Ano A Roteiro de Leitura Orante do
Evangelho Nº 1001
Dia 17/01/2023
| 2ª Semana do Tempo Comum | Terça-feira
Evangelho
segundo Marcos (2,23-28)
(1) Coloque-se em atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
· Escolha
o lugar no qual você não seja interrompido/a
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se ouvindo a canção “Te
amarei, Senhor” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=fdpQv1d7y2k)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Marcos 2,23-28
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
· Para
Jesus, a novidade radical do Reino de Deus – a fraternidade sem fronteiras e a
compaixão de Deus – não cabiam nas velhas leis
· Hoje
ele enfrenta e confronta a lei da propriedade e do descanso do sábado,
colocando a vida das pessoas necessitadas acima delas
· Para
Jesus, o estômago faminto e o corpo febril de uma pessoa pobre é mais
importante que o teto fiscal e as leis do mercado
· O
reino de Deus, do qual Jesus é mensageiro e agente, é o limite e o cumprimento
de todas as leis: a vida está acima de tudo
· Jesus
é o Humano pleno, o Filho do Homem, Senhor do sábado e Senhor da casa comum,
que existe para o bem de todos
·
O que a Palavra de Deus
diz em si mesma, o que está escrito?
(3) Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu
sentido nesse momento da vida?
· Contemple
a cena e as palavras: os personagens; o questionamento sobre seus discípulos; a
resposta e a afirmação de Jesus
· Você
consegue perceber que está em discussão não apenas a lei do sábado, mas também
o direito à alimentação?
· Você
acha mesmo que a necessidade de uma pessoa está acima do seu direito ao
descanso, à propriedade dos bens e outros tantos?
· Por
que será que os cristãos ainda têm dificuldade de questionar a compra em moeda
como único caminho para conseguir alimentos?
· Se achar oportuno e for possível, leia as
“pistas” (página 3)
(4) Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus
· Reze a oração do Pai-Nosso, detendo-se no pedido “o pão nosso de cada
dia dai-nos hoje” e trazendo presente quem não o tem
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Por
onde começar para ajudar a Igreja a não colocar as leis, costumes e
instituições acima das necessidades das pessoas?
(6) Retorne à vida cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
a invocação: “Jesus, que vens a nós na família de Nazaré, mantém nossa comunidade generosa
e criativa na fé!”
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Medite a canção “Tu vieste à margem do lago”
(Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=QgER5JFSpII&t=3s)
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Feche
a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração
Breves notas sobre Marcos 2,23-28
No trecho do
Evangelho que meditamos ontem vimos que Jesus não veio pedir a multiplicação de
promessas e ave-marias, ofertas e velas, mas participação na solidária e
inclusiva caravana da vida nova, que ele chama Reino de Deus. A cena de hoje é
a terceira que discute a nova prática dos discípulos: a primeira foi a comunhão
de mesa com os marginalizados; a segunda foi o não cumprimento do jejum; a
terceira é o direito de comer quando têm fome.
No trecho de
hoje, o que está em foco é a observância das leis que impedem o trabalho humano
aos sábados e que estabelecem a “inviolabilidade da propriedade privada”. O
fato é que, atravessando o campo, os discípulos de Jesus colhem espigas de
trigo, e fazem isso porque estão com fome ou para abrir passagem. Os fariseus
os acusam diante de Jesus: eles não estão cumprindo as leis!
Jesus responde
secamente aos fariseus, dando a entender que eles desconhecem as Escrituras, ou
que gostam de citar apenas os textos que lhes interessam. Conforme o livro de
Samuel (1Sm 21,1-6), Davi recebeu do sacerdote os pães sagrados, reservado para
o consumo exclusivo dos sacerdotes, e alimenta com eles seus soldados,
engajados numa campanha importante e que estavam com fome. Ou seja: numa
situação de emergência, o alimento pertence a todos!
O que os
discípulos de Jesus fazem, e o que Jesus ensina, é uma espécie de
“desobediência civil” às normas da política alimentar da Palestina, e isso com
base na Escritura, que expressa a vontade de Deus. Aliás, com Jesus a antiga
aliança é refeita, a criação chega à plenitude do sétimo dia. O Reino de Deus é
festa, celebração e confraternização com Deus. A vida humana está acima dos
débitos!
Jesus se declara
o Humano por excelência, Senhor do sábado e Senhor da casa comum. Nenhuma lei,
costume ou instituição pode ser colocada acima ou contra ele. O Reino de Deus,
que Jesus anuncia e instaura, é a plenitude, o limite e o fim das leis,
costumes e instituições. Nele, o que conta é a Vida, o Dom e a Gratuidade, e
não os deveres e os haveres. A angústia de um estômago vazio está acima e vem
antes das leis e mercados.
(Itacir Brassiani msf)
Mensagem do Papa Francisco
“No capítulo 25 do Evangelho de Mateus (vv. 31-46), Jesus volta a
deter-se numa destas bem-aventuranças: a que declara felizes os
misericordiosos. Se andamos à procura da
santidade que agrada a Deus, neste texto encontramos precisamente uma regra de
comportamento com base na qual seremos julgados: “Tive fome e destes-Me de
comer, tive sede e destes-Me de beber, era peregrino e recolhestes-Me, estava
nu e destes-Me que vestir, adoeci e visitastes-Me, estive na prisão e fostes
ter comigo” (Gaudate et Exsultate, § 95).
Leitura Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que
“ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina,
deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que
não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para
alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.
Os textos propostos aqui
são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que
desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja
preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus
encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos
inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
www.msfamericalatina.org | Passo Fundo/RS
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