domingo, 24 de dezembro de 2023

O Evangelho na vida de cada dia - Natal (208)

208 | Ano B | Solenidade do Nascimento de Jesus Cristo | João 1,1-18

25/12/2023

Os conceitos que aparecem no evangelho de João são vários: Palavra, Vida, Graça e Glória. No contexto original, não são palavras abstratas, têm conteúdo claro. Enquanto Palavra, Jesus, o filho de Maria e de José, é a exteriorização da interioridade de Deus, e esse mistério é uma boa notícia que produz felicidade. A Palavra de Deus assume a carne humana como lugar no qual podemos encontrar, tocar e acolher o próprio mistério de Deus.

Jesus, que nasceu em Belém e viveu como carpinteiro em Nazaré, é portador da Vida plena, do “bem viver” que todos os povos buscam sem descanso. Nele, a vida é revelada e doada como comunhão profunda com o mistério de Deus, comunhão solidária com todas os pobres e vítimas, e comunhão graciosa com todas as criaturas, comunhão entre as gerações e povos.

Na pessoa de Jesus de Nazaré, vemos também a Graça de Deus. Nele fica claro que Deus não é um cobrador de dívidas, um policial ou um juiz, mas um irmão e hóspede no qual se mostram de modo inequívoco a gratuidade. A lei e a cobrança vêm das velhas instituições, mas a Graça e a Verdade nós as recebemos por Jesus Cristo. Ele é a gratuidade de Deus em pessoa! 

A palavra Glória significa “peso”, importância, valor interior de uma pessoa, e isso se revela nas suas ações. Por isso, manifestar a glória de Deus significa testemunhar sua ação libertadora, prosseguir sua ação humanizadora, reconhecer sua santidade nos acontecimentos históricos.  As metáforas da luz e da glória são usadas para ilustrar o esplendor e a vitória final de Deus. 

A glória de Deus se manifesta de modo insuperável em Jesus crucificado, na sua fidelidade à humanidade. Na humanidade de Jesus vemos a glória de Deus. Ele não recebe essa glória ou peso por milagre ou presente dos céus, mas a cultiva na compaixão. Os/as discípulos/as de Jesus são glorificados na medida em que participam do dinamismo do seu amor ou paixão pelo mundo. E a glória de Deus é o ser humano vivo e liberto.

 

Meditação:

§  Releia o texto lentamente, sublinhando e detendo-se nas imagens que João utiliza para falar de Jesus, nascido em Belém

§  Procure intuir como aquela cena da estrabaria, em meio a ovelhas e pastores, transparece nessas palavras usadas por João

§  Que palavras mais atuais e próximas de nossa experiência poderíamos buscar para apresentar Jesus às pessoas de hoje?

§  Detenha-se no versículo 14 (“A Palavra se fez carne e armou sua tenda entre nós”) e o contemple na cena do presépio

§  Procure entender o que significa: “Por meio de Moisés foi dada a lei, mas a graça e a verdade nos chegaram através de Jesus Cristo”

Nenhum comentário: