segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

O Evangelho na vida de cada dia (187)

187 | Ano B | 1ª Semana do Advento | Terça-feira | Lucas 10,21-24

05/12/2023

A espiritualidade do advento são os óculos que devemos usar para ler e entender os textos bíblicos sugeridos à nossa meditação e oração. E estes óculos dirigem nosso olhar para os pequenos sinais, para os grandes sonhos, para a preparação e a acolhida de algo novo e determinante para nossa vida e para a história, que está acontecendo sutilmente no mundo.

Este pequeno trecho do evangelho de Lucas é o coração da sua obra: a reação jubilosa e calorosa de Jesus à breve ação missionária dos setenta e dois discípulos/as. Neles, Jesus vê a abertura e a disponibilidade à novidade libertadora de Deus. Com isso, Jesus nos chama à simplicidade e à abertura para reconhecer e acolher o “Deus Pequeno” que nos vem libertar.

Jesus defrontou-se com a arrogância e a autossuficiência dos líderes religiosos e das elites culturais, sociais e econômicas do seu tempo. Elas tendiam a manipular o nome a imagem de Deus em benefício deles e contra as pessoas simples. Por isso, Jesus diz que o Deus verdadeiro, o Pai de Jesus e nosso, decidiu conscientemente não se revelar aos membros dessas elites, que ele esconde a eles seu rosto.

Jesus conhecia também a profundidade e a sinceridade da fé das pessoas simples e humildes. Elas não são eticamente superiores a ninguém, mas estão em condições de reconhecer e acolher com alegria a revelação de Deus, porque essa revelação não é um saber, mas uma capacidade de amar e servir. Essa revelação não nos faz mais sabidos, mas mais dóceis e generosos. E se a docilidade e a generosidade vêm de Deus, não são mérito de ninguém.

Jesus exulta profundamente diante desse duplo movimento conscientemente desejado por Deus: revelar seu rosto e o mistério da sua vontade aos pequenos e humildes e escondê-los aos sábios e arrogantes. E associa seus discípulos/as a essa revelação, pois eles o seguem e nele acreditam. Ele sabe tudo dos mistérios do Pai, e o Pai ama-o e confia nele. E é no encontro vivo e missionário com Jesus, e não com a lei ou com o templo, que alcançamos a salvação, chegamos a ser pessoas plenamente livres e realizadas.


Meditação:

§  Leia atentamente esta cena e estas palavras de Jesus, relacionando-as com o conjunto do seu ensinamento

§  A espiritualidade do advento nos oferece uma perspectiva muito própria para a escuta e a compreensão do Evangelho

§  Este tempo nos convida à vigilância do porteiro, à escuta despojada, à atenção aos pequenos sinais

§  Quem conhece suas atitudes, dirá que você está entre os sábios e doutores ou entre os simples e humildes?


Nenhum comentário: