Ano C Roteiro de
Leitura Orante do Evangelho Nº 937
Dia 15/11/2022 | XXXIII
Semana do tempo Comum | Terça-feira
Evangelho segundo
Lucas (19,1-10)
(1) Coloque-se em atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
· Escolha
o lugar no qual você não seja interrompido/a
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se
ouvindo ou cantando “Aquele que vos chamou...” (aqui: https://www.youtube.com/watch?v=r-U_W25Sypw)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Lucas 19,1-10
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
· Na cena de ontem, o
cego e mendigo que reconhecera Jesus na entrada de Jericó se tornou protótipo
de discípulo
· No episódio de hoje,
Zaqueu, chefe dos cobradores de impostos, aparece como modelo de conversão ao
Evangelho
· Inicialmente ele pensa
que, para ver quem é Jesus, precisa subir na hierarquia social e religiosa
(figueira)
· Mas é descendo e
acolhendo Jesus e o Evangelho em casa – onde ele é apenas Zaqueu – que desperta
para uma nova vida
· O encontro com Jesus
abre a porta para uma vida honrada e solidária, que se mostra na partilha e na
reparação do mal feito
·
O que a Palavra de Deus
diz em si mesma, o que está escrito?
(3) Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu
sentido nesse momento da vida?
· Acompanhe esta cena –
que não é parábola ou história inventada – passo a passo, gesto a gesto,
palavra por palavra
· Perceba Jesus se
dirigindo a você, pedindo que você “desça” dos pedestais e títulos para um
encontro íntimo na sua “casa”
· Que atitudes você
precisa tomar para corresponder à humanidade misericordiosa de Jesus?
· Você ainda se
escandaliza com a acolhida que Jesus dispensa aos pecadores e a opção da Igreja
pelas causas dos pobres?
· Se achar oportuno e for possível, leia as
“pistas” (página 3)
(4) Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus
· Inspirado pelas
palavras de Zaqueu, encontre palavras adequadas para se dirigir a Jesus Cristo
nessa visita dele
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· O que fazer para ajudar
quem se autodenomina “pessoa de bem” a reconhecer que toda pessoa “é filha de
Abraão”?
(6) Retorne à vida cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas
belas lições”
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Ouça
e reze com a canção “Faz de conta...” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=r-U_W25Sypw)
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Feche
a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração
Breves notas sobre Lucas 19,1-10
Depois do encontro com o cego que mendigava na
entrada de Jericó, que, depois de curado, tornou-se discípulo, Jesus entra na
cidade. Neste último episódio antes da sua chegada em Jerusalém, Jesus se
encontra com um cobrador de impostos, chefe do grupo e muito rico.
Zaqueu – este é o nome do sujeito – tinha um
desejo: ver quem era Jesus (e não apenas ver Jesus). Mas enfrentava uma série
de barreiras: havia muita gente ao redor do Nazareno; Zaqueu (que significa
puro, inocente, pequeno) era de baixa estatura; além do mais, ele exercia uma
profissão impura. Mas não há obstáculos intransponíveis para quem sente-se
tocado e interpelado por Jesus.
Por serem colaboradores dos invasores romanos e
oprimir o próprio povo, extorquindo deles mais do que a lei permitia, os
cobradores dos impostos eram desprezados e odiados pelos “judeus de bem”. Mas
Jesus vai na contracorrente dos judeus tradicionalistas, e sai ao encontro dos
pecadores para propor-lhes uma mudança. É isso que acontece com Zaqueu.
Movido pelo desejo de ver “quem” é Jesus, Zaqueu
expõe-se ao ridículo e toma uma atitude própria de crianças: sobe numa árvore.
Lucas não diz se ele viu Jesus, mas o certo é que Jesus viu Zaqueu. Não só vê
aquela pessoa odiada ridiculamente pendurada na árvore, mas fala com ele e “se
convida” para visitá-lo. E vai à sua casa!
Zaqueu desce depressa – a mesma pressa com que
Maria saiu à procura de Isabel –, recebe Jesus em sua casa e o serve com
alegria à mesa, sob o olhar reprovador e a murmuração daqueles que se
consideravam “pessoas de bem”. Dizem: “Ele (Jesus) foi hospedar-se na casa de
um pecador...” Além de falar com um pecador e ir à sua casa, senta à mesa com
ele.
Reféns de seus próprios preconceitos e de sua
soberba, os fariseus não conseguem reconhecer a mudança que esse encontro
provoca em Zaqueu. Ele é um exemplo de acolhida do Evangelho e de adesão a
Jesus. Tocado nas profundezas, Zaqueu muda sua avareza em partilha e
solidariedade. Ele sim é um verdadeiro filho de Abraão.
(Itacir
Brassiani msf)
Mensagem do Papa
Francisco
“A pobreza que mata é a miséria, filha da
injustiça, da exploração, da violência e da iníqua distribuição dos recursos. É a pobreza desesperada, sem futuro, porque é imposta pela cultura do
descarte que não oferece perspectivas nem vias de saída. É a miséria que,
enquanto constringe à condição de extrema indigência, afeta também a dimensão
espiritual, que, apesar de muitas vezes ser transcurada, não é por isso que
deixa de existir ou de contar. Quando a
única lei é o cálculo do lucro no fim do dia, não há qualquer freio na adoção
da lógica da exploração das pessoas” (Mensagem para o Dia Mundial dos Pobres, 2022).
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que
“ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina,
deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que
não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para
alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o
amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à
movimentação social, a Leitura Orante
é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma
evitar que este seja um tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui
são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que
desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja
preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus
encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos
inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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