Ano A Roteiro de Leitura Orante do
Evangelho Nº 1025
Dia 10/02/2023
| 5ª Semana do Tempo Comum | Sexta-feira
Evangelho
segundo Marcos (7,31-37)
(1) Coloque-se em atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
· Escolha
o lugar no qual você não seja interrompido/a
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se ouvindo a canção “Chegou
a hora da alegria...” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=QIW1hHYT6PE)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Marcos 7,31-37
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
· Enquanto
os discípulos não entendem e os líderes religiosos o rejeitam Jesus, os pobres
e os excluídos o buscam e reconhecem
· Jesus
continua curando e ensinando em território pagão, e uma pessoa com dificuldades
de falar é levada a Jesus
· Pisando
sobre a ideologia da separação e da pureza, Jesus toca os ouvidos e a língua do
surdo-mudo, e ele se recupera
· Os
pagãos que o levaram a Jesus, junto com o pagão curado, rompem com a
marginalização e se tornam evangelizadores
·
O que a Palavra O que a
Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?
(3) Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu
sentido nesse momento da vida?
· Releia
o texto, contemplando atentamente os gestos dos pagãos e de Jesus, mas também o
que diz Jesus e o que dizem os pagãos
· Você
acha que as pessoas e grupos excluídos tem o espaço que lhes é devido na Igreja
e na sociedade?
· Será
que muitos cristãos e comunidades sentem-se mais à vontade reproduzindo ideologias
que separam que aderindo à escandalosa e provocadora liberdade inclusiva de
Jesus?
· Se achar oportuno e for possível, leia as
“pistas” (página 3)
(4) Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus
· Reze,
pedindo que Jesus abra seus ouvidos e sua boca, para entender com inteligência
e pregar com criatividade o seu Evangelho
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Por
onde poderíamos começar a integrar em nossas comunidades os cônjuges separados
e recasados?
(6) Retorne à vida cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
a invocação: “Jesus, que vens a nós na família de Nazaré, mantém nossa comunidade generosa
e criativa na fé!”
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Medite a canção “Se calarem a voz dos profetas”
(Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=t24vkBOM-o0)
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Feche
a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração
Anotações sobre Marcos
7,31-37
No texto de
ontem, vimos como a insistência e o argumento de uma mulher pagã faz Jesus
“mudar” de opinião. Deus é pai, e não trata ninguém como indigno ou impuro,
como se fosse um cão desprezível. Anunciando e realizando o Reino de Deus,
Jesus derruba os muros que classificam, hierarquizam e opõem as pessoas e
povos.
Na cena de hoje,
Jesus continua em território pagão, e sua ação libertadora vai se estendendo a
toda a região circunvizinha à Galileia. Pessoas anônimas levam a Jesus um homem
que tinha extrema dificuldade de se comunicar verbalmente. Tudo indica que é
mais um pagão, como o são também aqueles que o levam a Jesus e pedem que
imponha suas mãos sobre ele.
Na mentalidade
judaica, os pagãos eram pessoas impuras, das quais o judeu deveria afastar-se
para não se tornar impuro, assim como era considerada impura a saliva humana.
Sem nenhuma pretensão de fama, mas mantendo seu confronto radical com o sistema
de pureza, Jesus leva o surdo-mudo para fora do olhar do público, toca sua
língua com saliva e seus ouvidos com os dedos.
Com estes dois
gestos, Jesus solapa mais uma vez as bases da ideologia da pureza, que
delimitava a pertença ao povo judeu e excluía todos os demais, como os trabalhadores
manuais, os doentes e os pecadores em geral. Gritando, Jesus abre os ouvidos e
solta a língua daquele pagão, de modo que ele e seus amigos anônimos deixam a
zona da exclusão e se tornam testemunhas de Jesus.
Para aquele
homem, isso significa uma formidável mudança do status social. Aquilo que Jesus
lutava para provocar nos seus discípulos torna-se possível com gente excluída:
eles ouvem Jesus e testemunham abertamente o bem que ele faz sem olhar a quem.
E o que Jesus faz e ensina deve ser normativo para quem o segue.
É terrivelmente
perniciosa e anticristã a ideologia que afirma a supremacia do branco sobre os
outros, do rico sobre o empobrecido, do homem sobre a mulher, do ocidente sobre
o oriente, dos católicos sobre os protestantes. Não há como ser cristão e
sustentar isso.
(Itacir Brassiani msf)
Palavra do Papa
Francisco
“A habituação seduz-nos e diz-nos que
não tem sentido procurar mudar as coisas, que nada podemos fazer perante tal
situação, que sempre foi assim e todavia sobrevivemos. Pela habituação, já não
enfrentamos o mal e permitimos que as coisas continuem como estão ou como
alguns decidiram que estejam. Deixemos então que o Senhor venha despertar-nos,
dar-nos um abanão na nossa sonolência, libertar-nos da inércia. Desafiemos a
habituação, abramos bem os olhos, os ouvidos e sobretudo o coração, para nos
deixarmos mover pelo que acontece ao nosso redor e pelo clamor da Palavra viva
e eficaz do Ressuscitado” (Gaudate et Exsultate, § 137).
Leitura Orante do
Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que
“ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina,
deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que
não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para
alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.
Os textos propostos aqui
são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que
desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja
preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus
encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos
inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
www.msfamericalatina.org | Passo Fundo/RS
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