segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 944

Ano C Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 944

Dia 22/11/2022 | XXXIV Semana do Tempo Comum | Terça-feira

Evangelho segundo Lucas (21,5-11)

(1) Coloque-se em atitude de oração  

·    Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·    Escolha o lugar no qual você não seja interrompido/a

·    Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·    Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos

·    Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

·    Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·    Prepare-se cantando o mantra: Jesus Cristo é o Senhor!” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=PhYGIfitzWY)

 

(2) Leia o texto da Palavra de Deus

·    Leia com toda a atenção o texto de Lucas 21,5-11

·    Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·    Jesus continua no templo, depois de expulsar os exploradores do seu interior e de criticar a exploração das viúvas pelos escribas

·    O templo impressionava o povo pela sua grandiosidade, pela sua estabilidade e pela sua tradição, mas tudo tinha mudado

·    Recorrendo a uma linguagem figurada, Jesus anuncia que o templo vai ser destruído, pois Deus não tem lugar nele

·    Essa destruição, sem sinais precursores e sem data marcada, é sinal da libertação que está começando

·    Na verdade, o Reino de Deus irrompe e faz caminho arruinando todos os poderes instituídos para dominar e oprimir

·    O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3) Medite a Palavra de Deus

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

·    Releia com calma esta cena e as palavras de Jesus, dando atenção às comparações misteriosas

·    Será que os cristãos levamos a sério de verdade que o templo de Deus somos nós, que ele está onde nos reunimos em seu nome?

·    Que atitudes e caminhos precisamos tomar para evitar as pregações que assustam e intimidam o povo?

·    Quais são hoje os sinais que anunciam de modo discreto ou impressionante que um Novo Tempo está despontando?

·    Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4) Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

·    Peça a Deus a bênção para as pessoas e comunidades que, em sua fragilidade, são a tenda de Deus no mundo

 

(5) Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·    O que precisamos mudar para evitar uma interpretação tendenciosa e manipuladora do templo e das doutrinas?

 

(6) Retorne à vida cotidiana

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·    Recite a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas belas lições”

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Medite e reze com a canção “Jesus Cristo, ontem, hoje e sempre, (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=5Bj5DnT4kQs)

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

 

Breves notas sobre Lucas 21,5-11

No trecho do evangelho que lemos meditamos recentemente Jesus denunciava o modo descarado como o templo e os doutores da lei exploravam os pobres, especialmente através do dízimo e das doações. No episódio que estamos meditando hoje, Jesus continua criticando o templo, e afirma que ele não é mais o lugar de Deus.

É importante que o templo de Jerusalém tem pouco a ver com os templos de hoje, como a Basílica de São Pedro (Roma), a Basílica de Nossa Senhora Aparecida (São Paulo) ou o Santuário do Divino Pai Eterno (Trindade). Ele era um símbolo da identidade nacional, o banco central dos judeus e o lugar onde se reunia o tribunal do Sinédrio; uma espécie de praça dos três poderes.

Jesus havia dito que, não obstante sua origem e sua história, o templo deixara de ser um lugar de culto e um espaço respeitado como asilo, se tornara uma espelunca de rapinadores. Mesmo assim, a grandiosidade do edifício, a riqueza da sua decoração, o movimento intenso que ele atraía, causava forte impressão no povo. Dava-lhe um caráter de estabilidade, de poder e de relevância.

Como já sabemos, Jesus não se deixa impressionar por tudo isso. Ele tem a convicção de que Deus fora expulso de lá fazia tempo. Por mais que ele parecesse sólido e indispensável, viria a ser destruído, não sobraria nada. E isso não seria ruim para o povo, mas uma libertação, o fim de uma época, uma reviravolta desejada por Deus.

Mas não adiante gastar tempo calculando quando isso deverá acontecer, e quais os sinais que o anunciarão. O importante é não se apavorar com sinais como esse, pois trata-se da destruição das estruturas de opressão. Alarmistas e falsos messias existirão sempre. Mas não há lugar também para uma espera passiva, sem fazer nada.

Jesus e a comunidade dos discípulos substituem o templo. Onde dois ou três se reúnem em seu nome e para prosseguir o que ele fez, Deus está ali. Deus está no calvário, entre os crucificados, e nas encruzilhadas, entre os pobres e lutadores. Essa é a boa notícia.

 (Itacir Brassiani msf)

Mensagem do Papa Francisco

Alguns desistem de lutar pela verdadeira justiça, e optam por subir para o carro do vencedor. Isto não tem nada a ver com a fome e sede de justiça que Jesus louva. Esta justiça começa por se tornar realidade na vida de cada um, sendo justo nas próprias decisões, e depois manifesta-se na busca da justiça para os pobres e vulneráveis. É verdade que a palavra justiça pode ser sinônimo de fidelidade à vontade de Deus com toda a nossa vida, mas, se lhe dermos um sentido muito geral, esquecemo-nos que se manifesta especialmente na justiça com os inermes: «procurai o que é justo, socorrei os oprimidos, fazei justiça aos órfãos, defendei as viúvas» (Is 1, 17). Buscar a justiça com fome e sede: isto é santidade (Gaudate et exultate, § 78-79).

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

www.msfamericalatina.org | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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