sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 1026

Ano A Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 1026

Dia 11/02/2023 | 5ª Semana do Tempo Comum | Sábado

Evangelho segundo Marcos (8,1-10)

(1)Coloque-se em atitude de oração  

·     Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·     Escolha o lugar no qual você não seja interrompido/a

·     Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·     Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos

·     Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

·     Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·     Prepare-se ouvindo a canção “Chegou a hora da alegria...” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=QIW1hHYT6PE)

 

(2)Leia o texto da Palavra de Deus

·     Leia com toda a atenção o texto de Marcos 8,1-10

·     Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·     Enquanto na primeira distribuição de alimento aos famintos (Mc 6,30-44) se dá no contexto da missão entre os judeus, nesta segunda os beneficiados são os pobres estrangeiros, ou pagãos

·     O milagre é, na verdade, o triunfo da economia da partilha dentro de uma mentalidade de consumo egoísta

·     O segredo está na compaixão de Jesus pelas pessoas necessitadas, na partilha comunitária de recursos e na organização do povo

·     Esta é a lição que, mesmo repetida por Jesus, seus discípulos/as (de ontem e de hoje) tem dificuldade de assimilar

·     O que a Palavra O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3)Medite a Palavra de Deus

·     Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

·     Releia o relato, dando atenção à atitude e às palavras de Jesus diante das necessidades do povo e à reação e à ação dos discípulos

·     Você consegue perceber qual é o segredo ou o dinamismo que desabrocha na abundância de alimento para todos?

·     Você acha correto dizer “só Jesus pode dar uma solução” quando ele começa perguntando “quantos pães vocês têm”?

·     Como esta ação de Jesus, e as lutas atuais pelo direito à alimentação, se relacionam com a Eucaristia?

·     Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4)Reze com o texto lido e meditado

·     Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·     Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·     Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·     Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·     Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·     Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

·     Recorde e visualize pessoas, movimentos e organizações que enfrentam a ideologia do mercado praticando a partilha

 

(5)Contemple a vida à luz da Palavra

·     Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·     Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·     Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·     Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·     Como você, sua família e sua comunidade podem viver hoje e concretamente a compaixão e o companheirismo?

 

(6)Retorne à vida cotidiana

·     Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·     Recite a invocação: “Jesus, que vens a nós na família de Nazaré, mantém nossa comunidade generosa e criativa na fé!”

·     Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·     Medite a canção “Se calarem a voz dos profetas” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=t24vkBOM-o0)

·     Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·     Feche a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração

 

Anotações sobre Marcos 8,1-10

O episódio de hoje é uma provocativa lição de economia política, e está centrada em dois princípios gêmeos: a compaixão e o companheirismo. A segunda distribuição de alimento ao povo faminto, além de ser uma lição de solidariedade econômica, é uma lição de reforço na formação dos discípulos e discípulas.

Sem querer chocar ninguém, precisamos reconhecer que o núcleo deste acontecimento não é a multiplicação milagrosa de pães e peixes, mas a distribuição solidária e justa de alimentos a quem dele tem necessidade. Isso fica claro quando Jesus, chamando os discípulos, diz: “Tenho compaixão dessa multidão, porque faz três dias que está comigo e não tem nada para comer”.

E não se trata de cidadãos plenos e integrados, de gente que pertence ao povo judeu, mas de estrangeiros, ou pagãos. Para Jesus, aqueles que os judeus consideravam pagãos, malditos, impuros, cães, são os pobres e muito queridos de Javé. Por isso, este segundo relato de distribuição de alimentos aos famintos é guiado pelo tema da acolhida e do socorro aos que “vieram de longe”.

Ao que parece, fazendo isso Jesus também enfrenta e contesta o jejum ritual pregado e praticado pelos fariseus, especialmente quando se defronta com o jejum ou a fome real do povo. Quando a fome é concreta, o jejum, por mais piedoso que seja, deve ser superado pela prática de ir ao encontro das necessidades humanas, para que haja pão em todas as mesas, e para que haja festa.

Os discípulos, apegados aos seus princípios e costumes, mas também contaminados pela ideologia do mercado, ficam confusos: não veem no deserto ou da “lei do mercado” nenhuma possibilidade de encontrar meios e recursos para saciar a fome do povo.

A lição de Jesus é mais do que clara: a satisfação econômica das massas empobrecidas passa pela economia do dom, ou da partilha. A vontade do Deus não é o jejum, mas a abundância de pão para todos/as mediante a partilha e o companheirismo. Deixar alguém morrer de fome num país com imensas riquezas é um assassinato.

 (Itacir Brassiani msf)

 

Palavra do Papa Francisco

A pessoa que, vendo as coisas como realmente estão, se deixa trespassar pela aflição e chora no seu coração, é capaz de alcançar as profundezas da vida e ser autenticamente feliz.  Assim pode ter a coragem de compartilhar o sofrimento alheio, e deixa de fugir das situações dolorosas. Desta forma, descobre que a vida tem sentido socorrendo o outro na sua aflição, compreendendo a angústia alheia, aliviando os outros. Esta pessoa sente que o outro é carne da sua carne, não teme aproximar-se até tocar a sua ferida, compadece-se até sentir que as distâncias são superadas (Gaudate et Exsultate, § 76).

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

www.msfamericalatina.org | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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