Ano C Roteiro de
Leitura Orante do Evangelho Nº 941
Dia 19/11/2022 | XXXIII
Semana do tempo Comum | Sábado
Evangelho segundo
Lucas (20,27-40)
(1) Coloque-se em atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
· Escolha
o lugar no qual você não seja interrompido/a
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se
ouvindo ou cantando “Aquele que vos chamou...” (aqui: https://www.youtube.com/watch?v=r-U_W25Sypw)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Lucas 20,27-40
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
· Em Jerusalém, Jesus diz
que não tem sentido e é inaceitável transformar um lugar de encontro em aliança
em uma espelunca de rapinadores
· Depois da expulsão dos
comerciantes do templo, precedidos pelos sacerdotes e seus espiões, os saduceus
contra-atacam mais uma vez
· Partindo da citação de
uma lei que visava assegurar descendentes ao homem, eles criam uma história
ridícula para atacar a fé na ressurreição
· Jesus não deixa seus
adversários sem resposta, recorrendo às escrituras aceitas por eles e à própria
identidade do Deus no qual eles acreditavam
·
O que a Palavra de Deus
diz em si mesma, o que está escrito?
(3) Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu
sentido nesse momento da vida?
· Retome esta cena
tentando fazer-se presente nela, acompanhando a artimanha dos saduceus e a
resposta serena de Jesus
· Qual é o fundamento e
quais são as consequências da nossa fé na ressurreição dos mortos, que faz
parte do nosso credo?
· Será que não
alimentamos uma visão ingênua da ressurreição, como se tudo igual ao presente,
como se os cadáveres revivessem?
· Em que medida a nossa
fé na ressurreição é uma força que nos leva a arriscar generosamente nossa vida
para que todos tenham vida?
· Se achar oportuno e for possível, leia as
“pistas” (página 3)
(4) Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus
· Contemple com
imaginação o rosto e a vida das pessoas queridas que já partiram, e sinta a
força da comunhão com elas
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Como evitar que a fé na
ressurreição seja uma fuga, ou se confunda com a ideia de reencarnação ou de
imortalidade da alma?
(6) Retorne à vida cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas
belas lições”
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Ouça
e reze com a canção “Faz de conta...” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=r-U_W25Sypw)
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Feche
a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração
Breves notas sobre Lucas 20,27-40
Jesus está em Jerusalém, e já foi ao templo, onde
causou um rebuliço. Lá já enfrentara os chefes dos sacerdotes, acusara-os
através de uma parábola e desmascarara os espiões deles. Agora são os saduceus
que pretendem enredar Jesus com uma questão doutrinal, bem ao gosto deles. Em
Lucas, esta é a terceira controvérsia dos saduceus com Jesus.
Os saduceus formavam um grupo teologicamente
conservador, agrupando basicamente a elite sacerdotal e as famílias
aristocráticas. Eles só reconheciam a validade das leis e tradições escritas
nos cinco primeiros livros da bíblia, e não consideravam as tradições
posteriores ou orais, que são as que testemunham o desenvolvimento da fé na
ressurreição.
Por isso, a questão que eles apresentam a Jesus,
baseada nas leis do levirato (cf. Dt 25,5), é uma estratégia para ridicularizar
a ressurreição dos mortos, apregoada pelos fariseus e afirmada por Jesus. A lei
existe, e se presta a assegurar a descendência masculina, mas o caso é
totalmente imaginário e inverossímil.
A resposta de Jesus ao questionamento segue dois
caminhos. O primeiro, é um apelo à lógica dos tempos finais, diferente do tempo
presente. Quando o ser humano chega à plena comunhão com Deus, não tem mais
necessidade da procriação, nem morrem. É isso que significa ser igual aos
anjos: estar livre da necessidade de procriar.
A segunda linha de argumento de Jesus é chamar a
atenção às próprias escrituras aceitas pelos saduceus. Citando as palavras de
Moisés, que fala de Deus como o Deus dos seus antepassados Abraão, Isaac e
Jacó. Se eles estão mortos, Deus seria um Deus dos mortos, ou um Deus morto.
Mas as duas linhas de argumento de Jesus têm um só
fundamento: a natureza ou identidade de Deus. A fé na ressurreição é uma aposta
no poder de Deus, que cria e recria. A ressurreição não é uma ou possibilidade
inscrita no ser humano ou uma coisa fisicista (questão antropológica) mas
baseada no poder de Deus (questão teológica).
(Itacir
Brassiani msf)
Mensagem do Papa
Francisco
“A palavra
de Jesus é clara. Se quisermos que a
vida vença a morte e que a dignidade seja resgatada da injustiça, o caminho a
seguir é o d’Ele: é seguir a pobreza de Jesus Cristo, partilhando a vida por
amor, repartindo o pão da própria existência com os irmãos e irmãs, a começar
pelos últimos, por aqueles que carecem do necessário, para que se crie a
igualdade, os pobres sejam libertos da miséria e os ricos da vaidade, ambos sem
esperança” (Mensagem para o Dia Mundial dos
Pobres, 2022).
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que
“ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina,
deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que
não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para
alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o
amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à
movimentação social, a Leitura Orante
é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma
evitar que este seja um tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui
são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que
desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja
preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus
encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos
inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário