cotidiana

·     Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·     Recite a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas belas lições”

·     Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·     Ouça e cante a “Vai, João!” (Acessível em: https://www.youtube.com/watch?v=p93Z71iwjhQ)

·     Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·     Apague a vela e conclua seu momento de oração

 

Breves notas sobre Lucas 15,3-7

Não esqueçamos a porta de entrada desta linda e exigente parábola. Enquanto os pecadores e excluídos se aproximam e escutam Jesus, os fariseus e mestres da lei se afastam e criticam. Jesus se aproxima e se mistura com o povo para as quais o judaísmo fechava as portas, e os líderes religiosos se afastam e separam das pessoas que estão fora de um sistema religioso baseado na Lei.

Enquanto Jesus se abaixa, os fariseus se elevam. Os fariseus e Jesus têm experiências de Deus diametralmente opostas. Fariseus e mestres da lei se comportam como quem presume ser justo e não precisar de conversão, como se estivem dispensados de toda e qualquer mudança. Eles julgam-se as únicas pessoas que realmente dão alegria a Deus, porque realizam sua vontade cumprindo as leis até nos seus minúsculos detalhes. As leis são escritas em pedras duras e frias, mas a misericórdia está inscrita no coração de Deus.

Precisamos evitar a tentação de “torcer” estas parábolas pensando que elas estejam tratando da questão da conversão dos pecadores. O foco não é a conversão de quem está em situação de risco, mas o cuidado primoroso do coração de Deus por eles. Se a ovelha pode ser considerada “culpada” por perder-se, o mesmo não pode ser dito da moeda da parábola que vem em seguida. Se alguém é responsável pela perda da moeda, esse alguém não é ela mesma!

Com esta parábola Jesus justifica e defende sua missão e sua prática acolhedora e solidária. Ela corresponde ao querer e ao agir do próprio Deus, núcleo vivo e pulsante do coração de Jesus. Deus cuida, procura, resgata. Quem se escandaliza com ele, mesmo que ensine e cumpra as leis, não o conhece. É ignorante ou traidor da vontade de Deus. Quer “ensinar o pai-nosso ao vigário”.

Os discípulos/as de Jesus são convidados/as a compartilhar a alegria do Pai, que, como o pastor e a dona de casa, chamam os amigos para festejar o êxito da missão. Para ele, ninguém é justo ou pode se dispensar da conversão. E, além de compartilhar a alegria de Deus, somos chamados/as participar da sua “saída” ao encontro dos “últimos” e excluídos dos bens e alegrias da vida.

 (Itacir Brassiani msf)

 

Solicitude pela realidade social

Os bens deste mundo são originariamente destinados a todos. O direito à propriedade privada é válido e necessário, mas não anula o valor de tal princípio. Sobre a propriedade grava uma hipoteca social, quer dizer, nela é reconhecida, como qualidade intrínseca, uma função social, fundada e justificada precisamente pelo princípio da destinação universal dos bens(João Paulo II, Sollicitudo rei socialis, § 42).

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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