sábado, 16 de março de 2024

O Evangelho de Jesus em nossa vida (290)

290 | Ano B | 5ª Semana da Quaresma | Domingo | João 12,20-33 

17/03/2024 

Jesus recém havia devolvido a vida ao amigo Lázaro. Depois de jantar na casa dele, de Marta e de Maria, Jesus entra em Jerusalém montado num jumento, acompanhado de uma multidão que o aclamava como Messias. As autoridades religiosas ficam preocupadas com sua crescente fama e com o impacto do seu ensino. 

Neste contexto, alguns crentes de origem pagã manifestam a Filipe o desejo de ver e conhecer Jesus. Filipe procura André e, juntos, comunicam isso a Jesus. Enquanto as autoridades procuram um jeito de prender Jesus, os pagãos manifestam o desejo de conhecê-lo, e o evangelista João faz questão de ressaltar esse paradoxo. 

Jesus poderia aproveitar a oportunidade para fazer disso um palanque e aumentar sua fama, mas opta em desenvolver uma catequese profunda e exigente sobre o seu messianismo. Jesus que está chegando à meta da sua vida, mas essa meta envolta em mistério e provoca medo. Trata-se de dar a vida na cruz, por amor. 

A glória do Filho do Homem não se identifica com a fama e o sucesso. O brilho de Deus é como o mistério da semente. “Eu garanto a vocês: se o grão de trigo não cai na terra e não morre, fica sozinho. Mas se morre, produz muito fruto”. Só o dinamismo de um amor que leva à doação radical de si mesmo é digno de louvor. 

O que impressiona é que, no exato momento em que sua fama ultrapassa os estreitos limites do judaísmo, Jesus acena para o mistério da semente, abre-nos seu coração e revela-nos sua vulnerabilidade. A iminência do martírio o desestabiliza, mas esse é o testemunho inequívoco de amor e o ápice da vida cristã. É o único caminho que conduz à verdadeira liberdade e a uma vida plena de sentido. 

Assumindo a condição comum aos seres humanos, Jesus nos dá a salvação. A assunção dessa condição humana exemplifica sua obediência e sua perfeição. E é assim que ele se torna fonte na qual também nós podemos beber liberdade, salvação e vida plena. Inspirado no mistério da semente, Jesus se torna caminho de humanização. 

 

Meditação: 

  • Retome esta cena atentamente, situando-a no contexto mais amplo, participando dela e interagindo com os diversos personagens 

  • Releia palavra por palavra a manifestação de Jesus, deixando que elas ressoem com todo o seu significado 

  • Procure entender o alcance da metáfora do grão de trigo: guardar-se para ficar só; perder-se para reviver e ser muitos 

  • Será que um salvador crucificado entre dois criminosos, solidário com os últimos da sociedade, continua atraindo seguidores/as? 

Nenhum comentário: