sábado, 18 de fevereiro de 2023

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 1034

Ano A Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 1034

Dia 19/02/2023 | 7ª Semana do Tempo Comum | Domingo

Evangelho segundo Mateus (5,38-48)

(1) Coloque-se em atitude de oração  

·    Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·    Escolha o lugar no qual você não seja interrompido/a

·    Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·    Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos

·    Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

·    Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·    Prepare-se cantando: A Palavra de Deus vai chegando, vai” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=lWUng2ouMHc)

 

(2) Leia o texto da Palavra de Deus

·    Leia com toda a atenção o texto de Mateus 5,38-48

·    Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·    Este texto está situado no conjunto de exemplos de releitura e consumação da Lei e dos costumes que Jesus dá aos discípulos/as

·    Espera-se que os discípulos/as de Jesus sejam capazes de não reagir na mesma moeda, de romper com o ciclo de violência

·    Aqueles/as que seguem Jesus precisam superar a lei da retribuição em igual medida pela gratuidade, por um estilo de vida alternativo

·    O princípio que diz “bateu, levou” não tem nada a ver com Jesus e com o seu Evangelho, é justiça pequena e medíocre

·    É próprio dos/as seguidores/as de Jesus Cristo tomar a iniciativa e dar o primeiro passo na superação da espiral da violência

·    O que a Palavra O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3) Medite a Palavra de Deus

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

·    O que significa hoje oferecer a outra face, dar o manto a quem quer se apropriar da túnica, andar o dobro daquilo que nos impõem?

·    Deixe ressoar em você este ensino inovador de Jesus, que ele viveu em primeira pessoa: não pagar com a mesma moeda, não ser uma pessoa reativa, mas inovadora, revolucionária

·    Como poderíamos praticar o princípio ensinado por Jesus nas relações violentas que infestam hoje as redes sociais, especialmente em relação aos migrantes e indígenas?

·    Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4) Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

·    Peça a Jesus a serenidade e a mansidão para não revidar com a mesma prática o desprezo ou a violência que você venha a sofrer

 

(5) Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·    Como reeducar os cristãos de nossas comunidades numa prática alternativa à que predomina na sociedade?

 

(6) Retorne à vida cotidiana

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·    Recite a invocação: “Jesus, que vens a nós na família de Nazaré, mantém nossa comunidade generosa e criativa na fé!”

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Ouça e cante canção de São Francisco (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=OPzXNjH38Ac)

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Feche a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração

 

Anotações sobre Mateus 5,38-48

No sermão da montanha, que é um curso de iniciação dos/as discípulos/as ao Evangelho do Reino de Deus, Jesus se apresenta como o intérprete e consumador da lei e dos costumes do judaísmo. Hoje nos deteremos no quinto exemplo de releitura da Lei que, como Mestre que ensina com autoridade e ousadia, Jesus desenvolve nós.

A vingança, que nasce no ventre do medo, faz parte da condição humana e da história das sociedades. O judaísmo quis limitar este princípio ao “olho por olho e dente por dente”. E isso já representou um avanço diante da violência ilimitada que a vingança atraía. Mas Jesus pede aos seus discípulos e discípulas muito mais que isso. Ele pede que quebremos o círculo da violência, que passemos da simples reação à violência sofrida à iniciativa e à gratuidade. “Não enfrenteis quem é malvado (com a mesma prática)!”

Jesus dá alguns exemplos de como podemos fazer isso na prática. Num contexto em que o tapa no rosto era um insulto e uma violência física de uma pessoa superior sobre outra tratada como inferior, oferecer a outra face a quem bate é expressão de dignidade e superioridade, de capacidade de iniciativa, de não-violência ativa. Isso jamais pode ser visto como sinal de fraqueza e submissão.

Num ambiente no qual era comum um proprietário rico penhorar judicialmente a túnica de um pobre endividado, entregar também o manto, ou seja, todas as vestes, era uma forma de expor a humanidade nua que iguala a todos os seres humanos, um jeito de protestar e de desmascarar a violência dos prepotentes.

Num contexto em que os soldados romanos, que garantiam com violência a ocupação colonialista, obrigavam o povo nativo a caminhar com eles e carregar as armas que serviam para intimidá-los, caminhar o dobro do que lhes era imposto significa não entrar no jogo dos opressores, tomar a iniciativa e ser mais digno que eles.

Não há qualquer sombra de dúvidas! O ensinamento de Jesus não tem nada de submissão. O seu Evangelho tudo de alternativo, de maturidade humana, de uma nova ética. Trata-se de viver contracorrente e antecipar na própria vida os valores do Reino.

 (Itacir Brassiani msf)

 

Palavra do Papa Francisco

Pode acontecer também que os cristãos façam parte de redes de violência verbal através da internet e vários fóruns ou espaços de intercâmbio digital. Mesmo nos media católicos, é possível ultrapassar os limites, tolerando-se a difamação e a calúnia e parecendo excluir qualquer ética e respeito pela fama alheia. Gera-se, assim, um dualismo perigoso, porque, nestas redes, dizem-se coisas que não seriam toleráveis na vida pública e procura-se compensar as próprias insatisfações descarregando furiosamente os desejos de vingança. É impressionante como, às vezes, pretendendo defender outros mandamentos, se ignora completamente o oitavo: «não levantar falsos testemunhos» e destrói-se sem piedade a imagem alheia (Gaudate et Exsultate, § 115).

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

www.msfamericalatina.org | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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