Ano A Roteiro de Leitura Orante
do Evangelho Nº 958
Dia 06/12/2022
| 2ª Semana do Advento | terça-feira
Evangelho
segundo Mateus (18,12-14)
(1) Coloque-se em atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
· Escolha
o lugar no qual você não seja interrompido/a
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se
cantando: “Envia tua Palavra, palavra de salvação” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=8DSQfRdpRQ4)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Mateus 18,12-14
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
· O
alegre anúncio dos anjos aos pastores na noite do natal mostra-se verdadeiro e
credível na vida apostólica de Jesus
· Jesus
fala do modo como Deus trata seus “pequeninos”: deixa em segundo lugar os
fortes e bem nutridos e sai em busca dos fracos
· Ele
aprendeu com o Pai que, aos olhos de Deus, todos e cada um/a de nós somos
preciosos/as, e pede que cultivemos a mesma atitude
· O
pastor se alegra por ter encontrado a ovelha perdida e vulnerável, e Jesus nos
convida a participar dessa alegria de Deus
·
O que a Palavra de Deus
diz em si mesma, o que está escrito?
(3) Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu
sentido nesse momento da vida?
· O
evangelho de hoje nos orienta para uma atitude madura e adequada em relação aos
irmãos e irmãs mais frágeis e falíveis
· Em
que medida e em que circunstâncias, por nossas atitudes, estamos sendo motivo
de tropeço aos nossos irmãos mais fracos?
· O
que fazemos, como lideranças eclesiais, quando um irmão ou irmã tropeça, cai no
erro e se afasta, por vergonha ou por resistência?
· Nossa
comunidade se sente realmente comprometida com o dinamismo e saída ao encontro
de quem está em situação de risco?
· Experimentamos
alegria quando pessoas e grupos vulneráveis são assistidos e promovidos, e se
integram na comunidade?
· Se achar oportuno e for possível, leia as
“pistas” (página 3)
(4) Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Que
iniciativas poderíamos tomar para que nossa fé em Jesus e nossa celebração do
Natal não fique apenas em sentimentos e presentes?
(6) Retorne à vida cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas
belas lições”
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Medite e reze com a canção “Das alturas
orvalhem os céus” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Kj1eMZsnH-I)
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Feche
a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração
Breves notas sobre Mateus 18,12-14
Já escrevi anteriormente, mas não custa lembrar de
novo: o tempo litúrgico e espiritual do Advento nos oferece um contexto
especial que deve ser levado em conta na escuta e meditação dos textos do
Evangelho. Não é a mesma coisa ler a parábola da ovelha perdida no tempo comum,
na quaresma ou no Advento.
Os três versículos que nos são propostos hoje estão
no capítulo 18 do evangelho segundo Mateus. O contexto temático é uma descrição
sumária das novas relações e novas práticas que sustentam a comunidade cristã,
semente e antecipação parcial mas profética do Reino de Deus. Pouco antes,
Jesus sublinhara que é absolutamente importante não escandalizar nem desprezar
os sujeitos pequenos e vulneráveis. Mesmo sendo inevitável, ai de quem provoca
escândalo.
No contexto do império romano e do sistema judaico,
os/as discípulos/as de Jesus são equiparados/as às categorias sociais
desprezadas e vulneráveis, como as crianças, as mulheres, os migrantes, os
doentes (os “pequeninos”). Eles são parte do povo (e não das elites) e, aos
olhos de Deus, são preciosos, têm valor, são os primeiros nas prioridades de
Deus. Que ninguém atrapalhe o caminho deles, colocando pedras de tropeço.
Jesus pede e ordena que esta seja a atitude das
lideranças cristãs em relação aos demais membros das comunidades. E ilustra
isso com uma parábola, com a qual chama seus interlocutores a participar da
reflexão. Na tradição judaica, o pastor lembra as lideranças (políticas ou
religiosas), e o rebanho/ovelha lembra o povo. A ovelha perdida representa o/a
discípulo/a que não perseverou no caminho do Reino de Deus por causa dos
outros, ou a pessoa que corre risco de vida por estar separada do rebanho.
Ressaltando o desmedido cuidado “pastoral” do
pastor, que não deixa as 99 em segundo plano para buscar uma única que se
perdeu e corre risco, fala sobre como Deus Pai trata seus filhos e filhas: ele
não é como os líderes religiosos e políticos, e é mais cuidadoso que os
pastores. Jesus espera que, em nossa relação de líderes com os demais membros
da Igreja, façamos como ele.
(Itacir Brassiani msf)
Mensagem do Papa Francisco
“Lembremo-nos como Jesus convidava os
seus discípulos a prestarem atenção aos detalhes: o pequeno detalhe do vinho que estava
a acabar numa festa; o pequeno detalhe
duma ovelha que faltava; o pequeno detalhe da viúva que ofereceu as duas
moedinhas que tinha; o pequeno detalhe de ter azeite de reserva para as
lâmpadas, caso o noivo se demore; o pequeno detalhe de pedir aos discípulos que
vissem quantos pães tinham; o pequeno detalhe de ter a fogueira acesa e um
peixe na grelha enquanto esperava os discípulos ao amanhecer” (Gaudete et Exsultate, § 144).
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que
“ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina,
deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que
não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para
alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.
Os textos propostos aqui
são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que
desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja
preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre
em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente
difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
www.msfamericalatina.org | Passo Fundo/RS
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