O
SOFRIMENTO DEVE SER LEVADO A SÉRIO
Jesus chega a Naim quando a pequena aldeia se está vivendo
um acontecimento muito triste. Jesus vem a caminho, acompanhado dos Seus
discípulos e de uma grande multidão. Da aldeia sai um cortejo fúnebre a caminho
do cemitério. Uma mãe viúva, acompanhada pelos seus vizinhos, está levando ao
enterro o seu único filho.
Em poucas palavras, Lucas descreve-nos a trágica
situação da mulher. É uma viúva, sem esposo que a cuide e a proteja naquela
sociedade controlada por homens. Ficava-lhe apenas um filho, mas também este
acaba de morrer. A mulher não diz nada. Só chora a sua dor. Que será dela?
O encontro foi inesperado. Jesus vinha anunciar
também em Naim a Boa Nova de Deus. Qual será a Sua reação? Segundo o relato, «o Senhor olhou-a, comoveu-se e
disse-lhe: Não chores». É difícil descrever melhor o Profeta da
compaixão de Deus.
Não conhece a mulher, mas olha-a demoradamente.
Capta a sua dor e solidão, e comove-se até ao Seu íntimo. O abatimento daquela
mulher chega ao Seu interior. A Sua reação é imediata: «Não chores». Jesus
não pode ver ninguém chorar. Necessita intervir.
Não pensa duas vezes. Aproxima-se do féretro, detém
o enterro e diz ao morto: «Jovem, a ti te digo, levanta-te». Quando o jovem se recompõe
e começa a falar, Jesus «entrega-o à sua mãe» para que deixe de chorar. De novo
estão juntos. A mãe já não estará só.
Tudo parece simples. O relato não insiste no aspeto
prodigioso do que Jesus acaba de fazer. Convida os seus leitores a ver nele a
revelação de Deus como Mistério de compaixão e Força de vida, capaz de
salvar inclusive da morte. É a compaixão de Deus que faz de Jesus tão sensível
ao sofrimento das pessoas.
Na Igreja temos de recuperar quanto antes a
compaixão como o estilo de vida próprio dos seguidores de Jesus. Temos de a
resgatar de uma concepção sentimental e moralizante que a desprestigiou. A compaixão
que exige justiça é o grande mandato de Jesus: «Sede compassivos como o vosso
Pai é compassivo».
Esta compaixão é hoje mais necessária do que nunca.
Nos centros de poder, tudo é levado em conta, menos o sofrimento das vítimas.
Trabalha-se como se não houvesse dores nem perdedores. Das comunidades de Jesus
deve ressoar um grito de indignação absoluta: o sofrimento dos inocentes tem de
ser tomado a sério; não pode ser aceito socialmente como algo normal pois é
inaceitável para Deus. Ele não quer ver ninguém a chorar.
José Antonio Pagola
Tradutor: Antonio Manuel Álvarez Perez
Tradutor: Antonio Manuel Álvarez Perez
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