segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 1001

Ano A Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 1001

Dia 17/01/2023 | 2ª Semana do Tempo Comum | Terça-feira

Evangelho segundo Marcos (2,23-28)

(1) Coloque-se em atitude de oração  

·    Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·    Escolha o lugar no qual você não seja interrompido/a

·    Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·    Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos

·    Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

·    Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·    Prepare-se ouvindo a canção “Te amarei, Senhor” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=fdpQv1d7y2k)

 

(2) Leia o texto da Palavra de Deus

·    Leia com toda a atenção o texto de Marcos 2,23-28

·    Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·    Para Jesus, a novidade radical do Reino de Deus – a fraternidade sem fronteiras e a compaixão de Deus – não cabiam nas velhas leis

·    Hoje ele enfrenta e confronta a lei da propriedade e do descanso do sábado, colocando a vida das pessoas necessitadas acima delas

·    Para Jesus, o estômago faminto e o corpo febril de uma pessoa pobre é mais importante que o teto fiscal e as leis do mercado

·    O reino de Deus, do qual Jesus é mensageiro e agente, é o limite e o cumprimento de todas as leis: a vida está acima de tudo

·    Jesus é o Humano pleno, o Filho do Homem, Senhor do sábado e Senhor da casa comum, que existe para o bem de todos

·    O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3) Medite a Palavra de Deus

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

·    Contemple a cena e as palavras: os personagens; o questionamento sobre seus discípulos; a resposta e a afirmação de Jesus

·    Você consegue perceber que está em discussão não apenas a lei do sábado, mas também o direito à alimentação?

·    Você acha mesmo que a necessidade de uma pessoa está acima do seu direito ao descanso, à propriedade dos bens e outros tantos?

·    Por que será que os cristãos ainda têm dificuldade de questionar a compra em moeda como único caminho para conseguir alimentos?

·    Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4) Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

·    Reze a oração do Pai-Nosso, detendo-se no pedido “o pão nosso de cada dia dai-nos hoje” e trazendo presente quem não o tem

 

(5) Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·    Por onde começar para ajudar a Igreja a não colocar as leis, costumes e instituições acima das necessidades das pessoas?

 

(6) Retorne à vida cotidiana

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·    Recite a invocação: “Jesus, que vens a nós na família de Nazaré, mantém nossa comunidade generosa e criativa na fé!”

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Medite a canção “Tu vieste à margem do lago” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=QgER5JFSpII&t=3s)

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Feche a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração

 

Breves notas sobre Marcos 2,23-28

No trecho do Evangelho que meditamos ontem vimos que Jesus não veio pedir a multiplicação de promessas e ave-marias, ofertas e velas, mas participação na solidária e inclusiva caravana da vida nova, que ele chama Reino de Deus. A cena de hoje é a terceira que discute a nova prática dos discípulos: a primeira foi a comunhão de mesa com os marginalizados; a segunda foi o não cumprimento do jejum; a terceira é o direito de comer quando têm fome.

No trecho de hoje, o que está em foco é a observância das leis que impedem o trabalho humano aos sábados e que estabelecem a “inviolabilidade da propriedade privada”. O fato é que, atravessando o campo, os discípulos de Jesus colhem espigas de trigo, e fazem isso porque estão com fome ou para abrir passagem. Os fariseus os acusam diante de Jesus: eles não estão cumprindo as leis!

Jesus responde secamente aos fariseus, dando a entender que eles desconhecem as Escrituras, ou que gostam de citar apenas os textos que lhes interessam. Conforme o livro de Samuel (1Sm 21,1-6), Davi recebeu do sacerdote os pães sagrados, reservado para o consumo exclusivo dos sacerdotes, e alimenta com eles seus soldados, engajados numa campanha importante e que estavam com fome. Ou seja: numa situação de emergência, o alimento pertence a todos!

O que os discípulos de Jesus fazem, e o que Jesus ensina, é uma espécie de “desobediência civil” às normas da política alimentar da Palestina, e isso com base na Escritura, que expressa a vontade de Deus. Aliás, com Jesus a antiga aliança é refeita, a criação chega à plenitude do sétimo dia. O Reino de Deus é festa, celebração e confraternização com Deus. A vida humana está acima dos débitos!

Jesus se declara o Humano por excelência, Senhor do sábado e Senhor da casa comum. Nenhuma lei, costume ou instituição pode ser colocada acima ou contra ele. O Reino de Deus, que Jesus anuncia e instaura, é a plenitude, o limite e o fim das leis, costumes e instituições. Nele, o que conta é a Vida, o Dom e a Gratuidade, e não os deveres e os haveres. A angústia de um estômago vazio está acima e vem antes das leis e mercados.

 (Itacir Brassiani msf)

 

Mensagem do Papa Francisco

No capítulo 25 do Evangelho de Mateus (vv. 31-46), Jesus volta a deter-se numa destas bem-aventuranças: a que declara felizes os misericordiosos. Se andamos à procura da santidade que agrada a Deus, neste texto encontramos precisamente uma regra de comportamento com base na qual seremos julgados: “Tive fome e destes-Me de comer, tive sede e destes-Me de beber, era peregrino e recolhestes-Me, estava nu e destes-Me que vestir, adoeci e visitastes-Me, estive na prisão e fostes ter comigo (Gaudate et Exsultate, § 95).

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

www.msfamericalatina.org | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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