Ano A Roteiro de Leitura Orante
do Evangelho Nº 990
Dia 07/01/2023
| Tempo do Natal | Sábado
Evangelho
segundo João (2,1-11)
(1) Coloque-se em atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
· Escolha
o lugar no qual você não seja interrompido/a
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se ouvindo o “Prólogo” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=3WpxcjYOKRM)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de João 2,1-11
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
· Com este texto de João, a Igreja nos propõe mergulhar
um pouco mais no mistério do Verbo que se faz carne e ação no meio de nós
· João nos apresenta a Mãe de Jesus presente na vida
do seu povo, partilhando suas alegrias, atenta às suas necessidades
· Ela não chama a atenção sobre si, mas sobre a
tragédia que ameaça arruinar a alegria do seu povo
· E nos ensina que a solução para as crises e
carências que ferem está em fazer o que Jesus fez e pede que façamos
· Mas o núcleo central da cena é Jesus, que, com sua
presença discreta e sua Palavra, muda nossas carências em abundância
·
O que a Palavra de Deus
diz em si mesma, o que está escrito?
(3) Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu
sentido nesse momento da vida?
· O que Maria disse silenciosamente ao Brasil que
escravizava os negros quando encontraram sua imagem de cor negra?
· O que Maria está dizendo hoje, quando a indiferença,
intolerância e a violência contra negros, indígenas, migrantes e outras
minorias brotam por todos os lados?
· Daquilo que Jesus fez e pede que façamos, o que é
indispensável para resgatar a dignidade dos marginalizados e oprimidos?
· Se achar oportuno e for possível, leia as
“pistas” (página 3)
(4) Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus
· Reze a Ave Maria, recordando as cenas evangélicas
às quais se referem e deixando que cada palavra da oração ressoe profundamente
em você
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
·
O que poderíamos
fazer para evitar que nossas liturgias e pastorais se tornem vazias, incapazes
de suscitar esperança e alegria?
(6) Retorne à vida cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
a invocação: “Jesus, que vens a nós na família de Nazaré, mantém nossa comunidade generosa
e criativa na fé!”
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Medite a canção “Quanto teu filho contigo vier”
(Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Wl7IJXDpqDs)
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Feche
a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração
Breves notas sobre João 2,1-11
Este casamento narrado pelo evangelho
de João é um entre tantos que aconteciam no tempo de Jesus, e Caná é um lugar
insignificante. Mas Jesus, seus discípulos, seus parentes e sua mãe estavam lá,
o que confere importância à cena. A mãe de Jesus percebe a carência e avisa o
filho. Seu olhar é justo e adequado, e não manifesta nenhum resquício de ironia
ou crítica.
Notar que o vinho acabou significa
perceber a esterilidade da velha aliança, revelar que a crise entre o povo e
Deus chegara ao seu ápice. Na observação de Maria ressoa a voz desolada de um
povo inteiro que percebe que a alegria da aliança está se exaurindo e as
lideranças não se dão conta. Respondendo à mãe, Jesus sublinha que ele é um
simples convidado, e com o substantivo “mulher”, parece não dar importância
pública aos laços de parentesco.
Maria é uma mulher totalmente seduzida
pelo mistério de Deus e do seu Reino. A ele e à sua vontade havia dado seu
consentimento quando da anunciação pelo anjo. Ela nos ensina que, para ser
discípulos/as de Jesus, é necessário aderir a ele, aprender com ele, e fazer o
que ele pede. É preciso passar da nossa vontade à vontade de Deus, permitir que
nossa vida seja radicalmente transformada.
Jesus lança mão de seis jarras de pedra
(a pedra simboliza a Lei, e o número seis remete aos seis dias da criação), mas
aparentemente não faz nada. Os serventes fazem sem questionamento e sem demora
o que Jesus pede, e a água acaba misteriosamente transformada em vinho. Fazendo
isso, Jesus se revela como o verdadeiro noivo, e é a humanidade inteira que se
beneficia das antigas promessas. Em Jesus, Deus faz aliança com a humanidade e
comunica a ela a vida abundante.
Este é o primeiro sinal que Jesus
realiza publicamente. Na verdade, ele não faz nada, a não ser orientar os
serventes. O segredo da vida abundante e da festa da vida está em fazer o que
Jesus diz: amar como ele nos amou; adorar a Deus em espírito e verdade;
reconhecer as próprias culpas antes de apedrejar os outros; nascer de novo e do
alto (do amor crucificado); cuidar das suas ovelhas...
(Itacir Brassiani msf)
Mensagem do Papa Francisco
“O que se nos pede para fazer? Antes de mais nada,
permitir que, através deste momento histórico, Deus transforme os nossos
critérios habituais de interpretação do mundo e da realidade. Não podemos
continuar a pensar apenas em salvaguardar o espaço dos nossos interesses
pessoais ou nacionais, mas devemos repensar-nos à luz do bem comum, com um
sentido comunitário, como um “nós” aberto à fraternidade universal. Não podemos ter em vista apenas
a proteção de nós próprios, mas é hora de nos comprometermos todos em prol da
cura de nossa sociedade e do nosso planeta, criando as bases para um mundo mais
justo e pacífico, seriamente empenhado na busca dum bem que seja
verdadeiramente comum” (Mensagem
para o Ano Novo, 2023).
Leitura Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que
“ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina,
deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que
não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para
alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.
Os textos propostos aqui
são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que
desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja
preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus
encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos
inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
www.msfamericalatina.org | Passo Fundo/RS
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