Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 550
Dia 23/10/2021 | 30ª Semana Comum | Domingo
Evangelho segundo Lucas (13,1-9)
(1) Coloque-se em atitude de oração
·
Escolha um momento adequado e
tranquilo/a para a meditação
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Escolha o lugar no qual você se sinta
bem e não seja interrompido/a
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Busque uma posição corporal que lhe
ajude a concentrar-se
·
Acenda uma vela, e tome a bíblia em
suas mãos
·
Tome consciência de si mesmo/a e do
momento que vivemos
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Faça silêncio interior e ative o
desejo de ouvir a Palavra de Deus
·
Prepare-se cantando o mantra: “Tua Palavra é luz do meu
caminho!” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=-AsfnLP_blo)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
·
Leia com toda a atenção o texto de Lucas 13,1-9
·
Leia o texto em voz alta (se achar
necessário e for possível)
·
Jesus
se aproxima de Jerusalém, e os discípulos continuam surdos ao seu ensino,
obcecados pelo brilho dos grandes e chefes do império
·
Já
nos subúrbios da capital, Jesus é interpelado por um entre os muitos cegos que
mendigavam uma ajuda aos piedosos peregrinos
·
Sua
condição social fica clara tanto no nome (“filho da impureza”), como na sua
condição de mendigo e de ficar à margem da estrada
·
Ouvindo
que Bartimeu grita por compaixão, Jesus para e pede “o que quer que eu faça por
você?”, a mesma pergunta que fizera a Tiago e João
·
Os
discípulos pediram status e privilégios, mas Bartimeu pede a capacidade de ver,
reconhecer Jesus e segui-lo como discípulo
·
O que a Palavra de Deus
diz em si mesma?
(3) Medite a Palavra de Deus
·
Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e
meditada diz a você hoje, nesse momento?
·
Bartimeu
é o primeiro personagem a chamar Jesus de “filho de Davi”
·
Releia
as sucessivas cenas anteriores, gesto por gesto, palavra por palavra,
percebendo os sentimentos e apelos mais profundos
·
Observe
bem o papel de protagonista do cego mendigo, enumere as ações que ele realiza
(os verbos que as descrevem)
·
Você
percebe a diferença radical entre aquilo que Tiago e João pedem e aquilo que o
mendigo Bartimeu pede a Jesus?
·
Qual
é seu desejo mais profundo, que queima suas entranhas, e pelo qual você seria
capaz de deixar tudo o mais?
·
Se achar oportuno
e possível, leia as “pistas” (página 3)
(4) Reze com o texto lido e meditado
·
Tome consciência de que este texto é
Palavra de Deus
·
Depois de escutar atentamente, agora é
sua vez de falar
·
Não mude de assunto, pois sua palavra é
sua resposta a Deus
·
Permita que o próprio Deus dirija a sua
oração, a sua resposta
·
Não se preocupe com raciocínios e
frases bem articuladas
·
Repita
várias vezes: Jesus de Nazaré, tem compaixão de mim! Que eu possa ver de novo,
e seguir-te pelo caminho!
·
Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz
dizer a Deus?
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
·
Procure contemplar a realidade do mundo
com o olhar de Deus
·
Busque meios para colocar em prática o
que Deus lhe fala
·
Perceba o que você precisa mudar a
partir dessa meditação
·
Responda: O que Deus está pedindo que eu
mude ou faça?
(6) Retorne à vida cotidiana
·
Recite o Pai Nosso e a Ave Maria
·
Recite ou cante a invocação: “Jesus,
manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao teu!”
·
Assuma um compromisso pessoal de
conversão e mudança
·
Ouça, assista, medite e reze com a
canção “Sou como o cego Bartimeu” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=dDqBDkzxutM)
·
Assuma um compromisso pessoal de
conversão e mudança
Pistas sobre Lucas 13,1-9
Jesus está na última etapa do seu
caminho de “subida” a Jerusalém. Jericó fica a poucos quilômetros da capital
cantada e idealizada, já na área suburbana. Os mendigos, dependentes das
intensas e constantes peregrinações populares, aparecem cada vez mais
frequentemente. Por outro lado, os discípulos continuam cegos e fechados à
proposta de Jesus, e os ricos desertam desanimados.
O nome do cego e mendigo Bartimeu,
significa literalmente “filho da impureza”, “sujo”, ou “impuro”. Enquanto os
discípulos, que pensam enxergar bem e acompanham Jesus pelo caminho, o cego e
mendigo está fixo à terra e depende da boa vontade dos peregrinos. Enquanto os
discípulos imaginam esperam que Jesus seja um messias poderoso e vitorioso, o
mendigo o invoca no horizonte de um messianismo popular, identificado com a
causa dos pobres (“filho de Davi”).
E mais ainda: Jesus faz a mesma
pergunta ao cego e aos filhos de Zebedeu, mas enquanto Tiago, João e,
provavelmente, todos os outros 10, desejam e pedem privilégios, o mendigo e
cego deseja e pede unicamente que seus olhos se abram. O jovem rico não é capaz
de distribuir seus bens para seguir Jesus, enquanto que Bartimeu abandona o
manto, o único bem que possuía, e põe-se a caminho. Os ricos e nobres acabam
sendo os últimos, enquanto os pobres e “sujos” ocupam são os primeiros a seguir
Jesus.
Bastimeu é um personagem oposto ao
jovem rico, e é o absoluto protagonista nesta cena: grita, torna a gritar, não
obedece quando querem que ele se cale, faz Jesus parar, desfaz-se do manto, dá
um pulo, põe-se de pé, dialoga, pede, e caminha. Por isso, ele é uma imagem de
toda pessoa habitada pelo desejo de ver e conhecer, um modelo ideal ou
paradigma de discípulo. E, de tabela, é também um “teólogo popular”, pois,
mesmo cego, reconhece em Jesus o herdeiro de Davi, e invoca a compaixão daquele
que representa o líder popular que sabe o que significa ser suspeito, excluído
e marginalizado, inclusive pelo pai e pelos irmãos maiores.
(Itacir Brassiani msf)
Reflexão Missionária
“O Reino de
Deus destina-se a todos os homens, pois todos foram chamados a entrar nele.
Para sublinhar este aspecto, Jesus
aproximou-se sobretudo daqueles que eram marginalizados pela sociedade,
dando-lhes preferência. No início do Seu ministério, proclama que foi “enviado
a anunciar a Boa Nova aos pobres”. As vítimas da rejeição e do desprezo,
declara “bem-aventurados vós, os pobres”, revelando
imensa ternura pelos necessitados e pecadores”. (São
João Paulo II, Redemptoris Missio,
14)
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do
Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões
ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja
para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um
terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons
e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
(http://itacir-brassiani.blogspot.com/
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