quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Mais uma partilha do Pe. Ceolin

“Mestre, estamos morrendo!”
O ronco dos motores anuncia a chegada dos coirmãos. Recolhido no meu quarto, abri a Bíblia Sagrada deparando-me ao acaso com a passagem em que Lucas relata o episódio da tempestade que pôs em sério perigo a vida dos discípulos, enquanto Jesus repousava (cf. Lc 8,22-25). Sensibilizou-me a frase “Mestre, estamos morrendo!” Senti um ligeiro calafrio, porque a frase me transportou à cena do acidente automobilístico ocorrido a menos de um mês.
Na manhã do dia 28 de agosto de 1997 viajávamos a Caibi a ex-funcionária do Lar de Nazaré, Ana Pandini, e eu, para a consulta mensal com a Equipe da Pastoral da Saúde. Ao sair de uma leve curva da rodovia vi uma Kombi parada no acostamento, à minha direita. Mantive a velecidade em 115 km horários, pensando que o motorista iria aguardar a minha passagem. Mas eis que, já a 15 metros de distância, a Kombi invadiu a minha pista com o intuito de atravessá-la. “Meu Deus!...” Firmei a direção do Gol. Sentei o pé no freio. O único pensamento que tive foi: “É hoje! Desta sairemos vivos ou mortos?”

Revivido o episódio, pus-me a relacioná-lo com o relato de Lucas, aplicando-o à minha vida e à vida da Província. Primeiro: Ao ver a Kombi parada, eu não tivera a mínima previsão de perigo de vida. Por que os discípulos somente se aperceberam do risco de vida quando a barca já se enchia de água? Eles não eram marinheiros de primeira viagem; tinham larga experiência com o marulhar das ondas encapeladas... Segundo: Eles em desespero, e Jesus a dormir, refestelado num travesseiro!... Esta experiência desoladora amargará mais tarde as comunidades cristãs, quando os fortes ventos da perseguição ameaçavam-nas de extermínio. Terceiro: Jesus pode salvar-nos! Uma vez mais Deus manifesta seu poder na história daqueles que nele depositam fé e esperança. Parece-nos que dorme. Ele quer ser acordado. Só intervém quando solicitado. Salva os que ardentemente querem ser salvos. Como ajudar a quem não quer, não pede ajuda?...
Durante a viagem a Caibi, oramos diversas vezes, pedindo proteção. Hoje, apoiado no parecer de dois médicos, concluo: o Senhor ouviu e atendeu as nossas preces! Graças a eles é que estamos vivos. Levo para o resto da vida esta certeza: quando minha fé diminuir, quando meu ardor apotólico eclipsar, quando minha vocação e meu celibato começarem a ruir, ainda é tempo, está mais que na hora de gritar: “Mestre, estou morrendo! Acorda! Salva-me!”
Enfim, como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar. Quem se expõe ao perigo, nele perece. Com certeza, tivesse eu mantido o veículo na velocidade abaixo de 100 km por hora, teria evitado o acidente. Somente agora tomo consciência disso... Em minha vida de consagrado, em que momentos e de que modo posso expor a vocação, o celibato, os votos, minha salvação, em grave risco de naufragarem? Que cuidados venho tendo para evitar meu naufrágio?
Por exemplo, se eu vier a desleixar a vida de oração, deixar de ir aos encontros de Comunidade e de Província, se for engordando mais e mais minha caderneta de poupança, se abandonar os retiros anuais, se me entregar a certos tipos de relacionamentos afetivos, se me acostumar a sair de casa fazendo misterinhos... estaria me expondo a um sério naufrágio, a um acidente de enorme repercussão em minha vida e na vida de muitos?!
Por isso, rezo suplicante e confiante: “Senhor, bem sabes que sem ti eu não sou ninguém! Conheces minhas fraquezas! Peço-te a graça e a virtude da prudência, para que jamais me exponha à mercê dos ventos e das ondas neste mar revolto da vida! Ouve-me quando eu gritar por socorro. Faz com que eu grite e não me cale ao ver-me em perigo. Abre-me os olhos a fim de que dele me aperceba em tempo. Obrigado pela graça da vida, que protegeste uma vez mais. Obrigado, Senhor, agora e sempre!”
Pe. Rodolpho Ceolin msf


(Conforme nota do próprio Pe. Ceolin, esta reflexão ficou engavetada por muitos meses. Foi escrita durante o XXV Encontro dos Irmãos (setembro de 1997). Ele decidiu torná-la pública “para partilhar com os coirmãos a experiência vivida,para a maior glória de Cristo”. O texto foi publicado em O Bertheriano, Ano XXVII, N° 61, Março/1999, p. 16-17)

Nenhum comentário: