sexta-feira, 18 de novembro de 2022

ANO C | TEMPO COMUM | SOLENIDADE DE CRISTO REI

REI E PASTOR

As conotações ambíguas que às vezes tem a palavra “rei” aplicada a Jesus pode levar-nos a engano. Podemos afirmar que Jesus é rei, mas com características muito especiais. Trata-se da imagem que nos é oferecida na primeira leitura. Ele não está acima ou distante, mas misturado em nossa vida, presente e próximo. Ale acompanha, guia, defende, empurra, anima, ensina, protege... Ele se faz um conosco para percorrer nossos caminhos e oferecer-nos uma proposta de sentido e felicidade. E nós, deixamo-nos acompanhar e guiar por ele?

PLENITUDE

Esta é a imagem com a qual São Paulo apresenta Jesus: “nele reside toda plenitude”. Ele é princípio e fim de tudo. Ele é o centro e o núcleo que dá sentido a tudo o mais. Ele é o eixo em torno do qual gira toda realidade. É assim em nossa vida? Jesus e seu Reino está no centro das nossas decisões, nossos interesses, nossas relações? Com esta solenidade, conclui-se o ano litúrgico, durante o qual fomos aprofundando a mensagem de Jesus e sintonizando com seus sentimentos, descobrindo seu projeto. Que avaliação podemos fazer da nossa caminhada de fé durante o ano de 2022? Este foi apenas um ano a mais, ou nos ajudou a crescer na fé?

O TRONO DE JESUS É A CRUZ!

É um paradoxo chocante, uma mensagem impactante: na cruz Jesus aparece como um perdedor, mas ali está o sentido mais profundo da sua vida, um tipo de triunfo diferente daquilo que consideramos habitualmente uma vitória. É o triunfo da doação, da reconciliação, do perdão, da coerência. Diante da cruz, a maioria das pessoas presentes lançam ironias, ridicularizam, desafiam seu poder, não entendem nada de Deus. Apenas um delinquente comum o reconhece como rei. Os braços pregados à cruz, mas abertos, acolhem todos aqueles que estão dispostos à salvação. Jesus não é um rei que domina pela força, mas pela atração; não busca o poder, mas o serviço. Estamos dispostos a aceitar um rei com esse perfil?

PRECE

Senhor, quero que reines em minha inteligência, para que chegue a compreender a profundidade das tuas promessas; para que minha mente transborde com a mensagem que tu me ensinas. Quero que reines em minha vontade, para que, nas decisões que devo tomar, eu tenha presente a ti e me empenhe naquilo que não posso abandonar. Quero que reines em meus sentimentos, para que sintonizem com os teus e me deixe guiar por eles, para que eu aprenda a viver segundo os teus critérios. Quero que reines em minhas palavras para comunicar boas notícias, para gerar esperança, para levar adiante tua mensagem onde ela faz mais falta. Quero, Senhor, que reines em meu coração, para que transborde da força do teu amor e saiba transmiti-lo àqueles que estão ao meu redor.

Reconhecemos com humildade que buscamos o poder e esquecemos o serviço; que deixamo-nos vencer pela comodidade e deixamos de lado o compromisso; que almejamos protagonismo e custa-nos ser simples...

Pe. Fernando López Fernández msf

Nenhum comentário: