quinta-feira, 3 de outubro de 2013

XIII Capítulo Geral dos MSF

Que o Senhor abra nossos ouvidos!

Este terceiro dia do XIII Capítulo Geral se caracterizou pelo exigente exercício da escuta. E começou bem, pois a liturgia, celebrada às 7:00 da manhã, hoje sob a responsabilidade da Província da Argentina, nos ofereceu o belo relato da celebração da Palavra realizada no tempo do sacerdote Esdras e relatada por Neemias (cf. Ne 8,1-12). Mas nos oferecia também o envio missionário que multiplicou os Doze por seis, o envio dos setenta e dois discípulos (Lc 10,1-12), lembrando que, como religiosos e missionários, não somos os únicos nem os mais importantes, mas fazemos parte de uma imensa caravana de homens e mulheres diversamente enviados/as.
Mas nosso exercício de escuta não foi exatamente focalizado na Palavra de Deus, ao menos não na Palavra de Deus registrada na Bíblia. Talvez tenha sido – e isso significaria que teríamos alcançado o objetivo que preside esta fase do Capítulo – um exercício de escuta e contemplação da Palavra que se fez carne, que ressoa, geme, frutifica, canta e morre na vida das nossas diversas Províncias. Com esta intenção, procuramos escutar e acolher a vida que subjaz aos relatórios apresentados pelas diversas Províncias.
Como costumamos fazer em ocasiões como essa, seguimos a ordem alfabética das Províncias. Na verdade, este exercício o começamos ontem, acolhendo o relatório da Província América Setentrional (A), da Província  Argentina (Ar), da Província Brasil Meridional (Bm) e da Província Brasil Oriental (Bo). Na manhã de hoje dedicamos um longo tempo, pois assim o exige a complexidade da situação, à Província Brasil Setentrional (Bs) e à Província do Chile (C). Na parte da tarde ainda tivemos fôlego para escutar a palavra que nos disseram as Províncias da França (G), da Alemanha (Goc), da Suíça (H) e de Java (J).
O que produz tudo isso, além de cansaço? Sim, porque quem não sabe que escutar sucessivos relatos, em línguas diversas, sobre realidades muitas vezes distantes, é tremendamente exigente e, por isso, cansativo? Mas haveria outro caminho, mais fácil e ao mesmo tempo, correto? Não podemos desviar ou ignorar este princípio fundamental da nossa fé: o Espírito de Deus foi enviado ao mundo e nos fala desde dentro da realidade. Se queremos acolher a Palavra viva de Deus não podemos evitar o complexo exercício de escutar e discernir a realidade, começando pela concretissima realidade das nossas Províncias. Concluiremos este exercício amanhã, dando voz às Províncias de Kalimantan (K), Madagascar (M), Holanda (N) e Polônia (P). Depois, na tarde de amanhã e na manhã de sábado, teremos ainda o relatório do Governo Geral, e aí sim, poderemos tentar identificar a Palavra que Deus está querendo nos dizer desde dentro desta realidade.

Itacir Brassiani msf

Nenhum comentário: