sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 1025

Ano A Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 1025

Dia 10/02/2023 | 5ª Semana do Tempo Comum | Sexta-feira

Evangelho segundo Marcos (7,31-37)

(1) Coloque-se em atitude de oração  

·    Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·    Escolha o lugar no qual você não seja interrompido/a

·    Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·    Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos

·    Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

·    Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·    Prepare-se ouvindo a canção “Chegou a hora da alegria...” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=QIW1hHYT6PE)

 

(2) Leia o texto da Palavra de Deus

·    Leia com toda a atenção o texto de Marcos 7,31-37

·    Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·    Enquanto os discípulos não entendem e os líderes religiosos o rejeitam Jesus, os pobres e os excluídos o buscam e reconhecem

·    Jesus continua curando e ensinando em território pagão, e uma pessoa com dificuldades de falar é levada a Jesus

·    Pisando sobre a ideologia da separação e da pureza, Jesus toca os ouvidos e a língua do surdo-mudo, e ele se recupera

·    Os pagãos que o levaram a Jesus, junto com o pagão curado, rompem com a marginalização e se tornam evangelizadores

·    O que a Palavra O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3) Medite a Palavra de Deus

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

·    Releia o texto, contemplando atentamente os gestos dos pagãos e de Jesus, mas também o que diz Jesus e o que dizem os pagãos

·    Você acha que as pessoas e grupos excluídos tem o espaço que lhes é devido na Igreja e na sociedade?

·    Será que muitos cristãos e comunidades sentem-se mais à vontade reproduzindo ideologias que separam que aderindo à escandalosa e provocadora liberdade inclusiva de Jesus?

·    Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4) Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

·    Reze, pedindo que Jesus abra seus ouvidos e sua boca, para entender com inteligência e pregar com criatividade o seu Evangelho

 

(5) Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·    Por onde poderíamos começar a integrar em nossas comunidades os cônjuges separados e recasados?

 

(6) Retorne à vida cotidiana

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·    Recite a invocação: “Jesus, que vens a nós na família de Nazaré, mantém nossa comunidade generosa e criativa na fé!”

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Medite a canção “Se calarem a voz dos profetas” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=t24vkBOM-o0)

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Feche a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração

 

Anotações sobre Marcos 7,31-37

No texto de ontem, vimos como a insistência e o argumento de uma mulher pagã faz Jesus “mudar” de opinião. Deus é pai, e não trata ninguém como indigno ou impuro, como se fosse um cão desprezível. Anunciando e realizando o Reino de Deus, Jesus derruba os muros que classificam, hierarquizam e opõem as pessoas e povos.

Na cena de hoje, Jesus continua em território pagão, e sua ação libertadora vai se estendendo a toda a região circunvizinha à Galileia. Pessoas anônimas levam a Jesus um homem que tinha extrema dificuldade de se comunicar verbalmente. Tudo indica que é mais um pagão, como o são também aqueles que o levam a Jesus e pedem que imponha suas mãos sobre ele.

Na mentalidade judaica, os pagãos eram pessoas impuras, das quais o judeu deveria afastar-se para não se tornar impuro, assim como era considerada impura a saliva humana. Sem nenhuma pretensão de fama, mas mantendo seu confronto radical com o sistema de pureza, Jesus leva o surdo-mudo para fora do olhar do público, toca sua língua com saliva e seus ouvidos com os dedos.

Com estes dois gestos, Jesus solapa mais uma vez as bases da ideologia da pureza, que delimitava a pertença ao povo judeu e excluía todos os demais, como os trabalhadores manuais, os doentes e os pecadores em geral. Gritando, Jesus abre os ouvidos e solta a língua daquele pagão, de modo que ele e seus amigos anônimos deixam a zona da exclusão e se tornam testemunhas de Jesus.

Para aquele homem, isso significa uma formidável mudança do status social. Aquilo que Jesus lutava para provocar nos seus discípulos torna-se possível com gente excluída: eles ouvem Jesus e testemunham abertamente o bem que ele faz sem olhar a quem. E o que Jesus faz e ensina deve ser normativo para quem o segue.

É terrivelmente perniciosa e anticristã a ideologia que afirma a supremacia do branco sobre os outros, do rico sobre o empobrecido, do homem sobre a mulher, do ocidente sobre o oriente, dos católicos sobre os protestantes. Não há como ser cristão e sustentar isso.

 (Itacir Brassiani msf)

 

Palavra do Papa Francisco

A habituação seduz-nos e diz-nos que não tem sentido procurar mudar as coisas, que nada podemos fazer perante tal situação, que sempre foi assim e todavia sobrevivemos. Pela habituação, já não enfrentamos o mal e permitimos que as coisas continuem como estão ou como alguns decidiram que estejam. Deixemos então que o Senhor venha despertar-nos, dar-nos um abanão na nossa sonolência, libertar-nos da inércia. Desafiemos a habituação, abramos bem os olhos, os ouvidos e sobretudo o coração, para nos deixarmos mover pelo que acontece ao nosso redor e pelo clamor da Palavra viva e eficaz do Ressuscitado (Gaudate et Exsultate, § 137).

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

www.msfamericalatina.org | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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