Ano A Roteiro de Leitura Orante
do Evangelho Nº 977
Dia 25/12/2022
| Solenidade do Nascimento de Jesus
Evangelho
segundo João (1,1-18)
(1)Coloque-se em atitude
de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
· Escolha
o lugar no qual você não seja interrompido/a
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se ouvindo a canção “Quando
chegar o Natal” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=A7Bhr2LHeww)
(2)Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de João 1,1-18
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
·
Este texto indicado para a
manhã de Natal, é uma espécie de introdução e porta de entrada ao evangelho
segundo João
·
Jesus de Nazaré é a Palavra
de Deus que se fez carne e ergueu sua morada entre nós para nos acolher na
graça e na liberdade de Deus
·
É na sua vida, desde Belém
e Nazaré, passando pela pregação na Galileia e pela morte na cruz, que ressoa a
Palavra de Deus
·
Essa Palavra/Carne é
comparável também à Luz, à Glória, Graça, à Tenda, ao Espírito, enfim: Vida em
plenitude
·
O que a Palavra de Deus
diz em si mesma, o que está escrito?
(3)Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu
sentido nesse momento da vida?
·
Releia o texto lentamente,
sublinhando e detendo-se nas imagens que João utiliza para falar de Jesus,
nascido em Belém
·
Procure intuir como aquela
cena da estrabaria, em meio a ovelhas e pastores, transparece nessas palavras
usadas por João
·
Que palavras mais atuais e
próximas de nossa experiência poderíamos buscar para apresentar Jesus às
pessoas de hoje?
·
Detenha-se no versículo 14
(“A Palavra se fez carne e armou sua tenda entre nós”) e o contemple na cena do
presépio
·
Procure entender o que
significa: “Por meio de Moisés foi dada a lei, mas a graça e a verdade nos
chegaram através de Jesus Cristo”
· Se achar oportuno e for possível, leia as
“pistas” (página 3)
(4)Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus
·
Recite ou cante o refrão
entoado pelos anjos: “Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos
Homens por ele amados”
(5)Contemple a vida
à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
·
Como podemos anunciar e
testemunhar a novidade do Natal de Jesus, sem cair na armadilha de uma genérica
“magia do natal”?
(6)Retorne à vida
cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
a invocação: “Jesus, que vens a nós na família de Nazaré, mantém nossa comunidade generosa
e criativa na fé!”
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Ouça e, se possível, assista, a canção “Noite
Feliz” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=RDpWkBi-cr4)
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Feche
a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração
Breves notas sobre João 1,1-18
Os conceitos que aparecem no
evangelho de João são vários: Palavra, Vida, Graça e Glória... No contexto
original, não são palavras abstratas, têm conteúdo claro. Enquanto Palavra, Jesus, o filho de Maria e de José, é
a exteriorização da interioridade de Deus, e esse mistério é uma boa notícia
que produz felicidade. A Palavra de Deus assume a carne humana como lugar no
qual podemos encontrar, tocar e acolher o próprio mistério de Deus.
Jesus, que nasceu em Belém e
viveu como carpinteiro em Nazaré, é portador da Vida
plena e eterna, do “bem viver” que todos os povos buscam sem descanso. Nele, a
vida é revelada e doada como comunhão profunda com o mistério de Deus, comunhão
solidária com todas os pobres e vítimas, e comunhão graciosa com todas as
criaturas, comunhão entre as gerações e povos.
Na pessoa e no caminho de Jesus
de Nazaré, vemos também a Graça de Deus.
Nele fica claro que Deus não é um cobrador de dívidas, um policial ou um juiz,
mas um irmão e hóspede no qual se mostram de modo inequívoco a gratuidade. A
lei e a cobrança vêm das velhas instituições, mas a Graça e a Verdade nós as
recebemos por Jesus Cristo. Ele é a gratuidade de Deus em pessoa!
A palavra Glória significa “peso”, importância, valor interior de uma pessoa,
e isso se revela nas suas ações. Por isso, manifestar a glória de Deus
significa testemunhar sua ação libertadora, prosseguir sua ação humanizadora,
reconhecer sua santidade nos acontecimentos históricos. As metáforas da luz e da glória são usadas
para ilustrar o esplendor e a vitória final de Deus.
A tradição cristã afirma que a
glória de Deus se manifesta de modo insuperável em Jesus crucificado, na sua
fidelidade à humanidade. Como a cruz é o desfecho de uma vida de amor, podemos
dizer que na humanidade de Jesus vemos a glória de Deus. Ele não recebe essa
glória ou peso por milagre ou presente dos céus, mas a cultiva na compaixão. Os/as discípulos/as de Jesus
são glorificados na medida em que participam do dinamismo do seu amor ou paixão
pelo mundo. E a glória de Deus é o ser humano vivo e liberto.
(Itacir Brassiani msf)
Mensagem do Papa Francisco
“Quem deseja verdadeiramente dar glória
a Deus com a sua vida, quem
realmente se quer santificar para que a sua existência glorifique o Santo, é chamado a obstinar-se, gastar-se e
cansar-se procurando viver as obras de misericórdia. Santa Teresa de
Calcutá dizia: «Sim, tenho muitas fraquezas humanas, muitas misérias humanas.
Mas Ele abaixa-Se e serve-Se de nós, de ti e de mim, para sermos o seu amor e a
sua compaixão no mundo, apesar das nossas misérias e defeitos. Ele depende de
nós para amar o mundo e demonstrar-lhe o muito que o ama. Se nos ocuparmos
demasiado de nós mesmos, não teremos tempo para os outros” (Gaudete
et Exsultate, § 107).
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que
“ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina,
deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que
não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para
alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.
Os textos propostos aqui
são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que
desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja
preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus
encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos
inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
www.msfamericalatina.org | Passo Fundo/RS
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