sexta-feira, 11 de novembro de 2022

ANO C | TEMPO COMUM | 33º DOMINGO

CONVULSÕES

Em certas ocasiões, temos a sensação de que tudo balança, que trepidam as estruturas, rompem-se os esquemas, perdemos o controle das coisas, nada acontece como programamos, muitas situações entram em convulsão no nível pessoal, social, laboral, eclesial e mundial, cataclismos que fazem tudo tremer. Por muito grande e sólida que seja nossa “construção”, tudo ameaça vir abaixo. Você já teve experiências como essa? Onde encontrou o apoio, a força e a coragem para enfrenta-las? Você conhece pessoas que passam por situações como essa acima descrita? Como você ajudou as pessoas naquele momento?

DESLUMBRAMENTOS

Em situações complicadas, em momentos difíceis, é fácil deixar-se seduzir e capitular diante de discursos brilhantes mas sem consistência e verdade, diante soluções mágicas que acabam não resolvendo nada, diante das últimas novidades que acrescentam pouco de importante, diante de belezas efêmeras que terminam desbotando, diante de tendências tentadoras que não levam a nenhuma parte, diante de “influencers” que transmitem futilidades... Frente a tudo isso, Jesus pede: “Não se deixem enganar! Não vá atrás deles!” Por quem ou pelo que você se deixa impressionar e deslumbrar? Como distinguir o que é verdadeiro e o que é falso, discernir entre o que é superficial e o que é profundo, entre o que é inconsistente e o que é sólido?

PERSEVERANÇA

Diante das situações de convulsão e instabilidade, Jesus nos pede calma, paciência e perseverança. Talvez seja necessário um tempo de purificação, de queimar no fogo as palhas daquilo que é decrépito, sem substância, inaceitável, caduco, moribundo, para que permaneçam apenas as coisas sólidas e duráveis, aquilo que é agradável aos olhos de Deus. É preciso tomar consciência de que algo deve acabar, e, principalmente, de que é urgente que algo novo e distinto deve começar. Eis nossa tarefa: perseverar na tentativa de aportar nosso grãozinho de areia para transformar o mundo com nosso trabalho nos lugares que frequentamos todos os dias.

PRECE

Me pedes que não me deixe impressionar pelo que é deslumbrante, por aquilo que é saudado como espetacular, pois o mais precioso está naquilo que não se faz notar. Me pedes que não me deixe enganar por propostas e projetos atrativos mas superficiais, porque me levam a distanciar-me daquilo que é importante ou fundamental. Me pedes que aprenda a perseverar em meio às adversidades, apesar dos contratempos, porque sempre me acompanhas e guias meu caminhar. Me pedes que não deixe de confiar em Tua palavra, pois ela me recorda que o mal não triunfará, que tu me esperas na meta final. Me pedes uma vida com sabor e qualidade, alicerçada em valores imperecíveis, naquilo que não tem data de validade, na minha relação pessoal contigo, porque Teu socorro nunca falha.

Ajuda-nos, Senhor, a permanecer firmes na fé, para que nossa relação contigo não deixe de crescer; firmes na esperança, para que não sejamos vencidos pelo desânimo; firmes na caridade, para estarmos próximos dos mais necessitados; firmes no discernimento, para escolhermos o que é melhor em cada momento; firmes no testemunho, para anunciar tua mensagem a quem encontramos; firmes em nossos princípios, para que não nos convençam os falsos brilhos e holofotes; firmes na adversidade, sabendo que Tu nunca nos abandonará; firmes em nossos compromissos, para não ficarmos presos na lei do menor esforço; firmes na alegria, para que ela impregne todas as nossas ações; firmes no amor, para que ele seja o vínculo que cria e mantém a comunhão.

Pe. Fernando López Fernández msf

Nenhum comentário: