Ano A Roteiro de Leitura Orante
do Evangelho Nº 962
Dia 10/12/2022
| 3ª Semana do Advento | Domingo
Evangelho
segundo Mateus (17,10-13)
(1) Coloque-se em atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
· Escolha
o lugar no qual você não seja interrompido/a
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se
cantando: “Envia tua Palavra, palavra de salvação” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=8DSQfRdpRQ4)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Mateus 17,10-13
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
· A
cena está localizada logo após a transfiguração de Jesus, e o fio que liga as
duas cenas é a presença de Elias ao lado de Jesus
· Elias
e João Batista são profetas relevantes, mas são passado, fazem parte do anúncio
do reino de Deus e da denúncia do que o impede
· Entretanto,
na rejeição e oposição que eles e todos os profetas receberam vai se realizando
misteriosamente o reinado de Deus
· A
esperança ativa e engajada de um futuro de liberdade e plenitude não pode levar
os discípulos a fechar os olhos aos sinais já presentes
· Para
ler e entender o sentido autêntico das escrituras, precisamos sintonizar com
Jesus, pois ele é a chave de leitura da Bíblia
·
O que a Palavra de Deus
diz em si mesma, o que está escrito?
(3) Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu
sentido nesse momento da vida?
· Releia
atentamente esta cena, lendo também, se possível, os versos anteriores, que
narram a transfiguração (17,1-9)
· Você
pode dizer, como o evangelista diz dos discípulos, que você entendeu o que
Jesus disse neste texto?
· Você
espera a irrupção do Reino de deus 9dos novos céus e da nova terra) como um
fato grandioso, terrível e destruidor?
· O
que esta cena e estas palavras de Jesus têm a ver com a nossa caminhada de
preparação para o Natal do Senhor?
· Se achar oportuno e for possível, leia as
“pistas” (página 3)
(4) Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus
· Faça memória dos
profetas e profetizas que deram o melhor de si e plantaram sinais do mundo
fraterno e solidário sonhado por Deus
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Como
proceder para corrigir a ideologia que pensa no Reino de Deus apenas como coisa
da alma, ou como um evento ameaçador?
(6) Retorne à vida cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas
belas lições”
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Medite e reze com a canção “Das alturas
orvalhem os céus” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Kj1eMZsnH-I)
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Feche
a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração
Breves notas sobre Mateus 17,10-13
Esta cena está literariamente
localizada logo após a transfiguração de Jesus diante dos discípulos no monte
Tabor. Ao lado dele, apareceram o líder e legislador Moisés e o profeta Elias.
Por isso, ao descer da montanha, os discípulos interrogam Jesus acerca de
Elias. Na liturgia do advento, a cena é proposta à reflexão pela íntima relação
que Jesus estabelece entre Elias e João Batista, dois profetas que, cada um ao
seu modo, foram uma voz forte.
Era ensino
muito divulgado pelos escribas que Elias voltaria, e sua volta inauguraria os
tempos messiânicos. Jesus não diverge do ensino dos escribas, mas o completa e
concretiza: Elias já voltou na profecia de João Batista. Neste sentido, Jesus
dá a entender que Elias pertence ao passado, é profecia corajosa, anúncio
esperançoso, denúncia tenaz. Mas Elias não está no futuro. O futuro é o
Messias, e esse futuro já raiou em Jesus de Nazaré.
O futuro
prometido por Deus e esperado pelo povo começa com a vida e a missão de Jesus.
Os tempos messiânicos são inaugurados por ele, e é preciso abrir os olhos e
aguçar o entendimento, pois o reino de Deus não se manifesta em ações
espetaculares e poderosas, como muitos ensinavam. O Reino de Deus não se deixa
ver no cumprimento minucioso da lei mas na compaixão e na misericórdia
incondicionais, à revelia da lei e até contra ela.
Mas Jesus dá um
passo a mais e relaciona o seu destino ao destino do profeta João: suspeita,
perseguição, violência, morte. João precede a Jesus também na rejeição! Este é
o mistério da semente, o dinamismo escondido do Reino de Deus. Nesse dinamismo
escondido, no tempo presente, a vontade de Deus está se realizando, e é preciso
reconhece-la e celebrá-la.
Os escribas
tinham razão ao dizer que as escrituras falam do retorno de Elias. Mas Jesus
ensina que é preciso lê-las e interpretá-las corretamente. Elias volta em cada
profeta ou profetiza. O Reino de Deus se realiza em cada gesto de partilha e
acolhida solidária. O fim deste mundo está em curso, e um novo mundo está
nascendo. E aqui não há lugar para ameaça ou medo.
(Itacir Brassiani msf)
Mensagem do Papa Francisco
“Os profetas
anunciavam o tempo de Jesus, que estamos a viver, como uma revelação da alegria: «exultai de alegria» (Is 12,
6). «Sobe a um alto monte, arauto de Sião. Grita com voz forte, arauto de
Jerusalém» (Is 40, 9).
«Exulta de alegria, ó terra! Rompei em exclamações, ó montes! Na verdade, o
Senhor consola o seu povo e Se compadece dos desamparados» (Is 49, 13). «Exulta de alegria,
filha de Sião! Solta gritos de júbilo, filha de Jerusalém! Eis que o teu Rei
vem a ti; Ele é justo e vitorioso» (Zac 9,
9). E não esqueçamos a exortação de Neemias: «Não vos entristeçais, porque a
alegria do Senhor é que é a vossa força» (8, 10)” (Gaudete et Exsultate, § 123).
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que
“ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina,
deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que
não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para
alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.
Os textos propostos aqui
são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que
desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja
preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus
encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos
inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
www.msfamericalatina.org | Passo Fundo/RS
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