domingo, 24 de março de 2024

O Evangelho de Jesus em nossa vida (298)

298 | Ano B | Semana Santa | Segunda | João 12,1-11

25/03/2024

Seis dias antes da páscoa, Jesus chega a Betânia, à casa de Marta, Maria e Lázaro. A casa está tomada pela emoção, e eles oferecem a Jesus uma agradecida refeição. É neste contexto que Maria realiza um gesto surpreendente, como se quisesse anunciar a passagem de Jesus deste mundo ao Pai. Ela busca um frasco de perfume caríssimo (10 meses de salário!), unge os pés de Jesus e os enxuga com os cabelos.

O efeito é inesperado: o perfume enche a casa! Jesus acolhe este gesto de Maria, mas Judas reage contrariado. Nele ressoa a tentação da Igreja diante da novidade desmedida do amor. Jesus toma a Palavra e confirma que o gesto de Maria é correto e justo: ela antecipa o embalsamamento do corpo de Jesus e, com isso, aceita a paixão de Jesus e a prenuncia.

É como se houvesse em Deus uma pobreza, uma necessidade de amor maduro por parte da humanidade. Deus busca adoradores em Espírito e verdade, e o cego de nascimento e Maria de Betânia são capazes de tal amor. A sede de amar os homens e mulheres e de ser por eles/as amado atravessa o evangelho de João e encontrara seu ponto alto na cruz. “Tenho sede”!

O gesto de Maria é um gesto de amor por aquele que ela reconhece como enviado do Pai. É gesto de esperança à luz do mistério da paixão que se aproxima. É gesto de fé, dessa fé que deve se espalhar como bom perfume de Cristo. Somos chamados/as a prolongar o gesto de fé de Maria, a derramar sobre o corpo de Jesus o perfume do nosso amor.

Podemos honrar o corpo de Jesus nas Escrituras, pois a vida cristã é colocar-se à escuta da Palavra, acolhê-la e entendê-la. Podemos também honrar o corpo de Jesus na eucaristia, para que ele se transforma em nós, e nós nos transformemos nele. Podemos honrar o corpo de Cristo no corpo eclesial, constituído por aqueles/as que vivem do Espírito de Cristo. E há o corpo de Cristo que espera nosso serviço no corpo dos pobres, interlocutores da missão. E, também o corpo da família das criaturas, nossa casa comum.

 

Meditação:

·    O que o gesto aparentemente exagerado de Maria diz para a nossa espiritualidade de homens e mulheres adultos e maduros?

·    Como entender o argumento falso de Judas e a resposta de Jesus?

·    O gesto de Maria de Betânia é o movimento no qual somos chamados/as a entrar para honrar o corpo de Cristo

·    Acolhemos realmente o caminho de Jesus como ele nos apresenta: esvaziamento solidário, serviço gratuito, profecia destemida?

·    Como manifestamos concretamente nosso cuidado agradecido e reverente ao “corpo de Jesus” hoje?

Nenhum comentário: