quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 1032

Ano A Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 1032

Dia 17/02/2023 | 6ª Semana do Tempo Comum | Sexta-feira

Evangelho segundo Marcos (8,34-9,1)

(1) Coloque-se em atitude de oração  

·    Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·    Escolha o lugar no qual você não seja interrompido/a

·    Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·    Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos

·    Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

·    Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·    Reze, ouvindo ou cantando “Tua Palavra é luz no meu caminho” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=-AsfnLP_blo)

 

(2) Leia o texto da Palavra de Deus

·    Leia com toda a atenção o texto de Marcos 8,34-9,1

·    Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·    Jesus havia interrogado seus discípulos sobre o que o povo e o que eles mesmos pensavam dele

·    Diante da resposta de Pedro e da sua tentativa de desviar Jesus do caminho do amor despojado de poder, Jesus retoma a palavra

·    No texto de hoje, Jesus faz um convite público ao discipulado, mas não deixa de apresentar claramente as exigências que comporta

·    Uma delas é abrir mão de assegurar a todo custo a própria vida, evitando manter intactas o sistema que oprime e ameaça

·    Outra é participar da humilhação de Jesus, aceitando ser publicamente execrado e condenado como rebelde

·    O ônus da marginalização e da perseguição são o bônus que Deus concede àqueles que ousam trilhar seu caminho de vida

·    O que a Palavra O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3) Medite a Palavra de Deus

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

·    Releia o texto frase por frase, percebendo o significado político e social das expressões utilizadas por Jesus

·    O que você está disposto/a a dar para conservar sua vida? O que você estaria disposto/a a fazer para que venha o Reino de Deus?

·    Quais são as consequências dessas exigências de Jesus para quem adere ele e deseja seguir seus passos hoje?

·    Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4) Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

·    Jesus, tu és a luz dos olhos meus! Jesus, brilhe esta luz nos passos meus seguindo os teus!

 

(5) Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·    Por onde começar a superação da espiritualização e privatização da fé em Jesus Cristo e do seguimento dos seus passos?

 

(6) Retorne à vida cotidiana

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·    Recite a invocação: “Jesus, que vens a nós na família de Nazaré, mantém nossa comunidade generosa e criativa na fé!”

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Ouça e cante canção de São Francisco (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=OPzXNjH38Ac)

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Feche a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração

 

Anotações sobre Marcos 8,34-9,1

Depois do papel contraditório de Pedro diante da pergunta de Jesus sobre o que os discípulos pensavam dele, Jesus faz um convite público ao discipulado, colocando também sua exigência fundamental: “Quem quiser vir após mim tome sua cruz e siga-me”.

Naquele tempo, a semântica da cruz era claramente política: era a pena de morte que o Império Romano impunha aos revoltosos das classes populares. Carregar a cruz fazia parte do rito de condenação política: desfilando publicamente com a cruz às costas, o condenado ajudava a divulgar a ideia de que ele era mesmo um criminoso.

Por isso, tomar a cruz e carregá-la atrás de Jesus significava aceitar ser marginalizado pelo sistema injusto que legitimava a injustiça. Na mesma linha está a exigência de “renunciar a si mesmo”: faz parte do estímulo aos soldados temerosos diante de uma batalha iminente. Quem se deixa tomar pelo medo, acaba fortalecendo quem intimida.

A ameaça de morte é a extrema manifestação de poder. O medo diante dessa ameaça mantém intacto o poder dos dominadores. Resistindo ao medo e assumindo a prática alternativa do Reino de Deus, mesmo que isso custe a própria vida, os seguidores de Jesus contribuem para a superação da injusta ordem dominante.

Questionando o que adianta ganhar “mundos e fundos” e perder a vida, e perguntando o que uma pessoa estaria disposta a dar em troca da vida, Jesus sublinha que a fidelidade a ele não tem preço. Sua proposta é o confronto com as instituições e grupos que oprimem, e não a adequação medrosa e infantil a elas.

Assim, quem quiser seguir Jesus precisa identificar-se com se programa “subversivo”. A “prova dos nove” do discípulo será sua atitude diante das autoridades. Quem renuncia a si mesmo acabará naturalmente carregando a cruz da perseguição e da execração pública, mas terá exatamente nisso a sua grandeza. O próprio Jesus se orgulhará de tê-lo como amigo e discípulo e o defenderá. E isso pode significar reconhecer e testemunhar o Reino de Deus se realizando com força e clareza, ainda em vida.

 (Itacir Brassiani msf)

 

Palavra do Papa Francisco

É verdade que não há amor sem obras de amor, mas esta bem-aventurança lembra-nos que o Senhor espera uma dedicação ao irmão que brote do coração, pois «ainda que eu distribua todos os meus bens e entregue o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, de nada me vale». Também vemos, no Evangelho de Mateus, que é «o que provém do coração que torna o homem impuro», porque de lá procedem os homicídios, os roubos, os falsos testemunhos. Nas intenções do coração, têm origem os desejos e as decisões mais profundas que efetivamente nos movem (Gaudate et Exsultate, § 85).

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

www.msfamericalatina.org | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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