domingo, 10 de dezembro de 2023

O Evangelho na vida de cada dia (193)

193 | Ano B | 2ª Semana do Advento | Segunda-feira | Lucas 5,17-26

11/12/2023

Jesus havia subido na barca de Pedro e, de dentro da frustração de uma noite de trabalho inútil, pregara a boa notícia do Reino de Deus. Depois, pedira que Pedro tentasse lançar as redes mais uma vez, e ele atendeu à Palavra de Jesus. A cena terminou com uma pesca abundante e um chamado a deixar de pegar peixe para reunir gente em torno de Jesus e do Reino de Deus.

Acompanhado dos primeiros seguidores, Jesus agora se dedica à formação deles, atende às necessidades do povo e tem seu primeiro encontro com os fariseus e doutores da lei que atuavam na Galileia. Um grupo de pessoas faz o possível e o impossível para levar até Jesus um homem paralítico.  Eles mostram que a fé gera, além de perseverança, criatividade e insistência.

Jesus observa atentamente o esforço daquela gente e, diante do olhar estupefato dos homens que mandavam na religião e nos costumes, diz que tal empenho é sinal inequívoco de fé, e declara que aquele paralítico está perdoado, está em comunhão com Deus e não deve nada a ninguém. Jesus não fica apenas em belas palavras ou em promessas animadoras, mas atua em nome de Deus, defendendo a dignidade das pessoas.

A iniciativa de se dirigir ao paralítico é de Jesus, que age comovido pelo gesto inusitado daqueles que o carregavam. Os escribas e fariseus reagem, pois não admitem que Jesus possa agir em nome de Deus e perdoar pecados sem passar pelo templo, pelos ritos e sacrifícios, pois isso significaria subtrair-lhes o poder que ostentam. Mas Jesus não faz caso, e deixa claro que ele oferece uma salvação integral. Por isso, manda que o paralítico se levante.

Vendo isso, ao contrário do que fazem os líderes religiosos, o povo louva a Deus, pois reconhece em Jesus a ação salvadora de Deus. E o homem curado mostra que a cura foi integral: enfrenta os dirigentes judeus e louva a Deus, reconhecendo em Jesus a visita de Deus. Tornou-se um homem novo, capaz de caminhar e crer por si mesmo. É isso que celebraremos no Natal que se aproxima e preparamos no Advento. Que o Senhor nos faça nascer de novo!

 

Meditação:

§  O evangelho de hoje nos orienta para uma atitude adequada na preparação do Natal: fazer o bem, apenas, mas sempre

§  Nossa fé em Jesus precisa se concretizar em gestos e iniciativas que possibilitem às pessoas vulneráveis uma vida melhor

§  Reconstrua a cena e participe dela, observando o paralítico, as pessoas que o carregam, Jesus e os escribas e fariseus

§  Quem são as pessoas que levaram ou levam você ao encontro restaurador com Jesus de Nazaré?

§  Quais são as pessoas que você e sua família estão levando ao encontro de Jesus, para serem perdoadas e regeneradas?

Nenhum comentário: