Ano A Roteiro de Leitura Orante
do Evangelho Nº 1005
Dia 21/01/2023
| 2ª Semana do Tempo Comum | Sábado
Evangelho
segundo Marcos (3,20-21)
(1) Coloque-se em atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
· Escolha
o lugar no qual você não seja interrompido/a
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se ouvindo a canção “Te
amarei, Senhor” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=fdpQv1d7y2k)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Marcos 3,20-21
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
· Jesus
tem consciência de que a missão precisa de mais gente, e por isso, constitui um
grupo especial entre os seus discípulos/as
· Este
grupo, chamado de “os doze” é constituído para ficar com Jesus, uma espécie de
família constituída em torno da missão
· Esta
“nova família” acaba criando tensões e entrando em choque com a família de
sangue, patriarcal, inclusive com a família de Jesus
· É
isso que aparece na cena do evangelho de hoje: a “família do Evangelho” traz
problema à “família de sangue” de Jesus
· Era
tanta gente chegando e saindo atrás de Jesus que seus familiares perdem a
privacidade, e Jesus nem se alimenta direito
· As
autoridades religiosas dizem que Jesus foi possuído por um demônio, e sua
família pensa que ele enlouqueceu
·
O que a Palavra de Deus
diz em si mesma, o que está escrito?
(3) Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu
sentido nesse momento da vida?
· Contemple
a cena: os discípulos apertados em torno de Jesus na sua casa; o povo esperando
atenção; os parentes preocupados
· Participe
da cena, especialmente a dificuldade de encontrar tempo para comer e a saída
dos parentes para agarrar Jesus
· Se
puder, releia os episódios anteriores, nos quais é narrada a intensa atividade
libertadora de Jesus e os riscos que ele corria
· Se achar oportuno e for possível, leia as
“pistas” (página 3)
(4) Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus
· Peça
sinceramente a Deus em favor das famílias do seu círculo de relações que
limitam e inibem as iniciativas de solidariedade
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Como
proceder quando a oposição ao nosso engajamento humanitário e cristão vem de
dentro da própria família?
(6) Retorne à vida cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
a invocação: “Jesus, que vens a nós na família de Nazaré, mantém nossa comunidade generosa
e criativa na fé!”
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Medite a canção “Tu vieste à margem do lago”
(Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=QgER5JFSpII&t=3s)
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Feche
a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração
Breves notas sobre Marcos 3,20-21
Chamando um grupo
de doze entre os muitos/as discípulos/as, Jesus constitui uma comunidade para
prosseguir sua missão, um núcleo visível do Reino de Deus, uma nova família
convocada a viver de modo alternativo e contracorrente. Mas esta passagem da
família de sangue à “família da Boa Nova” e do povo de Israel ao “novo povo de
Deus” não é simples nem tranquila.
Nos episódios
anteriores, diante da liberdade provocadora de Jesus frente à lei judaica, já
se formara um complot para decidir sua expulsão do judaísmo e executar sua morte.
Por isso, Jesus toma distância da sinagoga e passa a ensinar e curar em lugares
remotos e abertos. E acaba transformando a própria casa, lugar de acolhida e
segurança, em espaço de formação dos discípulos e de libertação das pessoas
doentes, que tinham dificuldades de ir ao templo.
Entretanto, essa
postura de Jesus acaba desagradando e preocupando seus próprios familiares, e
sua casa, que deveria ser um espaço de aconchego e segurança, perde o sossego
por causa das multidões de pessoas necessitadas que a ele acorrem, e está em
vias de se tornar uma prisão. Seus parentes querem agarrá-lo e retê-lo em casa,
porque lhes parecia que ele estava louco.
De fato, era
tanta gente que buscava Jesus que ele e seus discípulos não tinham tempo nem
para comer. Com a casa cheia de discípulos e o povo ao redor da casa, há tempo
a família havia perdido o sossego. Mas o que faz os parentes de Jesus pensar
que ele está doido é a coragem e a “imprudência” com que enfrenta e desmonta as
instituições, leis e costumes de Israel. A família pensa que ele enlouqueceu, e
os escribas dirão que ele está possuído por Belzebu.
Na verdade, os
parentes acham que Jesus estava indo longe demais, e que devia desistir da sua
missão de profeta do Reino de Deus. Noutro momento Jesus dirá que nossos
inimigos (aqueles que colocam em risco nossa salvação) podem vir de dentro de
casa, do interior da própria família. O dinamismo libertário do Reino de Deus
enfrenta o sistema de dominação e repressão, e ele tem como uma das suas
expressões a família patriarcal.
(Itacir Brassiani msf)
Mensagem do Papa Francisco
“O próprio Jesus sublinha que este caminho vai contracorrente, a ponto de
nos transformar em pessoas que questionam a sociedade com a sua vida, pessoas
que incomodam. Jesus lembra as inúmeras
pessoas que foram, e são, perseguidas simplesmente por ter lutado pela justiça,
ter vivido os seus compromissos com Deus e com os outros. Se não queremos
afundar numa obscura mediocridade, não pretendamos uma vida cômoda, porque, quem
quiser salvar a sua vida, vai perdê-la” (Gaudate et Exsultate, § 90).
Leitura Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que
“ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina,
deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que
não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para
alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.
Os textos propostos aqui
são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que
desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja
preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus
encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos
inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
www.msfamericalatina.org | Passo Fundo/RS
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