A ascensão é a elevação daquele que foi rebaixado
Ascensão lembra
geralmente subida, elevação, distanciamento e superioridade. Mas é também uma
metáfora que expressa a idéia e a
experiência de ser destacado,
promovido, e reconhecido. Parece ser este o sentido original e mais
profundo da boa notícia pregada pelos cristãos a respeito de Jesus de Nazaré: a
ascensão é uma outra forma de proclamar sua ressurreição, de afirmar que a
pedra rejeitada pelos construtores tornou-se a pedra principal, de renovar a
adesão a ele e o engajamento na missão que ele cumpriu e confiou em testamento
as seus discípulos.
São Paulo
experimenta pessoalmente que Espírito Santo revela Deus em sua amável nudez e
ajuda a conhecê-lo em profundidade. Conhecer Deus assim como ele se revelou em
Jesus de Nazaré significa reconhecer e
assimilar a esperança para a qual nos chamou e a herança gloriosa que nos
deixou: ser seu corpo vivo na história, corpo sob o qual tudo o mais foi
colocado e acima do qual nada de significativo existe, fora o próprio mistério
de Deus. E é isso que Paulo anuncia e deseja que também nós experimentemos: que
o Espírito nos conduza ao conhecimento de Deus e à fidelidade ao seu amor.
O Jesus
Cristo no qual cremos e em nome do qual vivemos não é um espírito que se
compraz em esvoaçar acima do mundo. Ele compartilhou conosco a corporeidade e
sentiu fome; experimentou conosco a busca e a sede; dividiu conosco a angústia
e a ternura; provou o mel do amor e o fel da traição; abriu conosco e para nós
um caminho de vida no frio corredor da morte; espalhou sementes de liberdade
nas terras infectadas pela erva daninha da indiferença. É assim, nnesta concretude humana e histórica, que ele nos revela o
mistério mais profundo de Deus.
A
ascensão, celebrada dentro do tempo pascal, enfatiza que a vida cristã é muito
mais que espera da plenitude celeste. Os discípulos de Jesus de Nazaré não
podem se acomodar na simples contemplação de alguém que subiu ao céu, mesmo que
este alguém seja o próprio Jesus Cristo. “Por que ficais aqui, parados, olhando
para o céu?” Professando a ascensão de Jesus, a comunidade cristã quer
ressaltar mais uma vez que aquele corpo humano e marcado pelo trabalho, aquele
homem constestado e condenado é assumido
e reconhecido pelo próprio Deus como a expressão plena e cabal de si mesmo.
Mas a
ascensão não é algo que tem a ver apenas com Jesus de Nazaré. Ele é o primogênito de muitos irmãos e
irmãs. Ele é a cabeça de um corpo composto de muitos e variados membros. À
glorificação do primogênito segue a honra dos seus irmãos e irmãs, começando
pelos considerados menores. À elevação da cabeça segue o reconhecimento da
dignidade daqueles que realizam sua vontade. É famosa inversão enfatizada por
Jesus na sua pregação: na lógica do Reino de Deus, os últimos passam a ser os
primeiros. E isso não vale só para um futuro incerto: é fato e convicção já
agora.
Então, a
ascensão de Jesus Cristo não é unicamente o fim de sua presença física no meio
de nós: é também o início de nossa missão
em seu nome. A liturgia da ascensão está inteiramente focada nesta
responsabilidade intransferível e inadiável da comunidade cristã. Convictos de
que o Crucificado foi exaltado, os cristãos vencem o medo e se tornam
testemunhas de Jesus Cristo no coração do mundo e nos pulmões da história. E,
nesta missão, se recusam a reconhecer fronteiras políticas e culturais e não se
intimidam diante da própria fraqueza.
Sendo uma
forma de manter viva a memória de Jesus de Nazaré, este testemunho tem força de
transformação. Amparados na certeza da glorificação de Jesus, ostentamos em
nosso corpo as marcas da crucifixão de Jesus Cristo. Na qualidade de testemunhas,
anunciamos Jesus Cristo, defendemos aqueles por quem ele deu a vida, atestamos
a veracidade do seu caminho e a beleza do seu projeto de vida. E descobrimos
que é o próprio Sopro de Deus que nos
faz testemunhas “em Jerusalém, na Judéia, na Samaria e até os confins do mundo...
Estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos...”
Deus Pai e Mãe, mistério de amor que
acolhe e envia, que gera comunhão e dispersa em missão: aqui estamos para pedir
que em nós se cumpra tua promessa. Envia à tua Igreja e a cada fiel o fogo do
teu Espírito. Faze de nós uma comunidade em missão, um povo que congregue no
seu seio todos os homens e mulheres de boa vontade, que seja uma imensa
caravana empenhada no resgate da cidadania e da dignidade dos teus filhso e
filhos, em todos os quadrantes da terra. Ajuda as Igrejas a buscarem a unidade,
sem superficilismos nem desculpas. Assim seja! Amém!
Pe. Itacir Brassiani msf
(Atos
dos Apóstolos 1,1-11 * Salmo 46 (47) * Carta aos Efésios 1,17-23 * Mateus
28,16-20)
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