segunda-feira, 7 de outubro de 2013

XIII Capitulo Geral MSF

Iniciando a segunda etapa
O grupo de "peregrinos" chegando em Padua
Como ninguém é de ferro, ontem (assim como a tarde de sábado) foi tempo de descanso geral dos capitulares. Descanso sim, mas nem tanto, pois acompanhei um grupo de coirmãos (Tito Javier, do Chile; André e Jandir do Brasil Meridional; Genivaldo e Paulo Roberto, do Brasil Oriental; Domingos e George, do Brasil Setentrional), numa visita a Pádova e Veneza.
Fomos de trem, e, para garantir um tempo razoável de visita, tivemos que partir da estação central às 06:50, de modo que tivemos que acordar antes das 5:30! A viagem até Pádova durou três horas e meia, apesar do trem chegar a 240 km por hora... Chegamos com chuva e, às 11:00, participamos de uma bela e concorrida missa dominical na Basílica de Santo Antônio. Depois de visitar as relíquias de Santo Antônio (hábito, língua, maxilar e aparelho vocal...), voltamos à estação, sempre sob uma chuva insistente e com um inesperado frio (14°). Enquanto esperávamos o trem para Venezia, fizemos uma rápida refeição. Às 14:30 chegamos à estação Santa Lúcia, em Veneza.
Praça S. Marcos - Veneza
O tempo em Veneza estava melhor, e a chuva se reduzia a uma ligeira garoa. Mas nem mesmo uma chuva intensa poderia deter o entusiasmo dos coirmãos com a beleza única desta cidade. Depois de caminhar serpenteando pelas ruas (que, na verdade, são apenas calçadas, pois nenhum veículo circula nelas) e costeando inúmeros canais, chegamos à famosa praça São Marcos. É um belo conjunto de edifícios e praças que remontam ao século XI-XII, em cujo centro dominam altaneiras a basílica de São Marcos e a famosa torre de tijolos. Tudo em perfeito estilo medieval, com notável influência árabe. Pena que a basílica estava fechada para os turistas...
Continuamos nossa caminhada pelas ruelas e pontes, agora rumando de novo à estação de trem, onde chegamos um pouco antes do nosso horário de retorno. O trem partiu às 18:25 e, como previsto, chegamos a Roma pontualmente, às 22:10, e à casa onde se desenrola o Capítulo, às 22:50. Não é preciso dizer que todos estávamos exautos, mas felizes, depois de uma jornada que durou mais de dezessete horas.
Ponte Rialto - Veneza
Na manhã de hoje, segunda, começamos a segunda etapa do nosso Capítulo Geral. A abertura desta fase coube ao Pe. Giulio Albanese, um missionário comboniano italiano, que também é um premiado jornalista e escritor. Pe. Albanese nos brindou com uma bela, instigante e profunda reflexão, que teve como título “Os sinais dos tempos e as expectativas dos povos”. Não poderia ter sido melhor para fechar nossa escuta da realidade e começar a projetar nossa vida e missão para os próximos seis anos. Partilho esta reflexão com quem estiver interessado, em pequenos fragmentos diários, neste blog.
À tarde, iniciamos as atividades nos cinco “Grupos Temáticos”, em vista da elaboração de propostas. A grande dificuldade é a comunicação. No meu grupo (missão e evangelização), somos nove membros e devemos nos comunicar em quatro diferentes línguas (espanhol/português, francês, italiano e inglês)! Isso exige tempo, atenção, humildade e simplicidade. Oxalá isso não impeça um bom trabalho nessa fase decisiva do Capítulo...

Itacir Brassiani msf

Nenhum comentário: