Ano A Roteiro de Leitura Orante
do Evangelho Nº 971
Dia 19/12/2022
| 4ª Semana do Advento | Segunda-feira
Evangelho
segundo Lucas (1,5-25)
(1)Coloque-se em atitude
de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
· Escolha
o lugar no qual você não seja interrompido/a
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se
cantando “Povo de Deus, foi assim...” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=N8apK5CgWhY)
(2)Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Lucas 1,5-25
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
· O
contexto litúrgico e espiritual no qual escutamos essa Palavra é a preparação
do Natal e a atenção aos sinais de Deus
· Esta
cena, cujos protagonistas são Zacarias e Isabel, prepara outra, que destaca a
atuação de José e de Maria
· Lucas
quer nos mostrar que Jesus nasce e cresce num contexto de fidelidade no caminho
da justiça
· E
deixa claro que a vida de Jesus e seu Evangelho não devem despertar medo, mas
alegria intensa e exultação
· O
nascimento e a vida de João Batista e de Jesus são, cada uma a seu modo,
expressões multifacetadas da compaixão misericordiosa e da proximidade de Deus
ao seu povo
·
O que a Palavra de Deus
diz em si mesma, o que está escrito?
(3)Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu
sentido nesse momento da vida?
· Releia
atentamente este trecho do Evangelho, prestando atenção a cada um dos
personagens, inclusive ao anjo mensageiro
· Observe
a surpresa de Zacarias, e a dificuldade de acreditar que algo bom e novo
poderia surgir de um povo cansado e esgotado
· Preste
atenção aos repetidos apelos a não ter medo, a se alegrar e exultar com aquilo
que está para acontecer
· Você
não acha que nossa caminhada de fé, nossa catequese e nossa pregação carecem de
alegria, e são tristes e pesadas demais?
· Se achar oportuno e for possível, leia as
“pistas” (página 3)
(4)Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus
· Apresente
a São José sua família e sua Igreja, e peça que as ajude a sintonizar com os
sonhos de Deus para a humanidade
(5)Contemple a vida
à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Peça
a Deus a graça de crer com confiança, de viver com alegria, de amar com
esperança, e de assim preparar o Natal que se aproxima
(6)Retorne à vida
cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
a invocação: “Jesus, que vens ao nosso encontro com Maria e José, mantém nossa
comunidade desperta e em pé!”
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Medite e reze com a canção “Vem, Senhor,
vem salvar teu povo...” (https://www.youtube.com/watch?v=w_m8tqzljkA)
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Feche
a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração
Breves notas sobre Lucas 1,5-25
Este texto faz parte da “Boa Notícia da Infância”
de Jesus. A moldura geral é a alegria que espanta todos os medos e convoca à
esperança e à exultação. E isso tem um motivo: em Jesus de Nazaré, as promessas
de Deus chegam ao seu pleno cumprimento, pois ele é o ponto de chegada, o ápice
da história da salvação. Num contexto de humilhação e expectativa, a Esperança
envia seus sinais, e João Batista é um desses grandes sinais.
A cena acontece na Judéia, no tempo do sanguinário
Herodes. Zacarias e Isabel pertencem a uma linhagem sacerdotal, são idosos e
vivem a dor e o desamparo de quem não pode contar com uma descendência que os
proteja e ampare na velhice. Mas eles pertencem a um pequeno resto piedoso e
fiel à herança libertadora dos hebreus e à promessa dos seus profetas. Como
Maria e José, eles fazem parte da fina flor das tradições libertárias.
Os nomes dos personagens são relevantes, e indicam
o horizonte de sentido da cena: Zacarias significa “Deus se lembrou”; Isabel
significa “Deus prometeu” ou “morada de Deus”; João significa “Deus mostra sua
misericórdia”. Num contexto de humilhação e de falta de horizontes, como a
terra seca e rachada, sedenta de água, Deus manda sinais de que sua
misericórdia não se esgotou, de que ele está chegando para provocar uma
reviravolta.
O foco da cena é a revelação da identidade e da
missão de João Batista, cujo nascimento é anunciado a um pai incrédulo. Ele
agirá movido pelo Espírito de Deus, reconduzirá o povo ao Deus libertador,
caminhará à frente e converterá as velhas gerações à novidade que está para
emergir em Jesus. Por isso, em que pese seu apelo contundente à mudança de
perspectiva, a vida e pregação de João abrirá as portas à alegria e ao júbilo,
porá fim ao tempo de espera.
A mudez de Zacarias e o escondimento de Isabel não significam
punição ou medo, mas são o sinal de que algo de importante aconteceu com
Zacarias, assim como da humilde reverência de Isabel, que se descobre “casa” ou
“morada” de Deus. Sem palavras, ambos nos dizem que algo novo e promissor está
nascendo.
(Itacir Brassiani msf)
Mensagem do Papa Francisco
“Nem tudo o que um santo diz é plenamente fiel ao Evangelho, nem tudo o
que faz é autêntico ou perfeito. O que devemos contemplar é o conjunto da sua
vida, o seu caminho inteiro de santificação, aquela figura que reflete algo de
Jesus Cristo e que sobressai quando se consegue compor o sentido da totalidade
da sua pessoa. Isto é um vigoroso apelo para todos nós. Também nós precisamos conceber a totalidade da nossa vida como uma
missão. Tentemos fazê-lo, escutando a Deus na oração e identificando os sinais
que Ele nos dá. E permitamos-lhe plasmar em nós aquilo que possa refletir
Jesus Cristo no mundo de hoje” (Gaudete et Exsultate, § 22-23).
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que
“ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina,
deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que
não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para
alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.
Os textos propostos aqui
são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que
desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja
preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus
encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos
inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
www.msfamericalatina.org | Passo Fundo/RS
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