terça-feira, 12 de dezembro de 2023

O Evangelho na vida de cada dia (195)

195 | Ano B | 2ª Semana do Advento | Quarta-feira | Mateus 11,28-30

13/12/2023

Num contexto de rejeição de sua pessoa e sua mensagem, Jesus eleva seu louvor ao Pai pelos discípulos/as que, entendem e acolhem o caminho do Reino de Deus. E sublinha que é resultado do querer de Deus que a elite do judaísmo nada consiga entender e que os segredos da sabedoria da vida sejam acessíveis aos pobres. Eles saíram do cansaço por causa da necessidade de cumprir um monte de leis que não lavavam a nada.

A alegria e o consolo de Jesus é ver que, para encontrar alívio dos fardos que carregamos, muitos/as seguimos seus passos. Sua palavra e suas ações abrem-nos as portas da liberdade e da humanização, e todos/as precisamos aprender dele e com ele a promover, em palavras e ações, o Reino de Deus, que suscita e inaugura práticas, estruturas, relações, prioridades e perspectivas alternativas. Nada pode ser colocado acima disso.

O jugo, ou o caminho de Jesus não é canga que amarra e domina, mas leveza que nos torna mais humanos. E ele nos convida a aprender do seu coração a mansidão e a bondade, pois nele não há espaço para a indiferença, para a vingança e para a violência. O coração de Jesus, ou o Reino que ele encarna e antecipa, é suave, bom e amável, é misericórdia e compaixão que afirma, reabilita e liberta os cansados e oprimidos.

O que nos cansa, e o que nos abate, hoje? Às vezes não demonstramos, mas a competição predatória de querer chegar em primeiro lugar, de dominar tudo, de ter e consumir tudo o que nos convencem que necessitamos, de tomar medrosa distância dos empobrecidos e diferentes, de bajular os poderosos e vencedores de plantão, de multiplicar orações e ritos sem fim... tudo isso nos cansa e nos deixa vazios/as, exaustos/as e prostrados/as.

O Natal de Jesus e seu Evangelho nos apontam outro caminho, mais realizador e mais humano, menos cansativo e menos pesado. Ele tem suas exigências, mas seus custos não são pagos sacrificando a vida. A felicidade não consiste em possuir tudo, mas em necessitar pouco! A salvação é alcançada quando alargamos nossa tenda para que nela caibam todos os humanos seres.

 

Meditação:

§  O evangelho de hoje nos orienta para uma atitude madura e adequada na preparação do Natal: aprender de Jesus

§  Você seria capaz de dar nome e descrever o que é que mais está cansando e pesando para você hoje?

§  Você consegue identificar os projetos e barreiras que pesam sobre as pessoas mais pobres e dificultam seu crescimento?

§  Como você, sua família e sua comunidade podem proceder para que as próprias festas natalinas não se tornem vazias e pesadas?

Nenhum comentário: