terça-feira, 7 de junho de 2022

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 778

Ano C Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 778

Dia 08/06/2022 | X Semana do Tempo Comum | Quarta-feira

Evangelho segundo Mateus (5,17-19)

(1) Coloque-se em atitude de oração  

·    Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·    Escolha o lugar no qual você não seja interrompido/a

·    Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·    Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·    Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

·    Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·    Prepare-se cantando: O Senhor vai acendendo luzes...” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=lWUng2ouMHc)

 

(2) Leia o texto da Palavra de Deus

·    Leia com toda a atenção o texto de Mateus 5,17-19

·    Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·    Jesus havia anunciado solenemente quem são as pessoas bem-aventuradas, aquelas que agradam ao Deus do Reino

·    Sabendo que isso não fechava claramente com as leis tradicionais, Jesus esclarece que não é anarquista e nem um simples reformador

·    Recorrendo à sua autoridade de enviado de Deus e de intérprete competente das antigas escrituras, ele mostra a novidade do Reino

·    Ele veio dar pleno cumprimento à profecia e às leis, e isso ele mostra nas suas decisões, ações e pregações

·    Depois de afirmar isso, ele apresentará uma série de casos nos quais evidencia o que significa pleno cumprimento das escrituras

·    O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3) Medite a Palavra de Deus

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

·    Leia atentamente esta pequena catequese de Jesus, procurando entender exatamente e apenas aquilo que está escrito

·    Você não tem a impressão de que, com seu ensino e sua prática, Jesus estimula uma postura desobediente e anárquica frente às leis?

·    Você não acha que, por outro lado, muitas pregações e práticas prendem Jesus à simples e inflexível obediência às leis e costumes?

·    O que significa para nós, hoje, levar a sério que Jesus cumpre e revela plenamente as escrituras anteriores a ele?

·    Quais as implicações de assumir “o olhar, o agir e o sentir” de Jesus como chaves para a leitura das Escrituras Sagradas?

·    Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4) Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

·    Peça que Jesus envie seu Espírito a você e à nossa Igreja para não usar outra chave de leitura das escrituras que não seja ele

 

(5) Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·    Como não apagar a novidade desafiadora da vida de Jesus?

 

(6) Retorne à vida cotidiana

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·    Recite a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas belas lições”

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Ouça e cante: Ave, Maria! Ave, Maria! Ave, Maria! (Acessível em: https://www.youtube.com/watch?v=DxLW6ISHXGQ)

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

Breves notas sobre Mateus 5,17-19

Os evangelhos não deixam dúvidas: aos olhos de grande parte dos seus contemporâneos, Jesus era um anarquista que estimulava à desobediência da lei religiosa e civil. A liberdade recebida e vivida por aqueles/as que se fizeram seus discípulos/as também causou preocupações, até por causa do exagero de alguns. Daí a pergunta: Jesus teria vindo da parte de Deus para abolir a Lei?

Estamos na primeira grande “aula” no processo de formação dos discípulos/as, que conhecemos como “sermão da montanha”. É claro que a indicação das características das pessoas que são os/as “bem-aventurados”, os santos/as, os/as que agradam a Deus, causou desconcerto. A intervenção de Jesus que refletimos hoje procura esclarecer colocar as coisas no seu devido lugar.

As citações diretas das escrituras que podemos ler nos capítulos anteriores já poderiam ter eliminado as dúvidas: tudo na vida de Jesus ocorre “para que se cumpra a Lei”. Mas então, se fosse apenas isso, Jesus seria um profeta judeu como todos os outros, ou um simples reformador dos costumes? Nele só haveria continuidade, sem nenhuma espécie de ruptura em relação ao judaísmo?

Para responder a estas interrogações, Jesus começa com uma advertência: “Não pensem que eu vim abolir a Lei e os Profetas!” Tanto a Lei como os Profetas, continuam como uma espécie de “pedagogo” até que o Reino de Deus seja consumado, até que passe este velho sistema social, cultural e religioso (“o céu e a terra”). “Eu vim para cumprir plenamente” tanto a Lei como a Profecia, diz Jesus. A prática dos escribas e fariseus era parcial e imperfeita.

A expressão “em verdade, em verdade, eu vos digo” é uma afirmação que enfatiza a autoridade de Jesus, que se apresenta como o cumpridor do sentido profético da Lei, até então escondido aos judeus. Ele é a “chave” que abre o sentido das escrituras, que devem ser lidas e revistas a partir daquilo que Jesus viveu e ensinou. Desobedecendo (ou ultrapassando) as leis para atender as necessidades das pessoas vulneráveis, Jesus se mostra um profeta, e manifesta o verdadeiro sentido e o objetivo último da lei.

 (Itacir Brassiani msf)

 

Solicitude pela realidade social

O ensino da doutrina social faz parte da missão evangelizadora da Igreja. O exercício do ministério da evangelização em campo social, que é um aspecto do múnus profético da Igreja, compreende também a denúncia dos males e das injustiças. Mas convém esclarecer que o anúncio é sempre mais importante do que a denúncia, e esta não pode prescindir daquele, pois é isso que lhe dá a verdadeira solidez e a força da motivação mais alta(João Paulo II, Sollicitudo rei socialis, § 41).

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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