terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Duas mensagens com sabor da amazonia

Querida irmã, querido irmão!

"Desejo uma Igreja pobre para os pobres...
É necessário que todos nos deixemos evangelizar por eles...
Somos chamados a descobrir Cristo neles: não só a emprestar-lhes a nossa voz nas suas causas, mas também a ser seus amigos, a escutá-los, a compreendê-los e a acolher a misteriosa sabedoria que Deus nos quer comunicar através deles" (Evangelii Gaudium 198).

Com imensa alegria celebremos o Natal de Jesus neste tempo novo do Papa Francisco que nos convoca para realizar uma  reforma profunda da Igreja: convertida a Jesus e vestida de Evangelho, misericordiosa e missionária, que vai à periferias existenciais e geográficas, descentralizada, aberta, servidora, Igreja da inclusão, do encontro, da ternura.
Jesus que nasce pobre entre os pobres é o modelo.
Feliz Natal e um Ano Novo de paz e esperança.

+ edson damian
São Gabriel da Cachoeira, Amazonas



“Não havia lugar para eles“ (Lc 2,7)
Por que não havia lugar para eles? São forasteiros. Ninguém os conhece. Falam com sotaque da Galileia. Aqui não há lugar para estranhos!
E essa mulher grávida! Logo mais vai dar à luz. Aqui não é lugar para parto. Um recém-nascido perturba e tira o sossego de outros hóspedes. Aqui não há lugar!  Somente lá fora, naquele estábulo!
Brasil, país imenso, privilegiado por Deus, natureza exuberante, terra fecunda, águas saudáveis! Mas é um lar de portas abertas? Há lugar para todos?
Indígenas expulsos de suas terras. Agricultores banidos do campo. Famílias arrancadas de suas casas e sítios por causa da hidrelétrica de Belo Monte. Mães com crianças sem abrigo. Doentes sem leito nos hospitais.
Jesus nasceu fora da cidade. Dois mil anos atrás não havia lugar para ele. Será que hoje é diferente?
Que o Santo Natal nos faça abrir os olhos e o coração e as bênçãos de Deus nos acompanhem no Ano Novo!
Erwin,

Bispo do Xingu

Nenhum comentário: