Ano A Roteiro de Leitura Orante
do Evangelho Nº 969
Dia 17/12/2022
| 3ª Semana do Advento | Sábado
Evangelho
segundo Mateus (1,1-17)
(1)Coloque-se em
atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
· Escolha
o lugar no qual você não seja interrompido/a
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se
cantando “Ó vem, Senhor, não tardes mais!” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=GV-waMJLivY)
(2)Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Mateus 1,1-17
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
· As
genealogias servem para assegurar a pertença de uma pessoa a uma família ou a
um povo, e garantir uma origem legítima
· Na
genealogia de Jesus, Mateus rompe com a tradição e inclui nela figura de
mulheres, todas humilhadas e marginalizadas
· Com
isso, sublinha que o nascimento de Jesus e a irrupção do Reino de Deus rejeita
também o poder patriarcal
· Tanto
Jesus como Maria têm suas raízes no pai do povo hebreu, do qual são legítimos
herdeiros
·
O que a Palavra de Deus
diz em si mesma, o que está escrito?
(3)Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu
sentido nesse momento da vida?
· Retome
a genealogia, prestando atenção na inserção das figuras femininas e em algumas
omissões (Moisés, os Profetas...)
· Perceba
a mudança da lógica narrativa quando fala da geração de Jesus em Maria: “Jacó
gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu o Cristo”
· O
que significa, para você, lembrar que Maria pertence a um povo que tem líderes
exemplares e outros tantos medíocres e violentos?
· O
que significa o fato de Maria ser citada entre mulheres desprezadas?
· Procure
identificar, entre seus antepassados, as pessoas que a família não gosta de
citar como parentes
· Se achar oportuno e for possível, leia as
“pistas” (página 3)
(4)Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus
· Recorde
a corrente das gerações que antecederam você, e bendiga a Deus pela herança
cultural e espiritual que você recebeu delas
(5)Contemple a vida
à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· O
que fazer para que nossas comunidades cristãs sejam um lugar especial de
acolhida e proteção às pessoas marginalizadas?
(6)Retorne à vida
cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
a invocação: “Jesus, que vens ao nosso encontro com Maria e José, mantém nossa
comunidade desperta e em pé!”
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Medite e reze com a canção “Lapinha da
mata”
(Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=721FUDHcs6Q)
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Feche
a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração
Breves notas sobre Mateus 1,1-17
Para a cultura ocidental contemporânea, as
genealogias bíblicas nos parecem hoje enfadonhos e inúteis. Mas, para a cultura
do tempo de Jesus, as genealogias eram um modo de assegurar a pertença a um
povo. No caso do evangelho de hoje, Mateus, mesmo sem apresentar uma genealogia
completa (Moisés e os profetas não são citados), demonstra que Jesus pertence
ao povo hebreu, é um israelita legítimo, um descendente de Davi.
As genealogias são quase sempre tradições
patriarcais, centradas nas figuras masculinas. Mas Mateus incluiu cinco
mulheres na genealogia de Jesus: Tamar (filha de prostituta), Raab (prostituta
cananéia), Rute (estrangeira, pertencente a um povo acusado de ter se originado
de um incesto), a “mulher de Urias” (mulher sem nome, abusada sexualmente pelo
rei Davi) e Maria de Nazaré.
Incluindo estas mulheres nas origens de Jesus,
Mateus deslegitima o patriarcado, sublinha a providência de Deus e destaca a
inclusão de pessoas e povos marginalizados nos seus planos e intervenções.
Silenciando sobre o pai biológico de Jesus (“José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus”, Mateus
deslegitima mais uma vez a ideologia e o domínio patriarcal. Deus não precisa
do apoio do gênero predominante para realizar sua obra salvadora.
Num primeiro plano, Maria de Nazaré é incluída no
grupo das outras quatro mulheres (ela é filha da humanidade e, como Jesus,
descendente de Abraão, o pai do povo hebreu). Mas, ao mesmo tempo, Maria
expressa uma novidade: nela se manifesta a encarnação de um Deus que intervém
na história elevando os humilhados e relativizando os poderes e ideologias,
inclusive o patriarcado. E Jesus, compartilhando conosco as raízes humanas, é o
Filho de Deus, enviado para que sejamos plenamente humanos.
O evangelho de hoje ilumina o primeiro dia da do
Natal. Ele nos convoca a acolher Jesus como Filho enviado por Deus, como irmão
da humanidade. Como ele, somos acolhidos pelo Pai e por ele enviados/as para
levar todas as pessoas a serem a grande família de Deus, sem exclusões.
“Fratelli tutti”, como diz o Papa.
(Itacir Brassiani msf)
Mensagem do Papa Francisco
“Quero assinalar que
também o «gênio feminino» se manifesta em estilos femininos de santidade,
indispensáveis para refletir a santidade de Deus neste mundo. E
precisamente em períodos nos quais as mulheres estiveram mais excluídas, o
Espírito Santo suscitou santas, cujo fascínio provocou novos dinamismos
espirituais e reformas importantes na Igreja. Podemos citar Santa Hildegarda de
Bingen, Santa Brígida, Santa Catarina de Sena, Santa Teresa de Ávila ou Santa
Teresa de Lisieux; mas interessa-me sobretudo lembrar tantas mulheres
desconhecidas ou esquecidas que sustentaram e transformaram, cada uma a seu
modo, famílias e comunidades com a força do seu testemunho” (Gaudete et Exsultate, § 12).
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que
“ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina,
deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que
não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para
alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.
Os textos propostos aqui
são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que
desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja
preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus
encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos
inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
www.msfamericalatina.org | Passo Fundo/RS
(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)
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