segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 937

Ano C Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 937

Dia 15/11/2022 | XXXIII Semana do tempo Comum | Terça-feira

Evangelho segundo Lucas (19,1-10)

(1) Coloque-se em atitude de oração  

·    Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·    Escolha o lugar no qual você não seja interrompido/a

·    Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·    Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos

·    Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

·    Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·    Prepare-se ouvindo ou cantando “Aquele que vos chamou...” (aqui:  https://www.youtube.com/watch?v=r-U_W25Sypw)

 

(2) Leia o texto da Palavra de Deus

·    Leia com toda a atenção o texto de Lucas 19,1-10

·    Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·    Na cena de ontem, o cego e mendigo que reconhecera Jesus na entrada de Jericó se tornou protótipo de discípulo

·    No episódio de hoje, Zaqueu, chefe dos cobradores de impostos, aparece como modelo de conversão ao Evangelho

·    Inicialmente ele pensa que, para ver quem é Jesus, precisa subir na hierarquia social e religiosa (figueira)

·    Mas é descendo e acolhendo Jesus e o Evangelho em casa – onde ele é apenas Zaqueu – que desperta para uma nova vida

·    O encontro com Jesus abre a porta para uma vida honrada e solidária, que se mostra na partilha e na reparação do mal feito

·    O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3) Medite a Palavra de Deus

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

·    Acompanhe esta cena – que não é parábola ou história inventada – passo a passo, gesto a gesto, palavra por palavra

·    Perceba Jesus se dirigindo a você, pedindo que você “desça” dos pedestais e títulos para um encontro íntimo na sua “casa”

·    Que atitudes você precisa tomar para corresponder à humanidade misericordiosa de Jesus?

·    Você ainda se escandaliza com a acolhida que Jesus dispensa aos pecadores e a opção da Igreja pelas causas dos pobres?

·    Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4) Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

·    Inspirado pelas palavras de Zaqueu, encontre palavras adequadas para se dirigir a Jesus Cristo nessa visita dele

 

(5) Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·    O que fazer para ajudar quem se autodenomina “pessoa de bem” a reconhecer que toda pessoa “é filha de Abraão”?

 

(6) Retorne à vida cotidiana

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·    Recite a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas belas lições”

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Ouça e reze com a canção “Faz de conta...” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=r-U_W25Sypw)

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Feche a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração

 

Breves notas sobre Lucas 19,1-10

Depois do encontro com o cego que mendigava na entrada de Jericó, que, depois de curado, tornou-se discípulo, Jesus entra na cidade. Neste último episódio antes da sua chegada em Jerusalém, Jesus se encontra com um cobrador de impostos, chefe do grupo e muito rico.

Zaqueu – este é o nome do sujeito – tinha um desejo: ver quem era Jesus (e não apenas ver Jesus). Mas enfrentava uma série de barreiras: havia muita gente ao redor do Nazareno; Zaqueu (que significa puro, inocente, pequeno) era de baixa estatura; além do mais, ele exercia uma profissão impura. Mas não há obstáculos intransponíveis para quem sente-se tocado e interpelado por Jesus.

Por serem colaboradores dos invasores romanos e oprimir o próprio povo, extorquindo deles mais do que a lei permitia, os cobradores dos impostos eram desprezados e odiados pelos “judeus de bem”. Mas Jesus vai na contracorrente dos judeus tradicionalistas, e sai ao encontro dos pecadores para propor-lhes uma mudança. É isso que acontece com Zaqueu.

Movido pelo desejo de ver “quem” é Jesus, Zaqueu expõe-se ao ridículo e toma uma atitude própria de crianças: sobe numa árvore. Lucas não diz se ele viu Jesus, mas o certo é que Jesus viu Zaqueu. Não só vê aquela pessoa odiada ridiculamente pendurada na árvore, mas fala com ele e “se convida” para visitá-lo. E vai à sua casa!

Zaqueu desce depressa – a mesma pressa com que Maria saiu à procura de Isabel –, recebe Jesus em sua casa e o serve com alegria à mesa, sob o olhar reprovador e a murmuração daqueles que se consideravam “pessoas de bem”. Dizem: “Ele (Jesus) foi hospedar-se na casa de um pecador...” Além de falar com um pecador e ir à sua casa, senta à mesa com ele.

Reféns de seus próprios preconceitos e de sua soberba, os fariseus não conseguem reconhecer a mudança que esse encontro provoca em Zaqueu. Ele é um exemplo de acolhida do Evangelho e de adesão a Jesus. Tocado nas profundezas, Zaqueu muda sua avareza em partilha e solidariedade. Ele sim é um verdadeiro filho de Abraão.

 (Itacir Brassiani msf)

Mensagem do Papa Francisco

A pobreza que mata é a miséria, filha da injustiça, da exploração, da violência e da iníqua distribuição dos recursos. É a pobreza desesperada, sem futuro, porque é imposta pela cultura do descarte que não oferece perspectivas nem vias de saída. É a miséria que, enquanto constringe à condição de extrema indigência, afeta também a dimensão espiritual, que, apesar de muitas vezes ser transcurada, não é por isso que deixa de existir ou de contar. Quando a única lei é o cálculo do lucro no fim do dia, não há qualquer freio na adoção da lógica da exploração das pessoas (Mensagem para o Dia Mundial dos Pobres, 2022).

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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