Ano A Roteiro de Leitura Orante do
Evangelho Nº 1018
Dia 03/02/2023
| 4ª Semana do Tempo Comum | Sexta-feira
Evangelho
segundo Marcos (6,14-29)
(1)Coloque-se em atitude
de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
· Escolha
o lugar no qual você não seja interrompido/a
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se ouvindo a canção “Palavras
de salvação” (https://www.youtube.com/watch?v=ui-q2qnJyac)
(2)Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Marcos 6,14-29
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
· Jesus
é visto como um simples profeta, um homem sem honra, um qualquer que causa
incômodo (como João) e é rejeitado
· Entre
o envio e o retorno dos apóstolos, o relato do destino de João Batista recorda
que é isso que espera aqueles que Jesus envia
· Nesse
texto, o evangelista Marcos nos apresenta, com uma certa dose de ironia, um
crítica forte e mordaz contra as elites políticas
· O
conluio entre a nobreza, o exército e os líderes locais, numa decisão tomada
sob efeito de álcool, sela o destino de João
· Jesus
inicia sua missão com a prisão de João, e é precedido por ele também na
condenação e na execução
·
O que a Palavra O que a
Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?
(3)Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu
sentido nesse momento da vida?
· Releia
o texto com atenção, observando bem as nuances do relato e participando da cena
que ele descreve
· Você
consegue perceber a crítica irônica do evangelista às elites da Galileia, assim
como sua denúncia vigorosa da sua violência?
· O
que explica o arrefecimento da profecia das lideranças cristãs nos tempos
atuais, e como poderemos resgatá-la?
· Como
desenvolver nos discípulos/as missionários/as de hoje a coragem da verdade e a
ousadia do testemunho?
· Se achar oportuno e for possível, leia as
“pistas” (página 3)
(4)Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus
· Tendo
presente as vozes e rostos proféticos que hoje sofrem perseguição, reze por
eles e peça que toda Igreja seja profética
(5)Contemple a vida à
luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Como nós, pessoas e
comunidades consagradas ou famílias, podemos manter vivo o dinamismo profético
de Jesus e de João
(6)Retorne à vida
cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
a invocação: “Jesus, que vens a nós na família de Nazaré, mantém nossa comunidade generosa
e criativa na fé!”
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Medite a canção “Se calarem a voz dos profetas”
(Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=t24vkBOM-o0)
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Feche
a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração
Breves notas
sobre Marcos 6,14-29
Ontem
meditamos sobre o episódio do envio dos doze apóstolos e o ensino sobre o que é
essencial na missão, em qualquer tempo e lugar: sair ao encontro como
peregrinos/as e hóspedes; confiar na força libertadora dos meios frágeis;
manter a abertura e o diálogo; fazer bem e fazer bem sem olhar a quem. No texto
de amanhã refletiremos sobre o retorno deles.
É
aparentemente estranho que o evangelista coloque, entre o envio e o retorno dos
apóstolos, o relato sobre a condenação e morte de João Batista. Parece um parêntesis.
Mas não é! Inserindo aqui este episódio, Marcos quer dar a entender que os
apóstolos herdam tanto a missão como o destino de Jesus. Ele inicia sua missão
com a prisão de João, é comparado a ele, e terá o destino dos profetas.
Neste
relato temos uma crítica mordaz às elites que controlam Israel, e um registro
do conluio incestuoso de interesses políticos, militares e comerciais, e uma
denúncia vigorosa dos seus caprichos assassinos. Herodes convida para sua festa
a nobreza, o exército e as lideranças regionais. O juramento de um Herodes
bêbado de dar à bailarina, sua enteada, a metade dos seus bens assinala o modo
estranho como as elites tomam suas decisões políticas.
Mesmo
que aparentemente deseje conhecer Jesus, Herodes não conseguirá, pois silenciou
a Voz que anunciava o Verbo, e sem voz não há palavra. Seu casamento com a
cunhada, que era também, como o costume de então, uma aliança política e
diplomática, criticada por João. Imaginando que Jesus era João Batista que
retornava, Herodes reconhece seu fracasso ao tentar calar a voz dos profetas
que o criticavam.
Nessa
espécie de crônica percebemos o recorrente confronto entre reis arrogantes e
enfraquecidos e profetas que não calam a verdade, mesmo que paguem essa
fidelidade com a própria vida. Jesus seguirá por esse caminho, e terá o mesmo
destino. E os discípulos/as missionários/as que ele envia também devem se
preparar para isso. Os/as cristãos serão sempre sinais de contradição!
(Itacir Brassiani msf)
Mensagem do Papa
Francisco
“Para viver o Evangelho, não podemos
esperar que tudo à nossa volta seja favorável, porque muitas vezes as ambições
de poder e os interesses mundanos jogam contra nós. São João Paulo II declarava
alienada a sociedade que, nas suas formas de organização social, de produção e
de consumo, torna mais difícil a realização do dom de si mesmo e a constituição
da solidariedade inter-humana. Numa tal sociedade alienada, enredada numa trama
política, mediática, econômica, cultural e mesmo religiosa, que estorva o
autêntico desenvolvimento humano e social, torna-se difícil viver as
bem-aventuranças. Sua vivência pode ser até mal vista, suspeita, ridicularizada” (Gaudate et Exsultate, § 91).
Leitura Orante do
Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que
“ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina,
deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que
não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para
alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.
Os textos propostos aqui
são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que
desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja
preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre
em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente
difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
www.msfamericalatina.org | Passo Fundo/RS
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