terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 1008

Ano A Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 1008

Dia 24/01/2023 | 3ª Semana do Tempo Comum | Terça-feira

Evangelho segundo Marcos (3,31-35)

(1) Coloque-se em atitude de oração  

·    Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·    Escolha o lugar no qual você não seja interrompido/a

·    Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·    Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos

·    Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

·    Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·    Prepare-se ouvindo “Tua Palavra é luz do meu caminho...” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=-AsfnLP_blo)

 

(2) Leia o texto da Palavra de Deus

·    Leia com toda a atenção o texto de Marcos 3,31-35

·    Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·    A cena está dentro da seção do evangelho de Marcos que trata do ministério de Jesus na Galileia

·    Trata-se de um momento tenso entre Jesus, seus familiares, e os “procuradores do judaísmo (fariseus e sacerdotes).

·    De volta para casa, depois de alguns dias de intensa atividade em favor dos excluídos, Jesus não tem tempo sequer para se alimentar

·    A multidão invade a casa e perturba o convívio familiar, e seus familiares acham que ele está fora de si e decidem mantê-lo em casa.

·    É nesse momento que Jesus reage e deixa muito claro que os compromissos do Reino de Deus relativizam os vínculos de sangue

·    Fazem parte da família de Jesus todos aqueles que ouvem e praticam seu Evangelho e fazem do Reino de Deus seu único tesouro

·    O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3) Medite a Palavra de Deus

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

·    Contemple a cena: Jesus cercado de gente cansada e abatida, totalmente dedicado ao anúncio do Reino, sem tempo para comer

·    Note com atenção a preocupação inicialmente legítima dos seus familiares com a sua saúde, honra e segurança

·    Inclua-se pessoalmente no círculo que está sentado em torno de Jesus e escute coo dirigida a você suas palavras

·    Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4) Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

·    Agradeça a Jesus por ter admitido você como membro de sua verdadeira, e peça a graça de entender e praticar sua Boa Notícia

 

(5) Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·    O que precisamos mudar ou melhorar para que nossos vínculos e compromissos familiares não impeçam a adesão ao Evangelho?

 

(6) Retorne à vida cotidiana

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·    Recite a invocação: “Jesus, que vens a nós na família de Nazaré, mantém nossa comunidade generosa e criativa na fé!”

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Medite a canção “Somos gente nova” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=mUkSMkqqXzQ)

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Feche a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração

 

Breves notas sobre Marcos 3,31-35

Dentro da seção do evangelho de Marcos que trata da ‘cegueira e resistência do mundo’ ou do ministério de Jesus na Galileia, temos a cena que retrata um momento tenso entre Jesus e seus familiares (3,31-35). De volta para casa, depois de alguns dias de intensa e tensa atividade em favor dos excluídos da cidadania de Israel, Jesus não tem tempo sequer para se alimentar, muito menos para ficar com sua família. A multidão invade a casa e perturba o convívio familiar.

A ação de Jesus desconcerta e provoca tanta surpresa que a rejeição vai crescendo e até seus familiares ficam contrariados e teme que ele esteja fora de si, e teme pela sua segurança. A mãe e os irmãos de Jesus vão até ele, e ficam impressionados com a sua rigidez mental (ou obsessão) em relação à missão. Eles têm a impressão de que Jesus está preparando a própria ruína, e sente necessidade de defender a reputação da família.

A família era um dos eixos centrais da sociedade judaica. Mas o parentesco era também a coluna dorsal da própria ordem social que Jesus luta para derrubar. Os familiares de Jesus ficam do lado de fora e mandam chamá­-lo, enquanto havia um outro grupo de pessoas que estão sentadas ao seu redor. É uma alusão ao grupo dos que não aceitam sua mensagem e sua ação e ao grupo dos que aderem a ele e se fazem discípulos.

Os familiares nem sequer se aproximam, e mandam recado através de terceiros. Jesus, por sua vez, não os atende nem responde diretamente, revelando um tratamento rude e desconcertante. Na sua resposta, Jesus afirma um círculo familiar mais aberto e amplo. Olhando para as pessoas que estão sentadas ao seu redor, declara que sua verdadeira família é formada por aqueles que realizam na própria vida a vontade de Deus.

A família deve ser como um porto de onde o navio parte e não como uma doca onde lança raízes e se amarra. Jesus propõe um novo modelo familiar, baseado na obediência a Deus e não ao patriarca; repudia a velha instituição familiar patriarcal e abre caminho para uma nova família. A unidade fundamental do reino de Deus será a nova família, a comunidade dos discípulos e discípulas. Os familiares de Jesus precisam aprender com ele que a própria vida familiar está em função do estabelecimento do Reino de Deus, e não há nada mais urgente e importante que a aceleração da sua vinda.

 (Itacir Brassiani msf)

 

Mensagem do Papa Francisco

O mundo propõe-nos o contrário: o entretenimento, o prazer, a distração, o divertimento. E diz-nos que isto é que torna boa a vida. O mundano ignora, olha para o lado, quando há problemas de doença ou aflição na família ou ao seu redor. O mundo não quer chorar: prefere ignorar as situações dolorosas, cobri-las, escondê-las. Gastam-se muitas energias para escapar das situações onde está presente o sofrimento, julgando que é possível dissimular a realidade, onde nunca, nunca, pode faltar a cruz (Gaudate et Exsultate, § 75).

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

www.msfamericalatina.org | Passo Fundo/RS

Dia 24/01/2023 | 3ª Semana do Tempo Comum | Terça-feira

Evangelho segundo Marcos (3,31-35)

Nenhum comentário: