domingo, 3 de dezembro de 2023

O Evangelho na vida de cada dia (186)

186 | Ano B | 1ª Semana do Advento | Segunda-feira | Mateus 8,5-11

03/12/2023

Depois da primeira etapa do processo de formação que dos seus discípulos, Mateus inicia a fase narrativa de seu evangelho, descrevendo o Reino de Deus em ação. Também nisso Jesus forma e educa e orienta seus discípulos/as missionários/as. Ontem, iniciando o advento, ouvíamos Jesus sublinhar que a figura desse mundo injusto passa, e há sinais de novidade no ar.

Mateus nos mostra como Jesus derruba os muros e atravessa as fronteiras nacionais, étnicas, religiosas e sociais. E faz isso evitando os centros de poder e deslocando-se para as margens. Usa os meios da Palavra e do toque, da compaixão e da misericórdia, sem recorrer a ações capazes de impressionar. São ações que beneficiam os necessitados, e não subjugam ninguém.

Na cena de hoje se confrontam dois reinos (o romano e o de Deus) e duas etnias (os judeus e os pagãos). Nos versículos subsequentes, também são colocadas frente a frente duas classes (um chefe militar e uma mulher sem nome). O escravo do oficial romano não tem voz, não conta para nada, e Jesus faz o que império romano não faz, e corrige aquilo que a dominação provoca.

A figura do oficial romano é ambivalente, pois ele faz parte da estrutura de violência do império romano, mas, ao mesmo tempo, é um pagão, e, como tal, é desprezado pelos judeus. Pela confiança radical na força libertadora da pessoa e da Palavra de Jesus para curar alguém tratado por ele como simples propriedade, este oficial chama a atenção e suscita o elogio de Jesus.

A atitude e as palavras desse pagão inspiram a vida cristã. Sua fé é exemplo até para os judeus mais piedosos, e para os cristãos mais engajados. Em cada missa repetimos suas palavras, e queremos assimilar sua atitude. “Senhor, eu não sou digno que entres em minha casa, mas uma palavra tua basta para curar-me”. Iniciando a caminhada de preparação para a celebração litúrgica do nascimento de Jesus, somos convidados a acolher essa Palavra que ilumina, forma, guia e cura. Ela é que nos trará vida e felicidade. Não a substituamos pelo bom velhinho com seu saco de presentes!

 

Meditação:

§  Preste atenção na atitude, nos gestos e nas palavras do oficial romano: ele pede em favor de um escravo, uma das suas propriedades, que talvez ele mesmo tivesse torturado

§  O oficial expressa sua fé na força da Palavra e da compaixão de Jesus por aqueles que não tem voz nem vez

§  Jesus se interessa pela sogra de Pedro, vai ao encontro dela, ajuda-a a superar a enfermidade e recoloca-a de pé

§  Você deseja que Jesus entre na sua casa e faça as mudanças que o Evangelho pede, tome você pela mão e o faça um servidor/a?

Nenhum comentário: