Ano A Roteiro de Leitura Orante do
Evangelho Nº 1008
Dia 24/01/2023
| 3ª Semana do Tempo Comum | Terça-feira
Evangelho
segundo Marcos (3,31-35)
(1) Coloque-se em atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
· Escolha
o lugar no qual você não seja interrompido/a
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se ouvindo “Tua Palavra é luz do meu
caminho...” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=-AsfnLP_blo)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Marcos 3,31-35
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
· A cena está dentro da seção do evangelho de
Marcos que trata do ministério de Jesus na Galileia
· Trata-se de um momento tenso entre Jesus,
seus familiares, e os “procuradores do judaísmo (fariseus e sacerdotes).
· De volta para casa, depois de alguns dias
de intensa atividade em favor dos excluídos, Jesus não tem tempo sequer para se
alimentar
· A multidão invade a casa e perturba o
convívio familiar, e seus familiares acham que ele está fora de si e decidem
mantê-lo em casa.
· É nesse momento que Jesus reage e deixa
muito claro que os compromissos do Reino de Deus relativizam os vínculos de
sangue
· Fazem parte da família de Jesus todos
aqueles que ouvem e praticam seu Evangelho e fazem do Reino de Deus seu único
tesouro
·
O que a Palavra de Deus
diz em si mesma, o que está escrito?
(3) Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu
sentido nesse momento da vida?
· Contemple
a cena: Jesus cercado de gente cansada e abatida, totalmente dedicado ao
anúncio do Reino, sem tempo para comer
· Note
com atenção a preocupação inicialmente legítima dos seus familiares com a sua
saúde, honra e segurança
· Inclua-se
pessoalmente no círculo que está sentado em torno de Jesus e escute coo
dirigida a você suas palavras
· Se achar oportuno e for possível, leia as
“pistas” (página 3)
(4) Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus
· Agradeça a Jesus por
ter admitido você como membro de sua verdadeira, e peça a graça de entender e
praticar sua Boa Notícia
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· O
que precisamos mudar ou melhorar para que nossos vínculos e compromissos
familiares não impeçam a adesão ao Evangelho?
(6) Retorne à vida cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
a invocação: “Jesus, que vens a nós na família de Nazaré, mantém nossa comunidade generosa
e criativa na fé!”
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Medite a canção “Somos gente nova”
(Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=mUkSMkqqXzQ)
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Feche
a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração
Breves notas sobre Marcos 3,31-35
Dentro da seção do evangelho de Marcos que trata da
‘cegueira e resistência do mundo’ ou do ministério de Jesus na Galileia, temos
a cena que retrata um momento tenso entre Jesus e seus familiares (3,31-35). De
volta para casa, depois de alguns dias de intensa e tensa atividade em favor
dos excluídos da cidadania de Israel, Jesus não tem tempo sequer para se
alimentar, muito menos para ficar com sua família. A multidão invade a casa e
perturba o convívio familiar.
A ação de Jesus desconcerta e provoca tanta
surpresa que a rejeição vai crescendo e até seus familiares ficam contrariados e
teme que ele esteja fora de si, e teme pela sua segurança. A mãe e os irmãos de
Jesus vão até ele, e ficam impressionados com a sua rigidez mental (ou
obsessão) em relação à missão. Eles têm a impressão de que Jesus está
preparando a própria ruína, e sente necessidade de defender a reputação da
família.
A família era um dos
eixos centrais da sociedade judaica. Mas o parentesco era também a coluna
dorsal da própria ordem social que Jesus luta para derrubar. Os familiares de
Jesus ficam do lado de fora e
mandam chamá-lo, enquanto havia um outro grupo de pessoas que estão sentadas ao seu redor. É uma alusão
ao grupo dos que não aceitam sua mensagem e sua ação e ao grupo dos que aderem
a ele e se fazem discípulos.
Os familiares nem sequer se aproximam, e mandam
recado através de terceiros. Jesus, por sua vez, não os atende nem responde
diretamente, revelando um tratamento rude e desconcertante. Na sua resposta,
Jesus afirma um círculo familiar mais aberto e amplo. Olhando para as pessoas
que estão sentadas ao seu redor,
declara que sua verdadeira família é formada por aqueles que realizam na
própria vida a vontade de Deus.
A família deve ser como um porto de onde o navio
parte e não como uma doca onde lança raízes e se amarra. Jesus propõe um novo
modelo familiar, baseado na obediência a Deus e não ao patriarca; repudia a
velha instituição familiar patriarcal e abre caminho para uma nova família. A
unidade fundamental do reino de Deus será a nova família, a comunidade dos
discípulos e discípulas. Os familiares de Jesus precisam aprender com ele que a
própria vida familiar está em função do estabelecimento do Reino de Deus, e não
há nada mais urgente e importante que a aceleração da sua vinda.
(Itacir Brassiani msf)
Mensagem do Papa Francisco
“O mundo propõe-nos o contrário: o entretenimento, o prazer, a distração,
o divertimento. E diz-nos que isto é que torna boa a vida. O mundano ignora,
olha para o lado, quando há problemas de doença ou aflição na família ou ao seu
redor. O mundo não quer chorar: prefere ignorar as situações dolorosas,
cobri-las, escondê-las. Gastam-se muitas energias para escapar das situações
onde está presente o sofrimento, julgando que é possível dissimular a
realidade, onde nunca, nunca, pode faltar a cruz” (Gaudate et Exsultate, § 75).
Leitura Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que
“ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina,
deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que
não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para
alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.
Os textos propostos aqui
são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que
desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja
preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus
encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos
inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
www.msfamericalatina.org | Passo Fundo/RS
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segundo Marcos (3,31-35)
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