segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

O Evangelho na vida de cada dia (201)

201 | Ano B | 3ª Semana do Advento | Terça-feira | Lucas 1,5-25

19/12/2023

Este texto faz parte da “Boa Notícia da Infância” de Jesus. A moldura geral é a alegria que espanta todos os medos e convoca à esperança e à exultação. E isso tem um motivo: em Jesus de Nazaré, as promessas de Deus chegam ao seu pleno cumprimento, pois ele é o ponto de chegada, o ápice da história da salvação. Num contexto de humilhação e expectativa, a Esperança envia seus sinais, e João Batista é em pessoa um desses grandes sinais.

A cena acontece na Judéia, no tempo do sanguinário rei Herodes. Zacarias e Isabel pertencem a uma linhagem sacerdotal, são idosos e vivem a dor e o desamparo de quem não pode contar com uma descendência que os proteja e ampare na velhice. Mas eles pertencem a um pequeno resto piedoso e fiel à herança libertadora dos hebreus e à promessa dos seus profetas. Como Maria e José, eles fazem parte da fina flor das tradições libertárias.

Os nomes dos personagens são relevantes, e indicam o horizonte de sentido da cena: Zacarias significa “Deus se lembrou”; Isabel significa “Deus prometeu” ou “morada de Deus”; João significa “Deus mostra sua misericórdia”. Num contexto de humilhação e de falta de horizontes, como a terra seca e rachada, sedenta de água, Deus manda sinais de que sua misericórdia não se esgotou, de que ele está chegando para provocar uma reviravolta.

O foco da cena é a revelação da identidade e da missão de João Batista, cujo nascimento é anunciado a um pai incrédulo. Ele agirá movido pelo Espírito de Deus, reconduzirá o povo ao Deus libertador, caminhará à frente e converterá as velhas gerações à novidade que está para emergir em Jesus. Por isso, em que pese seu apelo contundente à mudança de perspectiva, a vida e pregação de João abrirá as portas à alegria e ao júbilo, porá fim ao tempo de espera.

A mudez de Zacarias e o escondimento de Isabel não significam punição ou medo, mas são o sinal de que algo de importante aconteceu com Zacarias, assim como da humilde reverência de Isabel, que se descobre “casa” ou “morada” de Deus. Sem palavras, ambos nos dizem que algo novo e promissor está nascendo. Isso porque eles aceitaram o convite do anjo a tentar de novo.

 

Meditação:

§  Releia atentamente este trecho do Evangelho, prestando atenção a cada um dos personagens, inclusive ao anjo mensageiro

§  Observe a surpresa de Zacarias, e a dificuldade de acreditar que algo bom e novo poderia surgir de um povo cansado e esgotado

§  Preste atenção aos repetidos apelos a não ter medo, a se alegrar e exultar com aquilo que está para acontecer

§  Você não acha que nossa caminhada de fé, nossa catequese e nossa pregação carecem de alegria, e são tristes e pesadas demais?

Nenhum comentário: