Ano C Roteiro de
Leitura Orante do Evangelho Nº 944
Dia 22/11/2022 | XXXIV
Semana do Tempo Comum | Terça-feira
Evangelho segundo
Lucas (21,5-11)
(1) Coloque-se em atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
· Escolha
o lugar no qual você não seja interrompido/a
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se
cantando o mantra: “Jesus Cristo é o Senhor!” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=PhYGIfitzWY)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Lucas 21,5-11
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
· Jesus continua no
templo, depois de expulsar os exploradores do seu interior e de criticar a
exploração das viúvas pelos escribas
· O templo impressionava
o povo pela sua grandiosidade, pela sua estabilidade e pela sua tradição, mas
tudo tinha mudado
· Recorrendo a uma
linguagem figurada, Jesus anuncia que o templo vai ser destruído, pois Deus não
tem lugar nele
· Essa destruição, sem
sinais precursores e sem data marcada, é sinal da libertação que está começando
· Na verdade, o Reino de
Deus irrompe e faz caminho arruinando todos os poderes instituídos para dominar
e oprimir
·
O que a Palavra de Deus
diz em si mesma, o que está escrito?
(3) Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu
sentido nesse momento da vida?
· Releia com calma esta
cena e as palavras de Jesus, dando atenção às comparações misteriosas
· Será que os cristãos
levamos a sério de verdade que o templo de Deus somos nós, que ele está onde
nos reunimos em seu nome?
· Que atitudes e caminhos
precisamos tomar para evitar as pregações que assustam e intimidam o povo?
· Quais são hoje os
sinais que anunciam de modo discreto ou impressionante que um Novo Tempo está
despontando?
· Se achar oportuno e for possível, leia as
“pistas” (página 3)
(4) Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus
· Peça a Deus a bênção para as pessoas e comunidades que, em
sua fragilidade, são a tenda de Deus no mundo
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· O que precisamos mudar para
evitar uma interpretação tendenciosa e manipuladora do templo e das doutrinas?
(6) Retorne à vida cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas
belas lições”
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Medite e reze com a canção “Jesus
Cristo, ontem, hoje e sempre, (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=5Bj5DnT4kQs)
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
Breves notas sobre Lucas 21,5-11
No trecho do evangelho que lemos
meditamos recentemente Jesus denunciava o modo descarado como o templo e os
doutores da lei exploravam os pobres, especialmente através do dízimo e das
doações. No episódio que estamos meditando hoje, Jesus continua criticando o
templo, e afirma que ele não é mais o lugar de Deus.
É importante que o templo de
Jerusalém tem pouco a ver com os templos de hoje, como a Basílica de São Pedro
(Roma), a Basílica de Nossa Senhora Aparecida (São Paulo) ou o Santuário do
Divino Pai Eterno (Trindade). Ele era um símbolo da identidade nacional, o
banco central dos judeus e o lugar onde se reunia o tribunal do Sinédrio; uma
espécie de praça dos três poderes.
Jesus havia dito que, não obstante
sua origem e sua história, o templo deixara de ser um lugar de culto e um
espaço respeitado como asilo, se tornara uma espelunca de rapinadores. Mesmo
assim, a grandiosidade do edifício, a riqueza da sua decoração, o movimento
intenso que ele atraía, causava forte impressão no povo. Dava-lhe um caráter de
estabilidade, de poder e de relevância.
Como já sabemos, Jesus não se deixa
impressionar por tudo isso. Ele tem a convicção de que Deus fora expulso de lá
fazia tempo. Por mais que ele parecesse sólido e indispensável, viria a ser
destruído, não sobraria nada. E isso não seria ruim para o povo, mas uma libertação,
o fim de uma época, uma reviravolta desejada por Deus.
Mas não adiante gastar tempo
calculando quando isso deverá acontecer, e quais os sinais que o anunciarão. O
importante é não se apavorar com sinais como esse, pois trata-se da destruição
das estruturas de opressão. Alarmistas e falsos messias existirão sempre. Mas
não há lugar também para uma espera passiva, sem fazer nada.
Jesus e a comunidade dos discípulos
substituem o templo. Onde dois ou três se reúnem em seu nome e para prosseguir
o que ele fez, Deus está ali. Deus está no calvário, entre os crucificados, e
nas encruzilhadas, entre os pobres e lutadores. Essa é a boa notícia.
(Itacir Brassiani msf)
Mensagem do Papa
Francisco
“Alguns desistem de lutar pela
verdadeira justiça, e optam por subir para o carro do vencedor. Isto não tem nada a ver com a fome e
sede de justiça que Jesus louva. Esta justiça começa por se tornar realidade na
vida de cada um, sendo justo nas próprias decisões, e depois manifesta-se na busca da justiça para os pobres e
vulneráveis. É verdade que a palavra justiça pode ser sinônimo de
fidelidade à vontade de Deus com toda a nossa vida, mas, se lhe dermos um
sentido muito geral, esquecemo-nos que se manifesta especialmente na justiça
com os inermes: «procurai o que é justo, socorrei os oprimidos, fazei justiça
aos órfãos, defendei as viúvas» (Is 1,
17). Buscar a justiça com fome e sede:
isto é santidade” (Gaudate et exultate, § 78-79).
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que
“ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina,
deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que
não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para
alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.
Os textos propostos aqui
são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que
desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja
preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus
encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos
inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários da Sagrada Família
www.msfamericalatina.org | Passo Fundo/RS
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