Ano A Roteiro de Leitura Orante
do Evangelho Nº 988
Dia 04/01/2023
| Tempo do Natal | Quarta-feira
Evangelho
segundo João (1,43-51)
(1) Coloque-se em atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
· Escolha
o lugar no qual você não seja interrompido/a
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se ouvindo o “Prólogo” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=3WpxcjYOKRM)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de João 1,43-51
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
· Na
cena de ontem, Jesus se encontra com os primeiros discípulos (André, Pedro e o
Discípulo Amigo), e marca a vida deles
· A
cena de hoje, que continua a de ontem, mostra Jesus se afastando da Judeia e se
dirigindo à Galileia, onde sentia-se mais seguro
· Na
Galileia, encontra e convoca Filipe (que era da mesma aldeia de Pedro e André),
e Filipe anuncia o encontro a Natanael
· O
diálogo de Jesus com Natanael deixa entender que esse primeiro grupo tem
dificuldades de entender a novidade trazida por Jesus
· Eles
não conseguem superar o enquadramento de Jesus dentro da ideologia messiânica e
nacionalista do judaísmo
·
O que a Palavra de Deus
diz em si mesma, o que está escrito?
(3) Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu
sentido nesse momento da vida?
· Releia
o texto lentamente, detendo-se em cada palavra e em cada gesto, interagindo com
os personagens
· Observe
com atenção o impacto que o convite de Jesus deixa em Filipe, assim como a sua
saída ao encontro de Natanael
· Qual
é a tensão que transparece no difícil diálogo entre Natanael e Jesus? Quem vê quem?
Como Jesus vê Natanael, e vice-versa?
· Será
que nossa visão de Jesus está realmente livre das ideologias que o reduzem e
capturam (intimismo, nacionalismo, racismo...)?
· Se achar oportuno e for possível, leia as
“pistas” (página 3)
(4) Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus
· Pergunte
a Jesus de onde e desde quando ele conhece você, e peça a ele a graça d
conhece-lo como ele é, em sua novidade libertadora
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· O
que podemos fazer para depurar a imagem e as ideias que temos de Jesus das
“impurezas” das nossas ideologias estreitas?
(6) Retorne à vida cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
a invocação: “Jesus, que vens a nós na família de Nazaré, mantém nossa comunidade generosa
e criativa na fé!”
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Medite a canção “Quando a gente encontra Deus”
(Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=34xskKb02q0)
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Feche
a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração
Breves notas sobre João 1,43-51
Depois do
encontro com André, Pedro e o discípulo anônimo, Jesus deixa as margens do rio
Jordão e se desloca para a Galileia,
onde pode se movimentar e agir mais livremente, longe dos olheiros do templo.
Encontra Filipe, conhecido de André e de Pedro, e o chama a segui-lo. Filipe
vai atrás de Natanael, e fala de Jesus como “aquele descrito por Moisés na Lei, e pelos profetas”.
Para Natanael, Jesus não representa novidade, mas
continuidade. Ele não rompe com as tradições e instituições. Por isso, o
primeiro grupo de discípulos terá dificuldades de reconhecer Jesus naquilo que
ele faz e concordar com ele. Ademais, sua vinculação com Nazaré – região
periférica e de população mestiça – levanta muitas suspeitas a quem bebe da
ideologia do templo.
Natanael é a figura do Israel fiel e autêntico, inclusive na
manifestação dos preconceitos. Ele vive à sombra do templo (figueira). Por
isso, vê Jesus no horizonte dos mestres da lei e do messianismo político e
monárquico alimentado e veiculado pelo templo. Daí se entende sua exclamação,
diante da declaração de Jesus: “Tu és o filho de Deus, tu és o rei de Israel”. Mesmo
assim, Jesus não exclui Natanael, e
ensina-lhe que a casa de Deus não é o templo mas o Filho do Homem, seu corpo,
sua tenda. E isso Israel não sabe, como Jacó não sabia que Javé estava com ele.
Jesus não procura nem escolhe apenas discípulos/as perfeitos/as, mas aperfeiçoa
aqueles/as que se aproximam dele através de outros/as ou que ele mesmo chama. Sua formação é feita na ação, na base
do “vinde e vede”, do confronto e do questionamento constantes, tudo com base numa amizade ilimitada e incondicional.
Ele supõe e exige uma decisão livre, mas também a estimula e alimenta. Mas não
esconde a necessidade de fazer rupturas
radicais.
O encontro com Jesus é sempre mediado (João Batista,
André, Filipe...). Outros nos levaram a Jesus, e nós precisamos levar outras
pessoas ao encontro deles, com a cuidado de não apresentar falsas imagens ou
começar por doutrinas, leis, conceitos ou definições. O manual de formação dos/as discípulos/as é o Evangelho!
(Itacir Brassiani msf)
Mensagem do Papa Francisco
“Enquanto a pandemia,
por um lado, fez emergir tudo isto, por outro, permitiu-nos fazer descobertas
positivas: um benéfico regresso à humildade; uma redução de certas pretensões consumistas; um renovado sentido
de solidariedade que nos encoraja a sair do nosso egoísmo para nos abrirmos ao
sofrimento dos outros e às suas necessidades; um empenho, nalguns casos
verdadeiramente heroico, de muitas pessoas que se deram para que todos conseguissem
superar do melhor modo possível o drama da emergência” (Mensagem para o Ano Novo, 2023).
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que
“ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina,
deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que
não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para
alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.
Os textos propostos aqui
são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que
desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja
preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus
encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos
inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
www.msfamericalatina.org | Passo Fundo/RS
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