sexta-feira, 28 de julho de 2023

O Evangelho de cada dia (62)

Ano A | Santos Lázaro, Marta e Maria | João 11,19-27

(29/07/2023)

Marta, discípula e amiga de Jesus, é mais conhecida pela passagem de Lucas, onde ela aparece atazanada com os afazeres domésticos e reclama da passividade de Maria, sua irmã, empenhada na escuta de Jesus. Ambas moravam em Betânia e são irmãs de Lázaro. Este núcleo de acolhida e convivência fraterna e amistosa era frequentado com gosto por Jesus. O texto ilumina a memória dos três santos, que o Papa Francisco quis oferecer à Igreja.

A cena de hoje faz parte de um conjunto literário maior, que é a enfermidade, a morte e o reerguimento de Lázaro. O pequeno fragmento que estamos meditando começa com um ambiente e um clima de desolação, de lamentação, de fim de festa. A desolação é maior porque Jesus fora avisado da enfermidade do amigo, e não quis mudar sua agenda para curá-lo. Os judeus se mostram amigos e chegam para consolar as duas irmãs pela morte de Lázaro.

Marta sai ao encontro de Jesus na estrada, e começa o diálogo manifestando sua dor e censurando-o: “Se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido...” Ela segue Jesus esperando algum benefício, pois o considera um potente curador. Ela ainda não sabe o que significa o seu amor, e vê Jesus como apenas um mediador poderoso da ação de Deus. Sua crença na ressurreição é para o final dos tempos, a mesma dos fariseus. Sua adesão a Jesus é imatura, e expressa a adesão parcial e insuficiente de todos os discípulos.

Entretanto, a passagem da morte para a vida se dá no encontro pessoal e profundo com Jesus e na adesão a Jesus. Porque Jesus é Vida, a morte não tem poder sobre ele e quem acredita nele. O “último dia” é antecipado na cruz, do alto da qual ele abraça a humanidade sem excluir ninguém, e derrama seu Espírito. Quem recebe o Espírito de Deus e se deixa mover por ele não conhecerá a morte nem o medo, e conquista a plena liberdade de amar e servir.

Marta percebe que a fé tradicional não é suficiente e pronuncia uma bela profissão de fé: Jesus é vida e ressurreição, o Ungido e Filho de Deus, enviado para que todos tenham vida. Ela chega à maturidade da fé, e não lamenta mais a morte, porque conhece a Vida. E, como discípula missionária que chegou à maioridade, ela nos ensina o valor da acolhida fraterna no seguimento de Jesus.

 

Meditação:

·    Você se reconhece no lamento de Marta, que se interroga porque Jesus não evita ou remedia certas situações dolorosas?

·    Você crê firmemente que aderir a Jesus é passar da morte para vida já agora? Como você expressa essa fé e essa adesão a ele?

·    Como acolher a fé na ressurreição como dinamismo de esperança e compromisso histórico, e não como desprezo da história concreta?

·    Como Marta, conhecida popularmente por seu ativismo, pode nos ajudar a avançar no seguimento de Jesus?

Nenhum comentário: