Ano A Roteiro de Leitura Orante do
Evangelho Nº 1002
Dia 18/01/2023
| 2ª Semana do Tempo Comum | Quarta-feira
Evangelho
segundo Marcos (3,1-6)
(1) Coloque-se em atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
· Escolha
o lugar no qual você não seja interrompido/a
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se ouvindo a canção “Te
amarei, Senhor” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=fdpQv1d7y2k)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Marcos 3,1-6
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
· Jesus
é o Humano pleno, o Filho do Homem, Senhor do sábado e Senhor da casa comum,
que existe para o bem de todos
· Isso
fica mais que evidente nesta espécie de “teatro político” que é a narração da
cura do homem com mão atrofiada num sábado
· Jesus
poderia ter curado o homem num dia qualquer e num lugar mais discreto, mas faz
questão de ressaltar a hipocrisia dos fariseus
· Na
verdade, algumas leis, preceitos e costumes são impostos para excluir e
discriminar, e não para promover a vida
· Jesus
afirma a exceção da lei para fazer o bem, enquanto que os seus delatores violam
a lei para fazer o mal e ameaçar
·
O que a Palavra de Deus
diz em si mesma, o que está escrito?
(3) Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu
sentido nesse momento da vida?
· Contemple
a cena e as palavras: os personagens; a vigilância acusadora dos fariseus; a
pergunta e os gestos de Jesus
· Você
acha que podemos assumir este ensino e esta ação de Jesus como regra para nossa
vida religiosa e social?
· Você
já se deu conta alguma vez de estar usando a palavra de Deus e a fé para se
omitir e se desculpar de fazer algo pelos outros?
· O
que nos amarra e nos impede de assumir a atitude livre, corajosa e libertadora
de Jesus para fazer o bem a quem mais precisa?
· Se achar oportuno e for possível, leia as
“pistas” (página 3)
(4) Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus
· Estenda
sua mão a Deus, e peça que ele a abra, cure e abençoe, capacitando-a a ser
gratuita e incansável no serviço aos outros
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· O
que podemos fazer ou mudar para que os costumes e leis não nos impeçam de agir
solidariamente?
(6) Retorne à vida cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
a invocação: “Jesus, que vens a nós na família de Nazaré, mantém nossa comunidade generosa
e criativa na fé!”
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Medite a canção “Tu vieste à margem do lago”
(Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=QgER5JFSpII&t=3s)
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Feche
a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração
Breves notas sobre Marcos 3,1-6
No final do
trecho do evangelho de ontem, Jesus se declara Senhor do sábado e Senhor da
casa comum. Nenhuma lei, costume ou instituição pode ser colocada acima ou
contra ele e o Reino de Deus, ao qual ele serve. Para Jesus, o que conta é a
Vida, o Dom e a Gratuidade, e não os deveres e haveres.
O trecho do
evangelho de marcos que estamos meditando hoje é uma espécie de teatro
político: é uma provocação de Jesus aos defensores da lei e da ordem, e uma
demonstração de que ele é um transgressor da lei. É isso que representa a cura
do homem de mão seca, na sinagoga dos judeus, em pleno sábado. Essa ação é um
questionamento radical de todo o edifício ideológico da lei judaica.
Marcos diz que,
na sinagoga, “havia algumas pessoas espiando”, buscando motivos para acusar
Jesus. No final (v. 6), essas pessoas são identificadas como fariseus. Jesus
poderia ter evitado o confronto curando o homem num dia comum e num lugar
discreto. Mas ele quer sublinhar a novidade do Reino de Deus e a caducidade do
sistema legal defendido pelos fariseus.
Chamando o homem
doente e pedindo que venha para o centro da assembleia, Jesus provoca: no
sábado, a lei permite fazer o bem e salvar uma vida, ou fazer o mal e condenar?
Os fariseus se calam, não porque não sabem a resposta, mas para fugir da
autoincriminação. Jesus fica triste e irado por causa da dureza e maldade
deles, triste porque percebeu que havia selado seu destino.
Estabelecida a
diferença de perspectivas entre Jesus e os defensores do templo, o homem
estende a mão e, sem qualquer intervenção de Jesus, fica curado. E os fariseus,
que acusam Jesus por ter feito o bem a uma pessoa necessitada em dia de sábado,
decidem, no sábado, fazer um mal maior: condenar Jesus à morte.
Jesus pede que
estendamos a mão a ele e sejamos curados, para que nossa mão se estenda para
servir quem precisa, para lutar com eles. Mas espera também que tenhamos a
corajosa liberdade de enfrentar e desmascarar os sistemas que oprimem os
pobres.
(Itacir Brassiani msf)
Mensagem do Papa Francisco
“Não é possível imaginar a própria missão na terra, sem a conceber como
um caminho de santidade. Cada santo é
uma missão; é um projeto do Pai que visa refletir e encarnar, num momento determinado
da história, um aspeto do Evangelho. Esta missão tem o seu sentido pleno em
Cristo e só se compreende a partir d’Ele. No fundo, a santidade é viver em
união com Ele os mistérios da sua vida; consiste em associar-se duma maneira
única e pessoal à morte e ressurreição do Senhor, em morrer e ressuscitar
continuamente com Ele. Mas pode também envolver a reprodução na própria
existência de diferentes aspetos da vida terrena de Jesus: a vida oculta, a
vida comunitária, a proximidade aos últimos, a pobreza e outras manifestações
da sua doação por amor” (Gaudate et Exsultate, § 19-20).
Leitura Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que
“ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina,
deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que
não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para
alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.
Os textos propostos aqui
são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que
desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja
preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus
encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos
inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
www.msfamericalatina.org | Passo Fundo/RS
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