Ano C Roteiro de
Leitura Orante do Evangelho Nº 925
Dia 03/11/2022 | XXXI
Semana do tempo Comum | Quinta-feira
Evangelho segundo
Lucas (15,1-10)
(1)Coloque-se em
atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
· Escolha
o lugar no qual você não seja interrompido/a
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se
cantando “Fala, Senhor, palavra de fraternidade!” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=ojebAa9yR6I)
(2)Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Lucas 15,1-10
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
· Pelo
que fazia e ensinava, Jesus escandalizava as pessoas piedosas e os líderes e
chefes religiosos do seu tempo
· Ao
mesmo tempo, seu anúncio e sua acolhida generosa atraía as pessoas que não
cabiam no sistema (pecadoras)
· Enquanto
os pecadores se aproximavam de Jesus para escutá-lo e se confraternizar, os
fariseus se afastavam e criticavam
· Jesus
conta estas duas parábolas para justificar sua prática missionária e mostrar
quem alegra e quem desgosta o Pai
· O
caminho de Jesus é o caminho da Igreja, a pratica de Jesus deve ser a prática
dos seus discípulos/as
·
O que a Palavra de Deus
diz em si mesma, o que está escrito?
(3)Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu
sentido nesse momento da vida?
· Não
é verdade que a liberdade e a generosidade humana de Jesus e seu Evangelho às
vezes escandalizam também a nós?
· Será
que entendemos realmente que Jesus se aproxima, busca e acolhe, e não se
afasta, não julga e não se separa?
· Perceba-se
como a ovelha amada e procurada, como a moeda buscada e encontrada, motivo da
alegria de Deus
· Procure
identificar quais são as pessoas e grupos “descartados” que, em nome de Jesus,
devemos hoje buscar e encontrar
· Se achar oportuno e for possível, leia as
“pistas” (página 3)
(4)Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus
· Alegre-se
com as iniciativas que levam nossas comunidades ao encontro das pessoas
discriminadas e louve a Deus por esses gestos
(5)Contemple a vida
à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Como
evitar que os cristãos de hoje, e nossa Igreja como um todo, recaia na tentação
do farisaísmo?
(6)Retorne à vida
cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas
belas lições”
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Ouça e medite com a canção “Não dá pra
fazer de conta” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=KUk_EU7SIOk)
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Feche
a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração
Breves notas sobre Lucas 15,1-10
Não esqueçamos a porta de entrada
dessas duas lindas e exigentes parábolas. Enquanto os pecadores e excluídos se
aproximam e escutam Jesus, os fariseus e mestres da lei se afastam e criticam.
Jesus se aproxima e se mistura com o povo para as quais o judaísmo fechava as
portas, e os líderes religiosos se afastam e separam das pessoas que estão fora
de um sistema religioso baseado na Lei. São caminhos divergentes, que se afastam
cada vez mais.
Enquanto Jesus se abaixa, os fariseus
se elevam. Enquanto Jesus se esvazia e se faz próximo, os fariseus incham e se
afastam. Eles têm experiências de Deus diametralmente opostas daquelas que
Jesus vive e propõe. Fariseus e mestres da lei se comportam como quem presume
ser justo que não precisar de conversão. Eles julgam-se as únicas pessoas que
realmente dão alegria a Deus, porque realizam sua vontade cumprindo as leis até
nos seus minúsculos detalhes.
Precisamos evitar a tentação de “torcer”
estas parábolas, pensando que elas estejam tematizando a questão da conversão
dos/as pecadores/as. O foco não é a conversão de quem está em situação de
risco, mas o cuidado primoroso e o apreço de Deus por eles. Se a ovelha pode
ser considerada “culpada” por perder-se, o mesmo não pode ser dito da moeda. Se
alguém é responsável pela perda da moeda, esse alguém não é ela mesma!
Com estas duas parábolas Jesus
justifica e defende sua missão e sua prática acolhedora e solidária. Seu modo
de agir corresponde ao querer e ao agir do próprio Deus. Deus cuida, procura,
resgata. Quem se escandaliza com ele, mesmo que ensine e cumpra as leis, não o
conhece. Não passa de um/a ignorante ou traidor/a da vontade de Deus. Quer
“ensinar o pai-nosso ao vigário”.
Os discípulos/as de Jesus são
convidados/as a compartilhar a alegria do Pai, que, como o pastor e a dona de
casa, chamam os amigos para festejar o êxito da missão. Para ele, ninguém é
justo ou pode se dispensar da conversão. E, além de compartilhar a alegria de
Deus, somos chamados/as participar da sua “saída” ao encontro dos “últimos” e
excluídos dos bens e alegrias da vida.
(Itacir
Brassiani msf)
Mensagem do Papa
Francisco
“Os santos, que já
chegaram à presença de Deus, mantêm conosco laços de amor e comunhão. “Vi
debaixo do altar as almas dos que tinham sido mortos, por causa da Palavra de
Deus e por causa do testemunho que deram. E clamavam em alta voz: ‘Tu, que és o
Poderoso, o Santo, o Verdadeiro! Até quando esperarás para julgar?’” (Ap 6,
9-10). Podemos Estamos circundados, conduzidos e guiados pelos amigos de Deus.
Não devo carregar sozinho o que, na realidade, nunca poderia carregar sozinho.
Os numerosos santos de Deus protegem-me, amparam-me e guiam-me»” (Gaudete et Exultate, § 4).
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que
“ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina,
deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que
não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para
alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o
amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à
movimentação social, a Leitura Orante
é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma
evitar que este seja um tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui
são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que
desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja
preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre
em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente
difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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