Ano A Roteiro de Leitura Orante
do Evangelho Nº 967
Dia 15/12/2022
| 3ª Semana do Advento | Quinta-feira
Evangelho
segundo Lucas (7,24-30)
(1) Coloque-se em atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
· Escolha
o lugar no qual você não seja interrompido/a
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se
cantando “Ó vem, Senhor, não tardes mais!” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=GV-waMJLivY)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Lucas 7,24-30
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
· Diante
dos enviados de João, Jesus mostra sua compaixão e misericórdia: acolhe
pecadores, cura doentes, ergue os encurvados
· Jesus
apresenta estas ações como resposta às dúvidas e debates em torno do perfil do
Messias e da Salvação trazida por ele
· Jesus
fala de João como de um homem corajoso e tenaz, despojado e austero, que não se
deixa levar por emoções passageiros
· E
faz um balanço dos frutos da missão do Batista: publicanos e pecadores aceitam
sua pregação e se convertem, enquanto que os fariseus e os escribas o rejeitam
·
O que a Palavra de Deus
diz em si mesma, o que está escrito?
(3) Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu
sentido nesse momento da vida?
· Releia
atentamente estas palavras que Jesus dirige ao povo, o retrato que ele
apresenta do profeta João Batista
· Como
se apresentam aqueles/as que hoje são saudados como profetas e doutores em
nossas Igrejas? Se parecem ao Batista?
· Qual
costuma ser hoje a resposta da maior parte do nosso povo à pregação da
conversão das pessoas e das estruturas injustas?
· Procure
identificar discípulos e discípulas de Jesus que hoje podem ser comparadas a
João Batista e até são maiores que ele
· Se achar oportuno e for possível, leia as
“pistas” (página 3)
(4) Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus
· Apresente-se
diante de Jesus, fale a ele das suas inquietações e peça ajuda para progredir
na preparação do caminho do reino de Deus
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· O
que fazer para evitar a tentação de reduzir a profecia e o Evangelho a uma
pauta moral, centrada na condenação do aborto e da corrupção?
(6) Retorne à vida cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
a invocação: “Jesus, que vens ao nosso encontro com Maria e José, mantém nossa
comunidade desperta e em pé!”
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Medite e reze com a canção “Lapinha da
mata”
(Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=721FUDHcs6Q)
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Feche
a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração
Breves notas sobre Lucas 7,24-30
Inquieto com a atuação de Jesus, João
mandara um grupo de discípulos buscar esclarecimento se ele era ou não o
Messias anunciando e esperado. Jesus respondeu mostrando suas ações: o Messias
e o Reino de Deus são confirmados na boa notícia anunciada aos pobres e na
libertação dos cativos. Deus ama os pobres, e os quer livres e cheios de vida.
Depois desta resposta escrita pelas
ações, Jesus fala de João Batista ao povo. Recorrendo a um diálogo interativo
que engaja os interlocutores, Jesus começa dizendo o que João não é: ele não é
um caniço agitado pelo vento, uma espécie de profeta inconstante e inseguro;
ele também não é alguém da parte dos ricos, frequentador dos palácios, ambicioso
e explorador. Ele é um homem firme e audacioso, e vive de modo pobre e austero.
Jesus também afirma que João não é um
profeta comum, como outros do passado. Ele “é mais do que um profeta”, pois não
pertence apenas à antiga aliança. Ele não se restringe a anunciar a vinda do
Messias, mas vem à frente dele, abre e prepara caminhos, mostra-o presente:
“Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo”. Ele é o maior entre os antigos, mas é menor
em comparação com discípulos/as de Jesus, aqueles/as que acolhem e entram no
dinamismo do Reino de Deus.
Depois de falar da pessoa de João
Batista, Lucas faz uma espécie de balanço dos frutos da missão do profeta do
rio Jordão. Por um lado, “todo o povo ouviu, e até mesmo os cobradores de
impostos reconheceram a justiça de Deus”. Por outro lado, os fariseus e mestres
da lei rejeitaram a pregação e o caminho apresentado por João, e acabaram se
auto excluindo do projeto de Deus.
O questionamento do evangelista
dirige-se a nós: estamos de fato acolhendo o caminho de conversão proposto por
João e o caminho da misericórdia aberto por Jesus Cristo? Estamos alargando
alegremente o espaço da “nossa tenda”, como nos pede Isaías, para nela acolher
os irmãos e irmãs que ele nos envia? O badalado “espírito natalino” é o
espírito da espera e do compromisso pessoal?
(Itacir Brassiani msf)
Mensagem do Papa Francisco
“À
semelhança do profeta Jonas, sempre permanece latente em nós a tentação de
fugir para um lugar seguro, que pode ter muitos nomes: individualismo,
espiritualismo, confinamento em mundos pequenos, dependência, instalação,
repetição de esquemas preestabelecidos, dogmatismo, nostalgia, pessimismo,
refúgio nas normas. Todavia as dificuldades podem ser como a tempestade, a
baleia, o verme que fez secar a árvore que oferecia sombra a Jonas, ou o vento
e o sol que lhe dardejaram a cabeça; e, tal como para ele, podem ter a função
de nos fazer voltar para este Deus que é ternura e nos quer levar a uma
itinerância constante e renovadora” (Gaudete et Exsultate, § 134).
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que
“ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina,
deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que
não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para
alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.
Os textos propostos aqui
são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que
desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja
preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus
encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos
inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
www.msfamericalatina.org | Passo Fundo/RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário