Ano A Roteiro de Leitura Orante do
Evangelho Nº 998
Dia 14/01/2023
| 1ª Semana do Tempo Comum | Sábado
Evangelho
segundo Marcos (2,13-17)
(1)Coloque-se em atitude
de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
· Escolha
o lugar no qual você não seja interrompido/a
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se ouvindo a canção “Que
arda como brasa” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=ushj5sKNvUE)
(2)Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Marcos 2,13-17
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
· Jesus
deixara os doutores da lei irritados quando declarou que um paralítico fora
perdoado dos seus pecados e podia viver livremente
· Agora,
deixando sua casa e saindo com seus discípulos e em meio a uma multidão de
anônimos, chama um cobrador de impostos
· Como
fizera com Pedro, Jesus “se convida” e vai à casa do coletor de impostos e se
confraterniza com outros coletores e pecadores
· Criticado
pelos fariseus e escribas, Jesus afirma que, como são os doentes que necessitam
de médico, ele veio para os pecadores
·
O que a Palavra de Deus
diz em si mesma, o que está escrito?
(3)Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu
sentido nesse momento da vida?
· Releia
o texto, acompanhando a cena com o pensamento e o coração: o chamado de Levi e
a refeição na casa dele
· Observe
a alegria dos pecadores e do povão acolhido e valorizado por Jesus, assim como
o escândalo dos fariseus
· Como
você e sua comunidade se sentem diante da defesa dos direitos humanos das
pessoas ameaçadas em sua integridade?
· Em
que medida sua comunidade, e a Igreja como um todo, seguem essa orientação de
Jesus na sua ação pastoral?
· Que
lugar o povo mais simples e as pessoas quebradas pela vida encontra em nossas
comunidades cristãs?
· Se achar oportuno e for possível, leia as
“pistas” (página 3)
(4)Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus
· Reze,
repetindo as palavras de Jesus: “Eu não vim para chamar os justos, mas sim os
pecadores”
(5)Contemple a vida
à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Como
tratar os grupos de cristãos, as lideranças e os padres que continuam
criticando os agentes que se aproximam dos pecadores?
(6)Retorne à vida
cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
a invocação: “Jesus, que vens a nós na família de Nazaré, mantém nossa comunidade generosa
e criativa na fé!”
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Medite a canção “Por causa de um certo Reino”
(Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=88X0_wEHqOU)
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Feche
a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração
Breves notas sobre Marcos 2,13-17
Na cena que meditamos ontem, estando em sua própria
casa, Jesus deixa bem claro que reinsere os excluídos na sociedade e o faz em
nome de Deus. Por isso, depois de declarar que os pecados do paralítico estão
perdoados, ordena que ele se coloque de pé, tome sua cama e vá para casa. E
assim aconteceu, diante da admiração do povo, que nunca tinha visto algo assim:
alguém que enfrenta a exclusão e ensina a caminhar com autonomia.
Depois disso, Jesus sai de novo à beira do mar,
acompanhado pelos seus discípulos. E prossegue seu ensinamento original sobre o
Reino de Deus. Caminhando, vê um coletor de impostos e o chama para ser seus
discípulos. Mais tarde, na casa de Levi – assim se chamava o coletor – senta-se
à mesa na qual se misturam discípulos, coletores de impostos e o povão numa
confraternização alegre e profética.
Na verdade, Jesus vivia cercado de gente anônima,
pertencente às classes de baixo, não educada nas academias importantes e que
vivia à margem da lei judaica. Este é o sentido original de “ochlos”, expressão
que a bíblia traduz por “multidão”. Eles são identificados como pecadores e são
socialmente marginalizados, como os coletores de impostos, que são judeus que
colaboram com os dominadores romanos, e são evitados e penalizados pelo
judaísmo.
Como fizeram Pedro, André, Tiago e João, Levi
atende imediatamente o chamado de Jesus e rompe com sua atividade de
colaborador com os invasores e explorador do seu povo. E Jesus, como fez com
Pedro, vai à sua casa e participa de uma simbólica interação fraterna e
solidária com o povão, os diversos tipos de pecadores e os discípulos, sob o
olhar escandalizado dos fariseus doutores da lei.
Jesus
responde ao questionamento dos fariseus aos seus discípulos com uma comparação
com a qual sublinha, justifica e evidencia sua opção: como são os doentes que
precisam de médico, são os pecadores, e não os que se acham justos, os que
precisam de acolhida e perdão. “Eu não vim para chamar os justos” (os ‘homens
de bem’), diz Jesus provocativamente. Para Jesus, a Igreja jamais pode colocar
barreiras ao povo e aos pecadores.
(Itacir Brassiani msf)
Mensagem do Papa Francisco
“Ser santo não significa revirar os olhos num suposto êxtase. Se verdadeiramente partimos da contemplação
de Cristo, devemos saber vê-Lo sobretudo no rosto daqueles com quem Ele mesmo
Se quis identificar. O texto de Mateus 25, 35-36 não é um mero convite
à caridade, mas uma página de cristologia que projeta um feixe de luz sobre o
mistério de Cristo. Neste apelo a
reconhecê-Lo nos pobres e atribulados, revela-se o próprio coração de Cristo,
os seus sentimentos e as suas opções mais profundas, com os quais se procura
configurar todo o santo” (Gaudate et Exsultate, § 96).
Leitura Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que
“ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina,
deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que
não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para
alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.
Os textos propostos aqui
são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que
desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja
preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus
encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos
inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
www.msfamericalatina.org | Passo Fundo/RS
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